quinta-feira, 11 de abril de 2013

Dicas de Cursos: Educação Continuada (APPAI)




A Associação Beneficiente dos Professores Públicos Ativos e Inativos do Estado do Rio de Janeiro (APPAI) está oferecendo diversos cursos de Educação Continuada (palestras e oficinas) neste mês de abril e maio.

Não é preciso ser associado da APPAI para se inscrever nas palestras e/ou oficinas oferecidas.

A inscrição nas atividades é individual e só terá direito ao certificado quem assistir, no mínimo, 75% do total do evento.
 
O local do evento é:
 Auditório Francisco de Pinho Costa
 Rua Senador Dantas, 117, Sobreloja 218 -  Centro - Rio de Janeiro
 
Vejamos...
 
 . As Regras Gramaticais: como não atropelar o Português

Data:  11/04/2013/ Horário:  8h30 às 12h30 (Quinta-feira)

Objetivo: demonstrar, de forma simples, prática e diferenciada, que é possível redigir ou falar bem nosso idioma sem atropelar as regras gramaticais da Língua Portuguesa.

Palestrante: Fernanda Lessa (especialista em Linguística de Texto pela UFRJ; possui formação em Língua Portuguesa e Literatura; atua como docente em cursos de português e redação, na formação e aprimoramento de professores e preparatórios para o magistério).

Tipo do Evento: Oficina.

Programação: os erros mais recorrentes de regência, de concordância, de uso do acento grave, de uso do porquê, de pontuação, de colocação pronominal, de conjugação, de acentuação gráfica. Sugestões para que os alunos consigam compreender e assimilar mais facilmente as regras gramaticais, aplicando-as nos mais variados contextos. 


. Leitura Dinâmica e Memorização Aplicada 

Data Inicial: 17/04/2013/ Horário: 8h30 às 12h30 (Quarta-feira)

Objetivo: estimular o melhor aproveitamento do tempo na leitura e a utilização e o desenvolvimento da memória natural e, através de uma abordagem prática sobre o assunto, envolvendo os participantes em simulações, vivências e desafios.

Palestrante: Ricardo Soares (Mestre em Ciências Empresariais; pós-graduado em Docência do Ensino Superior; diretor executivo da DDG Educação & Consultoria; coordenador dos programas de pós-graduação das Faculdades Integradas Simonsen; autor do livro Leitura Dinâmica, Editora Campus; membro do conselho editorial da Editora Impetus; responsável pela introdução e a implementação do treinamento de leitura dinâmica e memorização aplicada na Petrobras). 

Tipo do Evento: Palestra 

Programação: a prática da leitura; eliminação de vícios de leitura; exercitando a relação olho-mente; compreensão e interpretação de textos; técnicas de representação gráfica e síntese de textos; memorização de textos; história dos sistemas de memória; bloqueios no processo criativo; sistema básico de memorização. 


. Processo Ensino-Aprendizagem: da dificuldade à aprendizagem significativa 

Data Inicial: 18/04/2013/ Horário: 8h30 às 12h30 (Quinta-feira)

Objetivo: possibilitar aos profissionais de educação um contato com as variáveis que interferem no processo ensino-aprendizagem, levando-os a uma reflexão sobre as suas contribuições práticas, enquanto educadores, na identificação e diminuição desse problema.

Palestrante: Marcia Regina F. Ribeiro (Psicóloga, com especialização em Psicopedagogia, pela Universidade de Havana – Cuba – Uniaal, em Psicopedagogia na Educação, pela UFRJ e em Psicologia Clínica, pela PUC-RJ; formação em Saúde Mental, UFF; membro efetivo da Sociedade de Psicanálise Gradiva-RJ/curso de formação; atua como professora dos cursos de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional e da graduação em Pedagogia da Faculdade São Judas Thadeu, Uniabeu, UNI IBRM e da Faculdade de Filosofia de Itaperuna; consultora em escolas; psicóloga clínica).

Tipo do Evento: Palestra 

Programação: resgatar o conceito de processo ensino-aprendizagem; diferenciar transtorno de dificuldade de aprendizagem; analisar o conceito de modalidade de aprendizagem; correlacionar o conceito de aprendizagem significativa com a prática psicopedagógica; a avaliação como um vetor significativo no processo ensino-aprendizagem. 


. Educação Especial: História, Educação, Arte 

Data Inicial: 27/04/2013/ Horário: 8h30 às 12h30 (Sábado) 

Objetivo: contribuir para a formação inicial e continuada de profissionais da Educação a partir dos debates e reflexões presentes no campo do atendimento às pessoas com deficiência, cenário histórico e o uso da arte. 

Palestrante: Rubens Emerick Gripp (Mestre em Ciências da Arte, pela UFF; psicólogo, com especialização em Atendimento ao Excepcional, pela Fundação Brasileira de Educação e em Estimulação Essencial ao Desenvolvimento, pela UFRJ; psicólogo clínico, docente nas áreas de Psicologia, Arte, Teatro, Desenvolvimento Infantil e Educação Especial; diretor do Grupo Teatro Novo e presidente do Instituto Teatro Novo; membro diretor e consultor da Very Special Arts Brasil - Vida Sensibilidade e Arte). 

Tipo do Evento: Palestra 

Programação: história da educação especial no Brasil - características e contextos; tipos de deficiências; causas pré, peri e pós-natais; prevenção primária, secundária e terciária; família e deficiência; mecanismos de defesa, aconselhamento; modelos de atendimento e análise institucional; arte e deficiência - a história do movimento Very Special Arts Brasil (Grupos e manifestações culturais da arte realizada por artistas com deficiência) e da experiência do Grupo Sol e Grupo Teatro Novo (Grupos de teatro formados por atores com a Síndrome de Down); laboratório com alguns atores do Grupo Teatro Novo. 


. Jogo e Educação: Vivenciando Experiências Lúdicas

Data: 15/05/2013 / Horário: 8h30 às 12h30 (Quarta-feira)

Objetivo: através de vivências lúdicas: analisar o papel dos jogos no contexto escolar; identificar a importância do jogo e da brincadeira no processo de aprendizagem, construção de conhecimento, expressividade e socialização da criança; reconhecer as dimensões bio-psico-socioculturais das atividades lúdicas como promotoras da formação humana.

Palestrante:  Tania Nhary (Doutora e Mestre em Educação, pela UFF; graduada em Educação Física pela UGF. Professora assistente da Uerj na Faculdade de Formação de Professores e coordenadora da disciplina Educação Infantil na Unirio EAD). 

Tipo do Evento:  Oficina 

Programação: relacionar teoria e prática sobre jogos no contexto escolar através de atividades práticas de jogos educativos, jogos tradicionais, jogos motores, sensoriais e de socialização.


. Trabalhando com as Histórias em Quadrinhos em Sala de Aula

Data: 16/05/2013 / Horário: 13h às 17h (Quinta-feira)

Objetivo: estimular o uso e confecção de histórias em quadrinhos em sala de aula.

Programação: o mundo das HQs – no Brasil e no mundo; as várias leituras e releituras possíveis das HQs; as possibilidades de uso dos quadrinhos na sala de aula no 1º e 2º segmentos do ensino fundamental; como estimular a produção criativa nos alunos; confecções de tirinhas; a criação e organização de gibitecas nas escolas.

Palestrante:  Cristina Silveira (mestranda em Educação, Cultura e Comunicação pela UERJ; Licenciada em Pedagogia pela Unig, com especialização em Orientação Educacional, pós-graduada Dificuldades de Aprendizagem, Uerj; atua como Professora do Centro de Educação de Jovens e Adultos Casa do Marinheiro e Implementadora Pedagógica da Subsecretaria de Planejamento Pedagógico do Município de D. Caxias). 

Tipo do Evento: Oficina 

Programação: o mundo das HQs – no Brasil e no mundo; as várias leituras e releituras possíveis das HQs; as possibilidades de uso dos quadrinhos na sala de aula no 1º e 2º segmentos do ensino fundamental; como estimular a produção criativa nos alunos; confecções de tirinhas; a criação e organização de gibitecas nas escolas. 


. Educação: História, Contextos e Construções

Data: 17/05/2013 / Horário: 8h30 às 12h30 (Sexta-feira)

Objetivo: contribuir para a formação inicial e continuada de profissionais da Educação a partir dos debates e reflexões presentes no campo, cenários e questões quanto à História da Educação e suas contribuições para a educação brasileira.

Palestrante:  Gianine Maria Pierro (Doutora em Ciências, pela Fundação Oswaldo Cruz; Mestre em Educação pela UFF; graduada em Pedagogia, pela UFRJ; professora adjunta na UERJ. Atua na área de Educação, com Formação de Professor, principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação e sociedade, estágio supervisionado, ciência e arte e educação formal e não formal). 

Tipo do Evento:  Palestra 

Programação: História da Educação – Percursos e contextos: cenários, linha do tempo e marcos históricos; História da Educação no Brasil; a formação docente e a perspectiva histórica – percursos e possibilidades.


. Dislexia – Compreender para Incluir

Data: 18/05/2013 / Horário: 8h30 às 12h30 (Sábado)

Objetivo: Conhecer este transtorno de aprendizagem que acomete um grande número de alunos e refletir sobre as diversas formas de incluir este indivíduo em uma escola regular.

Palestrante:  Kátia Badin (fonoaudióloga; Especialista em Motricidade Oral, Cefac; pós-graduada em Fonoaudiologia Clínica, Unesa; possui aprofundamento em Eletromiografia de Superfície, Atlanta - EUA; membro da diretoria da Abenep; docente nos cursos de Especialização em Saúde Mental e Neuropsicologia, na Santa Casa, e de Motricidade Oral, na Universidade Veiga de Almeida). 

Tipo do Evento: Palestra 

Programação: diferença entre dificuldade e transtorno de aprendizagem; capacidades prévias para o aprendizado formal; conceito de dislexia; critérios básicos para a construção do diagnóstico; aspectos do funcionamento neurológico; sinais na pré-escola, ensino fundamental e ensino médio; estratégias em sala de aula.


. A Voz do Professor: A Prevenção e Preservação da Saúde Vocal do Docente

Data: 23/05/2013 / Horário: 8h30 às 12h30 (Quinta-feira)

Objetivo: proporcionar ao professor conhecimentos gerais sobre os fatores de risco para a voz; informar sobre as medidas salutares para a manutenção da saúde vocal; vivenciar técnicas para aquecimento e desaquecimento vocal, bem como para o aprimoramento da expressão oral.

Palestrante: Ângela Garcia (Doutora em Fonoaudiologia pela Universidad Del Museo Social Argentino; professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro; atua na área de prevenção e tratamento das alterações da voz, com ênfase na saúde vocal profissional, aprimoramento da comunicação oral, voz do professor e distúrbios de voz). 

Tipo do Evento: Palestra 

Programação: os profissionais da voz; a voz; aparelho fonador; ruídos no processo de ensino; abusos e maus hábitos vocais; queixas; pregas e nódulos vocais; cuidados com a voz; aquecimento e desaquecimento vocal.


Inscrições AQUI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário