Imagem capturada na Internet
Muitas pessoas devem estar estranhando que hoje, dia 21 de setembro, se comemora o Dia Internacional da Paz.
Estranhando, porque este é referenciado - habitualmente – no dia 1º de Janeiro. Tem até quem desconheça tal celebração.
Mas, realmente as duas datas se encontram voltadas para a celebração da Paz no mundo. Vou explicar melhor...
Em 30 de novembro de 1981, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 1º de Janeiro para celebrar o Dia Internacional (ou Mundial) da Paz.
Vinte anos depois (aproximadamente), no dia 7 de setembro de 2001, a própria ONU, através da Assembléia Geral, decidiu que o Dia Internacional da Paz seria comemorado, todo ano, a partir de 2002, no dia 21 de setembro.
Nesta mesma votação ficou determinado que o período de 2001 a 2010 seria aclamado como a Década Internacional da Cultura da Não-Violência e da Paz para o Futuro.
A Cultura pela Paz firma o compromisso de cada país em impulsionar um movimento educacional pela não-violência e de atitudes em prol da Paz local, regional, nacional, continental e mundial.
Não esquecendo, contudo, que o primeiro passo deve ser a Paz individual, interna. Sem esta, dificilmente, plantaremos sementes em outras dimensões ou níveis espaciais.
Existe uma história que trata sobre a importância da educação pela Paz e, principalmente, que as crianças representam o caminho para se chegar a esta.
Com o título Que a Paz Prevaleça na Terra, a história original pode ser encontrada, segundo fontes bibliográficas, no site The International Day of Peace.
Para ler a história na íntegra, acesse AQUI!
Nenhum comentário:
Postar um comentário