domingo, 4 de abril de 2021

04 de Abril: Domingo de Páscoa

 

Imagem capturada na Internet

Hoje, 04 de abril, comemoramos o Domingo de Páscoa (data móvel), considerada a principal festa do Cristianismo e, neste mesmo dia se encerra a Semana Santa, período que celebramos a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo 

A palavra "Páscoa" (Pessach) é de origem hebraica e significa passagem 

O seu início da Semana Santa, deste ano, se deu no dia 28 de março (Domingo de Ramos), quando é celebrada a entrada de Jesus em Jerusalém, onde Ele é recebido como Rei e saudado com ramos de palmeiras. O seu término, hoje (Domingo de Páscoa), marca a Sua ressurreição, após a sua prisão, julgamento, condenação e crucificação 

No entanto, o seu significado – na maioria das vezes – não é lembrado, tendo em vista que na memória de muitas crianças e adolescentes, o dia da Páscoa é, respectivamente, o dia em que o coelhinho traz e esconde ovos de chocolate pela casa ou é o dia de presentear e trocar chocolate (ovos, caixa de bombom, barra de chocolate etc.) entre os familiares e amigos. O que denota o seu caráter meramente comercial.  

Mas, o Domingo de Páscoa é muito mais do que isso. Apesar de sua origem ser mais antiga, o seu verdadeiro significado – na fé cristã – é a passagem da morte para a vida, ou seja, a ressurreição de Jesus Cristo após a Sua crucificação e morte.  

Tal como já publiquei de forma bem resumida, neste espaço, os últimos dias que antecederam a Sua ressurreição assinalam:  

Quinta-feira Santa: Marcada, sequencialmente, pela última Ceia de Jesus com os seus 12 discípulos em comemoração à Páscoa judaica; o momento em que Judas Iscariotes o trai, entregando Jesus em troca de trinta moedas de prata (há controvérsias científicas quanto a posição deste como traidor); a prisão de Jesus Cristo e o interrogatório.

 Imagem capturada na Internet 

Sexta-feira da Paixão: Após ser interrogado, na noite anterior, Jesus é condenado, açoitado, crucificado e morto. Seu corpo é colocado em um sepulcro, onde ali permanece por três dias, até Sua ressurreição.

 Imagem capturada na Internet 
Fonte: Wikipedia


  Imagem capturada na Internet 


Sábado de Aleluia: Neste dia, os cristãos esperam a ressurreição de Jesus, enquanto o seu sepulcro é lacrado com uma rocha e mantido sob a guarda de um destacamento.  

Tradicionalmente, neste dia, ocorre a Malhação de Judas, brincadeira que representa a morte – por vingança popular - de Judas Iscariotes, apóstolo considerado o traidor de Jesus.  

Domingo de Páscoa: Dia da Ressurreição de Jesus Cristo.

 Imagem capturada na Internet


Data festiva no Cristianismo. Em geral, as famílias participam da missa, promovem almoço com os seus familiares e/ou amigos. Um dia bastante especial...  

No entanto, este ano – mais do que em 2020 – o Domingo de Páscoa será marcado por muitas dores e lágrimas em muitos lares no mundo inteiro. Famílias destruídas por perdas físicas de seus entes queridos devido à Pandemia da Covid-19. 

E os números, tanto de novos casos quanto de óbitos, tendem a aumentar, ainda mais se muitas pessoas resolverem se encontrar para as comemorações da Páscoa.  

O Brasil, desde o início da Pandemia, no ano passado até hoje (9:20), apresenta os seguintes registros:  

12.953.597 casos confirmados  

330.193 óbitos  

Ontem foram registradas 1.931 mortes por Covid, em 24 horas, segundo o Portal G1 (Bem Estar).   

Só mesmo a nossa fé cristã para nos confortar e nos dar forças para enfrentar este período tão difícil e doloroso. Não podemos deixar de ter fé e acreditar na Ciência! 

O medo pode até existir, mas este não deve ser maior que a nossa confiança Naquele que morreu na cruz por nós, de forma injusta, e veio a ressuscitar, bem como naqueles da Comunidade Científica que se empenham em encontrar uma solução para o controle da Pandemia da Covid-19!   

Hoje é o dia Dele e Ele está vivo entre nós! 


FELIZ PÁSCOA A TODOS!! 

 

 Fontes de Consulta  

. G1 - Bem Estar

Mapa Interativo da Universidade John Hopkins

. Repórter MT  

Wikipedia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário