Rei Charles III Imagem capturada na Internet Fonte: BBC News Brasil |
Embora, eu não tenha comentado e nem publicado nada a respeito, no dia 06 de maio, ou seja, há exatamente uma semana, o mundo inteiro ou quase todo acompanhou a cerimônia de coroação do rei Charles III e de sua esposa Camilla Parker (antiga duquesa da Cornualha), que coroada como rainha consorte. A cerimônia foi realizada na Abadia de Westminster, em Londres.
Tradicionalmente, desde o Século XI, os eventos de coroação dos monarcas britânicos são realizados na Abadia de Westminster (Londres).
Na linha sucessória da Monarquia Britânica, o príncipe Charles ascendeu após o falecimento de sua mãe, a rainha Elizabeth II, que morreu - de causas naturais - no dia 08 de setembro de 2022, aos 96 anos, no Castelo de Balmoral (Escócia), onde passava as férias.
Na Europa, Elizabeth II (ou Lilibeth, para os mais íntimos) foi a monarca que ficou por mais tempo no trono (70 anos).
À Camilla Parker foi dado o título de rainha consorte, por ela ser esposa do rei vigente (rei Charles III), diferentemente, do título apenas de rainha, que é empregado ao membro da Família Real e da linha sucessória.
Rei Charles e Rainha Camilla Imagem capturada na Internet Fonte: G1 |
Como rainha consorte, a Camilla Parker desfruta da mesma posição social e do status do cônjuge (Charles III), contudo, ela não possui os mesmos poderes políticos e militares dele, como rei, o qual exerce o dever de chefe de Estado.
Mas, em razão do tempo transcorrido entre a morte da rainha Elizabeth II e da proximidade do dia da coroação de ambos, Camilla passou a ser chamada oficialmente – desde o mês passado (abril) - de rainha, sem o termo consorte.
Sob um clima de festividade, mas – ao mesmo tempo – cercada de protestos por grupos de pessoas contrárias à forma de governo monárquico, a cerimônia de coroação transcorreu normalmente.
Munidos principalmente com cartazes de cunho antimonárquico, os manifestantes perpetraram alguns episódios conflitantes, sendo necessária a intervenção da polícia britânica e até prisões.
Manifestantes Anti-Monarquia Imagem capturada na Internet Fonte: Glamour |
Aqueles que defendem a abolição da monarquia, almejam uma democracia moderna e livre, onde todos os cidadãos podem – através de eleição - escolher os seus próprios dirigentes políticos. Só que, segundo as mídias, a maioria da população se mostra favorável à monarquia britânica, o qual foi ratificado pelo resultado da pesquisa YouGov.
Na intenção de avaliar a opinião pública, a este respeito, a BBC encomendou esta pesquisa, antes da coroação e os resultados foram: 58% preferem ter um rei, ou seja, a forma de governo monárquico, enquanto 26% preferem ter eleição.
Mas, mesmo sob este cenário, a referida pesquisa revelou ainda que as opiniões estão mudando e, que o rei Charles III, com certeza, enfrentará desafios, incluindo, o de atrair a população mais jovem.
“Enquanto 78% dos maiores de 65 anos apoiam a monarquia, apenas 32% dos entrevistados de 18 a 24 anos sentem o mesmo. Entre os mais jovens, 38% preferem ter um chefe de Estado eleito do que um monarca. Mas 30% dizem não saber. ”
Monarquia é uma forma de governo, na qual se tem uma Casa Real constituída pelos membros da Família Real.
Enquanto Instituição, a Casa Real é a guardiã das tradições culturais e históricas da sociedade da qual é parte integrante. Ela tem obrigação moral e política de proteger a nação e o seu povo. O monarca regente é o chefe de Estado.
Um fato bastante curioso, atual e muito debatido nas escolas, transcorreu antes da cerimônia da coroação do rei Charles III e da rainha Camilla (06/05), envolvendo o príncipe George (9 anos), filho do príncipe William e da princesa Kate Middleton.
Na referida cerimônia, o príncipe George seria o pajem do seu avô (rei
Charles III) e, para isso, a roupa tradicional consistia em uma meia-calça
branca e bermudas até os joelhos. Temendo sofrer Bullying na escola,
o jovem pediu, antecipadamente, ao seu avô e conseguiu convencê-lo a descumprir com a
tradição secular da cerimônia de coroação, permitindo-o a usar uma
calça preta.
Cerimônia de Coroação Imagem capturada na Internet Fonte: O GLOBO Foto: Gareth Cattermole / POOL / AFP |
Cerimônia de Coroação Imagem capturada na Internet Fonte: G1 |
Fontes de Pesquisa
. Camilla deixa de ser 'rainha consorte' para ser chamada de 'rainha' na coroação; entenda (2023) – G1. Globo
. Como foi a coroação do rei Charles 3º (2023) – BBC News Brasil
. Coroação de Charles 3º: pesquisa da BBC mostra popularidade da monarquia entre os britânicos (2023) – BBC News Brasil
. Coroação do Rei Charles III: protestos anti-monarquia marcam presença no evento (2023) – Glamour
. PORTO, Douglas: Rainha consorte ou só rainha? Coroação de Charles muda título real de Camilla (2023) – CNN Brasil
. Príncipe George convence rei Charles III a mudar tradição da coroação (2023) - Estadão
Nenhum comentário:
Postar um comentário