Reprodução do Folder do Projeto (MGEO/UFRJ - BG Brasil)
Dando continuidade ao processo de confecção das maquetes...
A segunda maquete exigiu muito mais dos alunos em termos de concentração e habilidades específicas diante de sua complexidade (plataforma de exploração de petróleo) e tamanho, sobretudo, face a quantidade e diferentes colorações de areia utilizada.
A mesma estratégia empregada na primeira maquete foi aplicada nesta. No entanto, com um diferencial, pois a quantidade de areias representativas às camadas do Pré-Sal, Sal e Pós-Sal não eram suficientes para cobrir toda a faixa correspondente.
Diante disso, utilizamos apenas um pedaço de placa de isopor, disposto no sentido vertical, a fim de deixar uma espessuara muito pequena na parte da frente para ser preenchida com as camadas de areia de diferentes colorações. na parte interna foi utilizada areia comprada em loja de material de construção.
Diante disso, utilizamos apenas um pedaço de placa de isopor, disposto no sentido vertical, a fim de deixar uma espessuara muito pequena na parte da frente para ser preenchida com as camadas de areia de diferentes colorações. na parte interna foi utilizada areia comprada em loja de material de construção.
Outro problema que tivemos foi a quantidade incipiente da parafina gel. Compramos 1 Kg, mas este não foi suficiente. Como não havia mais tempo para comprarmos outro pote, optamos por deixar assim mesmo e explicar o ocorrido durante a exposição, até porque a camada do Pré-Sal se localiza em águas profundas ou ultra profundas e, tal como a maquete ficou, a camada pareceu estar localizada em águas pouco profundas.
Os alunos explicaram durante as apresentações orais e todos, a princípio, compreenderam a nossa falha técnica.
Pedaço da placa de isopor
Nenhum comentário:
Postar um comentário