sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Início do Ano Letivo: Atividade Dirigida sobre Globalização




Como atividade diagnóstica acerca dos conhecimentos básicos da Globalização, eu apliquei uma atividade dirigida em dupla, tanto para as turmas da 2ª série do Ensino Médio quanto para o 9º Ano do Ensino Fundamental.
Colei diversas imagens associadas às principais características do fenômeno da Globalização e outras recorrentes a esta. As imagens foram organizadas sob a forma de cartões.
 
Sem os alunos saberem que se tratava deste tópico, cada dupla escolheu um cartão, que foi apresentado no verso, justamente, para não haver escolha intencional das imagens, cabendo aos alunos refletir e discutir o que cada uma expressava.
Muitos alunos tiveram dificuldades, mas uma parcela significativa soube responder a contendo ou de forma muito próxima.
 
Principais características da Globalização e outras  recorrentes assinaladas na dinâmica:
 
- Revolução tecnológica na área da Comunicação (Tecnologias de Informação e de Comunicação/ TICs);
 
- Expansão de Multinacionais e/ou Transnacionais;

 - Desemprego estrutural ou tecnológico (a máquina substituindo o homem);
 
- As influências das novas tecnologias de comunicação e das redes sociais nas interações e mobilizações sociais;
 
- O problema da obesidade mundial (uso exagerado de redes de fast food, aumento excessivo do consumo de alimentos/bebidas industrializados etc.);
 
- Riscos de ataque virtual por vírus e hackers na rede de computadores;
 
Aumento das desigualdades sociais e econômicas entre as regiões e países;
 
- Uniformização de hábitos/mudanças culturais;
 
- O efeito dominó (a nível global) diante de uma crise local.
 
 
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário