segunda-feira, 12 de junho de 2017

Cidades-Gêmeas Brasileiras


 Cidades-Gêmeas do Brasil
Imagem capturada na Internet
Fonte: CDIF


O termo “cidades-gêmeas” domina o imaginário dos alunos à luz da igualdade e, apesar de ter explicado em sala de aula (2ª Série do Ensino Médio), eu os avisei que publicaria neste espaço, uma vez que sua terminologia e definição é recente e não consta em livros (pelo menos, eu nunca observei nas edições mais novas).

Esse termo envolve aspectos políticos, econômicos e sociais, urbanos, ligados às áreas fronteiriças do Brasil com cidades de 9 países da América do Sul, além da Guiana Francesa, ou seja, ele trata das cidades-gêmeas de cidades estrangeiras ao longo da linha de fronteira terrestre do Brasil.
 
 Fronteiras Terrestres do Brasil
Imagem capturada na Internet
 
 
As cidades-gêmeas adquirem grande relevância não só em termos de integração fronteiriça como, por conseguinte, à integração sul-americana (Brasil com os países fronteiriços) com vistas a alcançar desenvolvimento regional.
 
Sendo assim e, diante da necessidade de se estabelecer políticas públicas específicas para este tipo de cidade, o Ministério da Integração Nacional (MI) publicou no Diário Oficial da União, do dia 24 de março de 2014, a Portaria N◦ 125 (de 21/03/2014), a qual estabelece o conceito oficial de cidades-gêmeas, os critérios adotados em sua definição, assim como a relação dos municípios brasileiros que se enquadram nesta terminologia. Na época de sua publicação foram considerados e relacionados 29 cidades-gêmeas brasileiras.
 
Art. 1◦ “Serão considerados cidades-gêmeas os municípios cortados pela linha de fronteira, seja essa seca ou fluvial, articulada ou não por obra de infraestrutura, que apresentem grande potencial de integração econômica e cultural, podendo ou não apresentar uma conurbação ou semi-conurbação com uma localidade do país vizinho, assim como manifestações ‘condensadas’ dos problemas característicos da fronteira, que aí adquirem maior densidade, com efeitos diretos sobre o desenvolvimento regional e a cidadania.”

Quanto ao critério demográfico, o seu Art. 2º estabelece que:

Não serão consideradas cidades-gêmeas aquelas que apresentem, individualmente, população inferior a 2.000 (dois mil) habitantes.”
 
Vale ressaltar, no entanto, que as linhas de fronteira – tanto seca (terrestre) quanto a fluvial (rio) - além de facilitarem esse processo de integração entre os países envolvidos e promover certo desenvolvimento regional, elas se mostram vulneráveis devido às falhas de vigilância e fiscalização da autoridades competentes, de ambos os lados.
 
São 15.719 Km de fronteira terrestre, o que possibilita a entrada ilegal de imigrantes, de produtos ilícitos de diversas naturezas (contrabando de armas, de carros roubados, cigarros, narcotráfico etc.), assim como a saída ilegal de recursos naturais do nosso país, isto é, contrabando de espécies da fauna e da flora, como também de recursos minerais.
 
O responsável pela controle, fiscalização, vigilância e repressão das fronteiras brasileiras é a Polícia Federal e, atualmente, há apenas 29 postos oficiais de fiscalização da Polícia Federal, da Receita Federal e do Ministério da Saúde. Em suma, a fragilidade de nossas fronteiras e cidades-gêmeas é grande e preocupante.
 
Em 2014, por ocasião da publicação da Portaria N◦ 125, o Brasil contava com 29 cidades-gêmeas. Hoje, elas já contabilizam 32 municípios brasileiros sob essa categoria. 
 
Lista das cidades-gêmeas do Brasil:
 
. Região Norte (9):
- Acre: Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia, Santa Rosa do Purus;
- Amapá: Oiapoque;
- Amazonas: Tabatinga.
- Rondônia: Guarajá-Mirim;
- Roraima: Bonfim e Pacaraima.

. Região Centro-Oeste (7):
- Mato Grosso do Sul: Bela Vista, Corumbá, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porã, Coronel Sapucaia, Ponto Murtinho.

. Região Sul (16):
- Paraná: Barracão, Santo Antônio do Sudoeste, Foz do Iguaçu e Guaíra;
- Rio Grande do Sul: Aceguá, Barra do Quaraí, Chuí, Itaqui, Jaguarão, Porto Xavier, Quaraí, Santana do Livramento, São Borja, Uruguaiana e Porto Mauá;
- Santa Catarina: Dionísio Cerqueira.
 
Observação: O grande número de cidades-gêmeas na região Sul, mais especificamente, no estado do Rio Grande do Sul (na área “transfronteiriça” da Bacia do Prata) é decorrente da maior concentração urbana existente na região. 
 
 
Ponte da Amizade sobre o rio Paraná
Fronteira fluvial entre o Brasil (Foz do Iguaçu, Paraná)
e o Paraguai (Ciudad de Leste)
Imagem capturada na Internet
 
 
 
Fontes de Pesquisa
 
 

8 comentários:

  1. Eu queria as 29 e nove cidades e pra um trabalho

    ResponderExcluir
  2. Mas eu achei incrível esse site, n comparado com o Wikipedia mas e ótimo parabéns

    ResponderExcluir
  3. Eu preciso de 29 nome das cidades gêmeas

    ResponderExcluir

  4. Boa noite a todos! Antes de qualquer resposta, agradeço a visita e os comentários, questionando o referido tópico.

    Como mencionei acima, bem no final do texto, por ocasião da publicação da Portaria N◦ 125 (21/03/2014), o nosso país possuía 29 cidades-gêmeas. Hoje, elas já somam 32 cidades sob essa categoria, ou seja, foram consideradas mais 3 municípios como cidades-gêmeas (32).

    Essas três novas são: Coronel Sapucaia (Mato Grosso do Sul), Santo Antônio do Sudoeste (Paraná) e Porto Mauá (Rio Grande do Sul).

    Qualquer dúvida, acessem os links citados nas Fontes de Consulta.

    Obrigada e um grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Ainda sob essa questão, os nomes das cidades-Gêmeas constam no final do Texto, agrupados pelas regiões brasileiras que fazem fronteiras com os países da América do Sul.

    ResponderExcluir
  6. Quais não são cidade gêmea??? Do estado brasileiro

    ResponderExcluir
  7. Me ajudou bastante,obrigada!

    ResponderExcluir