na constituição de uma sociedade
superando o “sortilégio da cor”,
Carlos Moore Wedderburn*
Hoje comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. Esta data foi estabelecida em homenagem a Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares (Alagoas). Personalidade que representa a saga dos negros africanos que viveram sob condições subumanas durante o regime escravocrata do período do Brasil Colônia.
A referida data condiz com o dia da morte do Zumbi, 20 de novembro de 1665, mas além de homenagear o líder da maior e mais importante comunidade de escravos fugidos nas Américas, esta data marca a luta de igualdade, de maiores oportunidades, inclusão social e de indignação e aversão ao preconceito racial que, ainda, persiste nos dias de hoje em nossa sociedade.
Sociedade esta constituída pela miscigenação de povos indígenas, europeus (brancos) e africanos (negros), assim como outros que vieram depois e contribuíram na formação desta.
O dia de hoje é para resgatar e valorizar a importância do negro africano e dos afrodescendentes na vida política, econômica, social e cultural do nosso país, Brasil.
*O Racismo através da História:da Antiguidade à Modernidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário