quarta-feira, 18 de março de 2020

Pandemia Global: COVID-19

 Novo Coronavírus
Imagem captura na Internet (Pixabay)

Texto modificado em 18/03/2020, às 9h15
Estamos vivendo uma época de grandes temores e, ao mesmo tempo, de incertezas mediante a o novo Coronavírus (COVID-19) e a tantos Fake News compartilhados acerca da doença, sobretudo, nas redes sociais.

Se todos lembram, mal findou 2019 e começou 2020, o mundo se viu diante desta grande ameaça global. Embora, inicialmente, os primeiros registros fossem pontuais, localizados mais precisamente na China, atualmente, ela é uma pandemia global.

O primeiro caso da doença, tratada – anteriormente - como uma misteriosa pneumonia, foi registrado na cidade de Wuhan (China), no dia 31 de dezembro de 2019. Desconhecido pela comunidade científica, o vírus “misterioso” migrou de forma muito rápida para outras regiões do país, tornando-se uma epidemia.

A própria natureza da doença (infectocontagiosa) e a sua fácil disseminação por meio de secreções contaminadas (espirro, tosse, gotículas de saliva, entre outros) já eram prenúncios de que o novo Coronavírus poderia elevar-se do nível de epidemia para pandemia.

Além disso, o fato de estarmos vivendo em um mundo globalizado, marcado, entre outros aspectos, pela evolução dos meios de transportes mais rápidos (como o avião) e pela maior circulação de pessoas a diferentes continentes, faz com que a transmissão de doenças infecciosas ocorra de forma mais acelerada, aumentando o número de vítimas da doença em um curto espaço de tempo.

E foi assim mesmo... A rapidez com que a epidemia se alastrou para outros continentes, o número elevado de doentes e de óbitos, fez com que a Organização Mundial da Saúde (OMS), na última 4ª feira (11/03), a classificasse em pandemia.

Pandemia é uma expressão empregada quando uma determinada epidemia se alastra - de forma descontrolada - pelos continentes, afetando vários países do mundo.

Só para se ter uma ideia da velocidade da propagação do novo Coronavírus, eu estava preparando este texto anteontem (15/03) e os registros do Systems Science anda Engineering (CSSE) do Departamento de Engenharia Civil e de Sistemas (CaSE) da Universidade Johns Hopkins (EUA) indicavam 156.099 pessoas infectadas (casos confirmados), no mundo todo. E o número de óbitos pela doença estava na ordem de 5.819 indivíduos.

Hoje (17/03), segundo a mesma fonte, esse número subiu para 194.873 pessoas infectadas (uma diferença de 38.774 pessoas). Em relação ao número de mortos, o número subiu para 7.865 pessoas (um aumento de 2.046 óbitos). É assustador e muito preocupante! E esse número tende a aumentar cada vez mais...

Analisando os dois dias de minha consulta (15 e 17/03), pude observar que, entre a listagem dos países com mais de mil casos confirmados:

1. China e Coreia do Sul foram os que tiveram menor número de novos registros em relação aos demais países.

Coreia do Sul, por exemplo, teve um aumento de 234 pessoas. Embora, o número de casos confirmados da China seja o mais alto, o país - por sua vez - obteve um aumento de 81 novos casos. Acredito que ambas tiveram essa pequena variação em razão das medidas drásticas tomadas pelos respectivos governos no enfrentamento da pandemia e a cooperação de ambas as populações;

2. A Itália foi o país que apresentou o maior aumento no número de casos da doença. Foram 10.349 novos casos confirmados no intervalo destes dois dias. Isso significa que a propagação do Coronavírus está tendo aumento bastante acentuado;

3. Cinco países que não tinham o registro de mais de mil casos confirmados no dia 15/03, passaram a fazer parte deste Grupo (com mais de mil casos), são eles: Países Baixos (1.708), Áustria (1.332), Bélgica (1.243), Suécia (1.190) e Dinamarca (1.024);

4. Os demais países ainda apresentam aumentos significativos da doença.

Em razão destes números crescentes, a Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a considerar a Europa como o epicentro da pandemia do Coronavírus e, não mais, o continente asiático.

Com relação ao nosso país, segundo os últimos dados oficiais do Ministério da Saúde, o Brasil possui 291 pessoas infectadas pela doença COVID-19, mas este número pode subir para 314, tendo em vista que outros casos da doença, divulgados pelas Secretarias Estaduais de Saúde de todo o território nacional, não foram ainda contabilizados pelo referido Ministério. E tem 8.819 pacientes sob suspeita.


De acordo com esses dados do  Ministério da Saúde (O Documento), o número de casos confirmados, por Unidade Federativa do Brasil, São Paulo é o estado que apresenta o maior número de pessoas infectadas (164), seguido pelo Rio de Janeiro (33), Distrito Federal (22), Pernambuco (16), Rio Grande do Sul (10), Minas Gerais (07), Santa Catarina (07), Goiás (06), Paraná (06), Ceará (05), Mato Grosso do Sul (04), Sergipe (04), Bahia (03), Alagoas (01), Amazonas (01), Espírito Santo (01) e Rio Grande do Norte (01).

Hoje, (17/03) foi confirmada a primeira morte por Covid-19, no Brasil. O registro foi em São Paulo e a vítima foi um idoso de 62 anos, que possuía doenças pré-existentes, crônicas (diabetes e hipertensão).

Em Miguel Pereira, no Sul Fluminense (RJ) há suspeita de que uma idosa (63 anos) também tenha morrido pelo mesmo motivo. Ela estava internada em estado grave, sob suspeita de estar com a doença (COVID-19), mas ainda não foi comprovada a causa de sua morte.

Outro caso no estado do Rio de Janeiro, também, está sendo investigado. É o caso da morte de um homem (69 anos), internado em um hospital em Niterói, com suspeita da mesma doença (COVID-19). Outras mortes no país estão sendo investigadas.


Essa situação de pandemia global fez com que muitos governos adotassem medidas preventivas e de contenção à propagação da doença, tais como:

- Isolamento social ou isolamento domiciliar das pessoas sadias ou sob suspeita a fim de evitar o risco de contágio e, ao mesmo tempo, reduzir a velocidade da propagação do Coronavírus;

- Isolamento do território com o fechamento de suas fronteiras. Diversos países na Europa, na Ásia, na América fecharam as fronteiras ou deliberaram restrições ao acesso de turistas, como por exemplo: a República Tcheca, a Ucrânia, a Itália, a Eslováquia, a Dinamarca, a Polônia e o Chipre, na Europa; a Argentina, a Colômbia, o Peru, o Canadá, na América e outros.

O Governo brasileiro, por sua vez e a pedido do governador Antonio Denarium (Roraima), analisa a possibilidade de fechar a fronteira do referido estado com a Venezuela em razão da entrada de venezuelanos infectados em território roraimense.

- Quarentena, quando a medida impõe a reclusão de pessoas infectadas e até sadias para não ficarem expostas, sejam – respectivamente - na situação de agentes transmissores sejam de agentes receptores. Cidades inteiras foram colocadas em quarentena, ou seja, a população inteira não pode sair dos limites urbanos, os transportes públicos foram suspensos e outros serviços (escolas, por exemplo).  

Vários Cruzeiros (navios) foram postos de quarentena por causa de suspeita e/ou de caso confirmado por Coronavírus. Situação esta que aconteceu, também, recentemente, em Recife (Pernambuco), na última 5ª feira (12/03), quando um idoso canadense de 78 anos apresentou sintomas da doença. O desembarque dos passageiros do navio de bandeira bahamenha (Bahamas) foi suspensa e todos foram orientados a permanecer em suas cabines.

Vale uma ressalva aqui, o termo “quarentena não significa necessariamente uma reclusão de quarenta dias. Ele se encontra associado com o tempo de incubação da doença, isto é, o tempo compreendido entre a infecção e a manifestação dos sintomas.

- Em muitos países e em algumas cidades brasileiras, as aulas foram suspensas em todas as Modalidades de Ensino (Educação Infantil, Ensino Fundamental de 1° ao 9° Ano, Ensino Médio e Ensino Superior) a fim de se evitar a circulação e a concentração de alunos;

- No mundo e até no Brasil, as modalidades esportivas, como o futebol, o basquete e o tênis, por exemplo, foram suspensas, adiadas ou foram realizadas com portões fechados, quando o público torcedor não pode entrar nos estádios; 

- Treinos e corridas de automobilismo (Fórmula 1 e a Fórmula Indy), também, foram suspensos;

- Shows, Festivais, Filme em Cinemas e outros Eventos Culturais também foram cancelados, suspensos ou adiados. Até estreias de filmes nos cinemas ou salas de exibição em Shoppings foram adiadas ou canceladas por medida de segurança;

- Academias de ginástica, clínicas de Reabilitação (Fisioterapia) e Shopping Center (exceto a Praça de Alimentação) também foram fechados;

- Igrejas Católicas e Evangélicas e outros estabelecimentos religiosos  estão tendo, respectivamente, missas, cultos e reuniões, suspensos ou fazendo on line, por meio de transmissões ao vivo pela televisão (já praticamente fora desta fase de crise de pandemia) ou mantendo nos locais, com portas e janelas abertas;

- Algumas empresas do setor aeroespacial suspenderam ou reduziram o número de voos internacional e doméstico, respectivamente.

O importante é termo consciência que a Pandemia da COVID-19 (doença viral respiratória) é fato! E fato muito sério, de escala global. E que temos que ser responsáveis com nós mesmos e com as pessoas ao nosso redor, sobretudo, os mais velhos, que são mais vulneráveis à doença. A maior parte dos óbitos ocorre, justamente, com este grupo da população.

Fontes de Consulta

. Correio Brasiliense: Fernandes, Augusto - Brasil pensa em fechar a fronteira de Roraima com a Venezuela

. Folha PE: Sete países da Europa fecham fronteiras para estrangeiros

. Jornal O Globo impresso (diversas datas)

. Mapa Interativo: Coronavirus COVID-19 Global Cases by the Center for Systems Science and Engineering (CSSE) at Johns Hopkins University (JHU)


. O Documento: Número de casos de Coronavírus confirmados no Brasil sobe para 291

. Veja: Brasil tem 121 casos de coronavírus; SP registra 65 deles, diz ministério

2 comentários:

  1. Acredito que logo passa isso

    Jhennyfer 1704

    ResponderExcluir
  2. Oh, minha querida, assim esperamos, pois está muito difícil! Você e sua família estão seguindo as medidas de prevenção? Se cuidem e fiquem com Deus! Beijos

    ResponderExcluir