Chafariz danificado na Praça das Nações, em Bonsucesso (RJ).
Foto tirada em 13/10/2010 (arquivo particular)
Ontem, no intervalo de um turno para o outro (na hora do almoço), fui até Bonsucesso e pude constatar o roubo da escultura - intitulada Mulher da Luz - do chafariz na Praça das Nações.
Roubo este, publicado em diversas matérias jornalísticas e, inclusive, neste meu espaço. Até porque a E.M. Dilermando Cruz fica situada no mesmo bairro e a maioria dos membros de nossa Comunidade Escolar, com toda a certeza, conhece a Praça das Nações, em Bonsucesso, que margeia a linha férrea do ramal da Leopoldina.
De acordo com as matérias publicadas nos principais jornais do município do Rio de Janeiro, no dia 12 de outubro, a reposição de uma peça similar à escultura, caso a Prefeitura queira, pode custar R$ 50 mil aos cofres públicos.
De acordo com a reportagem publicada no jornal O Globo (12/10/2010 - página 20), a referida escultura - parte integrante do chafariz - em ferro fundido (datada de 1908), era única, não tendo nenhum molde. E, ainda, segundo a chefe da Divisão de Monumentos e Chafarizes, Vera Dias, a nova peça teria que ser feita com base em registros fotográficos.
Diante do fato ocorrido, das dificuldades e dos custos envolvidos em sua reposição, o Disque-denúncia (2253 1177) e os empresários da região estão pferecendo uma recompensa de R$ 3 mil por informações precisas quanto à localização da peça original.
Infelizmente, o roubo de peças em ferro fundido é algo bastante comum nos dias de hoje, mas quem sabe, ainda, teremos a sorte de encontrá-la através do Disque-denúncia, antes de que os criminosos repassem a peça e o futuro desta seja passar por um processo de derretimento.
Quem tiver alguma informação a respeito deste furto, contribua, denunciando e/ou indicando onde a mesma possa estar localizada.
Caso você queira uma foto da estátua é possível retirar do Google Street View. Quando passaram em Bonsucesso ela ainda estava lá.
ResponderExcluirOi, Marli:
ResponderExcluirMorei em Bonsucesso durante a minha infância e juventude, mas saí de lá faz muitos anos e não estou conseguindo reconhecer esse local do chafariz !!!
Não é no largo onde tinha o cinema Paraíso onde começava a Av. Paris ?
Estou procurando fotos antigas do colégio onde estudei - atualmente Nabe- o famoso e saudoso Santa Cruz, do outro lado da linha do trem.
Gostei de ver seu blog !
Abraço