domingo, 25 de setembro de 2022

A morte da Rainha Elizabeth II e a Sucessão ao Trono do Reino Unido

 

A Rainha Elizabeth II em cada década de seu reinado
Imagem capturada na Internet
Fonte: G1 Mundo
Foto: Joel Robine, Toby Melville, Jonathan Drake e Cris Jackson
AFP/Arquivo


No dia 08 de setembro de 2022, depois dos 70 anos de mandado, a rainha britânica Elizabeth II sofreu uma interrupção definitiva como Chefe de Estado da monarquia britânica ao falecer no Castelo de Balmoral (Escócia). 

Faleceu, justamente, no seu castelo preferido como segunda residência Real e, também, como refúgio de Verão, onde passou os seus últimos dias de vida, sob cuidados médicos, para, enfim, descansar aos seus 96 anos. 

Considerada a rainha mais longeva da história do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte e dos países pertencentes da Comunidade das Nações (Commonwealth of Nation ou Commonwealth), a rainha Elizabeth II teve quatro filhos com Príncipe Philip: Charles (73 anos), Anne (72 anos), Andrew (62 anos) e Edward (58 anos). 

O Príncipe Phillip faleceu aos 99 anos, em 9 de abril de 2021, no Palácio de Buckingham (Londres), residência oficial da Família Real Britânica.

 

A rainha Elizabeth II, o Príncipe Phillip e os quatro filhos
Fonte: Wikimedia Commons e publicada em
Aventuras na História 

Com a sua morte e seguindo a sucessão hereditária, o seu filho primogênito (o mais velho), o príncipe de Gales (Charles Philip Arthur George) assumiu o trono do Reino Unido e de outros países pertencentes da Comunidade das Nações (Commonwealth), como rei Charles III.

No âmbito da família real britânica direta, seus quatro filhos lhe deram – ainda em vida - oito netos e 12 bisnetos. 

O ex-príncipe de Gales - atual Rei Charles III - foi casado com a Diana Frances Spencer (Princesa de Gales), no início da década de 80. Eles tiveram dois filhos, William e Harry 

Devido à sua personalidade, como uma pessoa simpática, humilde, carismática e, sobretudo, por seu envolvimento às causas sociais, a Princesa de Gales ficou conhecida como “princesa do povo”. 

Contudo, a realidade do casal foi marcada por vários conflitos entre eles e casos extraconjugais. O caso do príncipe Charles com sua amante, de longa data, Camilla Parker Bowles era de conhecimento da Diana.  

Além disso, a princesa também sofria de distúrbios alimentares, lutando contra a bulimia. Admitiu, também, em entrevista a Andrew Morton – autor do livro biográfico da princesa ("Diana: Sua Verdadeira História — Em Suas Próprias Palavras"), que cometeu cinco tentativas de suicídio 

Já divorciada, no dia 31 de agosto de 1997, estando em Paris (França), Diana Spencer e o seu namorado, Dodi Fayed se encontravam em fuga de nove paparazzi franceses, conduzidos em motocicletas, quando o motorista do Hotel que os transportava, em alta velocidade, Henri Paul, perdeu o controle e bateu o carro na entrada do túnel Pont de l'Alma, em Paris 

No impacto, tanto o motorista Henri Paul quanto o namorado da Diana Spencer, Dodi Fayed morreram na hora. Gravemente ferida, Diana foi levada ao hospital, mas em razão do seu estado crítico e de sua piora, ela também veio a óbito, aos 36 anos.  

De início, a culpa pelo acidente foi atribuída ao assédio dos paparazzi, mas - em 1999 - uma investigação francesa descobriu que o motorista Henri Paul perdeu o controle do carro, provocando o grave acidente, por ter feito a combinação de álcool e medicamentos, devendo estes últimos terem piorado a embriaguez dele, concluiu a referida investigação.  

Em 9 de abril de 2005, o Príncipe Charles se casou com Camilla Parker Bowles. Com a morte da monarca britânica, Camilla Parker passou a sua titulação de Duquesa da Cornualha para Rainha Consorte.

 

Camila Parker e o Príncipe Charles
Imagem capturada na Internet
Fonte: G1 Mundo

O Príncipe William, filho mais velho do atual monarca do Reino Unido, Rei Charles III, e da Diana, ex-princesa de Gales e já falecida, se tornou o primeiro na linha de sucessão ao trono.


Linha de sucessão


Rainha Elizabeth II (18/12/2012, Londres)
Imagem capturada na Internet
Fonte: G1 Mundo
Foto: Alastair Grant/Pool/AP/Arquivo


Fontes de Consulta

. Morte da rainha Elizabeth 2ª: como os títulos e a linha de sucessão mudaram – BBC NewsBrasil

. Rainha Elizabeth 2ª, a mais longeva do Reino Unido, morre aos 96 – Poder 360

. Rainha Consorte, Duque e Conde: O Significado dos Principais Títulos da Família Real Britânica – Aventuras na História

. Rainha Elizabeth II deixa 4 filhos, 8 netos e 12 bisnetos; veja fotos - Revista Crescer

. Rainha Elizabeth II morre aos 96 anos; relembre a vida em FOTOS – G1 Mundo

. Rainha Elizabeth morre aos 96 anos e deixa o legado de uma marca forte – G1 /Registre Fácil Marcas e Patentes

. Wikipedia – Várias Edições

Nenhum comentário:

Postar um comentário