Como vimos na postagem anterior (Conceitos Básicos de Geografia I), o Espaço Geográfico é um produto das relações do homem com a natureza.
Como podemos constatar no dia a dia, o espaço geográfico não é estático, pelo contrário, é dinâmico, uma vez que as
modificações ocorrem constantemente pela ação antrópica e com o uso da tecnologia.
A nossa cidade do Rio de Janeiro, inclusive, em razão dos eventos esportivos de 2014 (Copa do Mundo) e de 2016 (Olimpíadas) se encontra atualmente em constante alteração do seu espaço, com obras vinculadas aos respectivos eventos e a questão de mobilidade urbana.
Vejamos alguns exemplos de evolução do uso e ocupação do solo em dois momentos distintos (análise espaço-temporal):
Av. Atlântica (RJ)
O bairro da Penha, visto da escadaria da Igreja da Penha (RJ)
Praia do Leme (RJ)
Todas estas imagens foram capturadas de diversas fontes na Internet com a finalidade, exclusiva, educativa a fim de ilustrar o tema abordado.
turma 1803 nome Fernando Joaquim de Souza Araujo.
ResponderExcluirBem eu achei muito interessante em saber que o Espaço Geográfico não é estático mais sim dinamico.E saber isso me ajudou muito no dever de casa muito obrigado professora Marli.
Eu falo a mesma coisa professora o espaço não é estático e sim dinâmico graças ao avanço das tecnologias etc.. Obrigado prof Marli meu nome é Edcarlos De Carvalho Soares turma 1803
ResponderExcluirBOM DIA!! FALTAM AS DATAS DAS IMAGENS.
ResponderExcluirSr. Anônimo, infelizmente, conforme comentei, as imagens foram capturadas na Internet e não havia nenhuma referência quanto à data. Sinto muito! Também acho um erro não tê-las até para comparar. Um grande abraço e obrigada pelo comentário!
ResponderExcluirpor que em meio às diversas transformações no espaço geográfico a dignidade das pessoas fica abalada?
ResponderExcluir