Conforme eu já havia comunicado com alguns alunos, as postagens a seguir vão abordar os pontos culminantes de cada continente.
Há tempo estou para postar sobre o tema e, recentemente, com a morte do alpinista nepalês Chhewang Nima, no último dia 23 de outubro, alguns alunos demonstraram interesse sobre o assunto.
Só não o fiz antes em consequência dos problemas já mencionados anteriormente.
Como são seis continentes, achei melhor postar separadamente, a fim de que a publicação não ficasse muito extensa.
Vejamos, primeiramente, o nome de cada um...
Continentes da Terra: Picos Culminantes
• Ásia: Monte Everest (8.850 m);
• América: Monte Aconcagua (6.962 m);
• África: Monte Kilimanjaro (5.895 m);
• Antártica: Monte Vinson (4.987m);
• Europa: Monte Elbrus (5.642 m);
• Oceania: Monte Kosciuszko (2.228 m).
Vou iniciar a série, com o menor dos continentes, isto é, a Oceania.
Oceania
. Pico Culminante: Monte Kosciuszko;
. Cordilheira: Montanhas Nevadas;
. Localização: Nova Gales do Sul, Austrália;
. Altitude máxima: 2 228 m.
Embora não haja registros históricos, acredita-se que o Monte Kosciuszko tenha sido escalado, primeiramente, pelos aborígenes, povos nativos da Austrália. No entanto, a primeira escalada documentada foi realizada, em 1840, pelo explorador polonês Paul Edmund Strzelecki, o qual nomeou o monte em homenagem ao general Tadeusz Kościuszko, herói nacional da Polônia e da Lituânia.
As Montanhas Nevadas fazem parte do Parque Nacional Kosciuszko e apresentam três rotas para chegar ao seu topo, ou seja, ao Monte Kosciuszko. Na opinião dos alpinistas, apenas a Charlotte Pass, com cerca de 12,5 Km de extensão, é considerada a rota mais difícil de escalar.
Monte Kosciuszko - Imagem capturada na Internet (Fonte: Wikipédia
)
Imagem de Satélite das Montanhas Nevadas - Imagem capturada na Internet
(Fonte: Açores no Topo do Mundo)
Mapa Físico da Austrália - Imagem capturada na Internet
. Curiosidades: Mudanças dos nomes
Após diversas medições altimétricas ficou constatado que o pico original (o primeiro a ser denominado de Monte Kosciuszko) apresentava uma altitude inferior à elevação vizinha, o monte Townsend.
Em razão disso e, para que este permanecesse como o maior pico da Austrália (e da Oceania), os nomes dos referidos montes foram trocados pelo Departamento de Terras de Nova Gales do Sul, assegurando a sua posição e que o monte Townsend continuasse em segundo lugar.
Com isso, o quadro do artista Eugene von Guerard (1863), exposto na National Gallery of Austrália e intitulado "Northeast view from the northern top of Mount Kosciusko" (Vista do nordeste do topo norte do Monte Kosciusko) retrata, atualmente, o Monte Townsend.
Quadro do artista Eugene von Guerard - Imagem capturada na Internet
(Fonte: Prints and Printmaking)
Em primeiro plano observa-se a artista com os guias Twynham e Weston, enquanto a sua esquerda se encontra o geofísico alemão Georg von Neumayer e seu assistente Edward Brinkmann.
-------------------------------------
Notas: Na Internet fica bastante evidenciado o grande equívoco que existe quanto às extensões das massas continentais. Confusão esta, que leva muitos a afirmarem que a Oceania possui dois picos culminantes, sendo um a Pirâmide Carstensz (4 884 m) e, o segundo, o Monte Kosciuszko (2 228 m).
Isso se deve ao fato da ilha de Nova Guiné ser dividida em duas porções, sendo cada uma pertencente a continentes distintos.
A porção oriental (leste) da referida ilha é um Estado independente, denominado de Papua Nova Guiné, o qual faz parte da Oceania, o menor dos continentes. A porção ocidental (Papua), por sua vez, faz parte da Indonésia, país insular (arquipélago) da Ásia constituído por 17 508 ilhas.
Daí, a confusão e a referência à Pirâmide Carstensz (4 884 m), que se localiza na porção Papua (província da Indonésia) e consequentemente à Ásia, como ponto culminante da Oceania. Ledo engano!
Em razão disso, o Monte Kosciuszko é o verdadeiro pico culminante da Oceania, localizado na Austrália, que é o maior país do referido continente.
Ilha de Nova Guiné - Imagem capturada na Internet (Fonte: Revista Época)
Províncias da Indonésia - Imagem capturada na Internet (Fonte: Wikipedia)
Fontes de Consultas
. Material didático particular;
. Wikipedia;
. Outros (links das imagens capturadas na Internet)
Muito bom o seu blog!!! parabéns pelo trabalho. se puder depois da olhada no me blog: www.terrapulsante.blogspot.com
ResponderExcluirPor favor, corrija el enlace mtkosciuszko.org.au/welcome-eng.php
ResponderExcluirMuchas gracias
ZdizlaV