sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Agosto: Novo Começo com a Volta às Aulas Presenciais

 
Imagem capturada na Internet

A conjuntura atual de Pandemia do Novo Coronavírus nos impõem uma grande insegurança emocional e a uma inquietação geral mediante a vulnerabilidade em que nos encontramos em termos de riscos de contágio em uma sala de aula com muitos alunos (22 discentes, como eu tive) e/ou no trajeto de nossa residência à Unidade Escolar.  

Por mais que afirmem que estamos seguros, após a 2ª dose da vacina, com a imunização completa, a nossa preocupação não tem fim. Notícias diárias de colegas de trabalho afastados, de suspensão das aulas para que fosse realizada a higienização do espaço escolar e, sobretudo, dos casos que vieram a óbito são capazes de aumentar a nossa aflição e o nosso estresse.  

Eu voltei a trabalhar nas minhas três escolas, nesta primeira semana de agosto. E, embora, já tivesse tomado as duas doses da vacina e aguardado o tempo de 14 dias após a última aplicação, não me deixou tranquila pelo fato de ter duas comorbidades (hipertensão e diabetes). E, outra, a minha família fica vulnerável também, pois mesmo vacinada, eu posso carregar e transmitir o vírus no caso de ter sido contaminada.  

Eu sei que posso passar uma ideia de egoísmo, tendo em vista que muitas pessoas se encontram na mesma situação, quer seja na minha área de atuação (magistério) ou em outra. Mas, eu só quero expressar a minha insegurança emocional e minha inquietação neste momento atual de retorno às aulas presenciais.  

É claro que encontrei todas as Unidades Escolares, em que trabalho, cumprindo os protocolos de segurança, tal como exige as Secretarias Municipal e Estadual de Educação e outras entidades.  

Algumas medidas parecem que vão sofrer alterações (afrouxamento) com o passar deste mês, mas – em geral – estas são imprescindíveis: 

- Usar máscara, obrigatoriamente e de forma correta, isto é, cobrindo o nariz e a boca;  

- Manter o distanciamento de pelo menos 1 metro; 

- Lavar as mãos com água e sabão, frequentemente, até a altura dos punhos;  

- Na situação de não haver a possibilidade de lavar as mãos, higienizar as mesmas com álcool em gel 70%;  

- Não cumprimentar fisicamente com aperto de mãos, beijos e abraços;  

- Não compartilhar objetos de uso pessoal (copos, garrafinhas de água, talheres etc.) e nem materiais didáticos e brinquedos;  

- Evitar formar grupinhos de colegas para conversar;  

- Não compartilhar celulares e outros equipamentos pessoais;  

- Ao chegar em sua residência, separar os calçados e a roupa ou uniforme para que seja lavado e, em seguida, tomar banho.

Só teremos maior segurança se seguirmos corretamente estes cuidados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário