terça-feira, 19 de março de 2024

Curiosidade: Afinal, quantos países há no mundo?

 

Imagem capturada na Internet
Fonte: Pixabay

Quando trabalhamos acerca de alguns conceitos básicos de Geografia é muito comum surgir uma grande dúvida entre os alunos, afinal, quantos países há no mundo? 

Dúvida esta até concebível, tendo em vista os números divergentes acerca desta informação, que levam a diversas dúvidas. Isso se dá em razão da política relacionada ao processo de reconhecimento como país. 

Definição de País: Consiste em um território - delimitado por fronteiras  - que é próprio de um povo (ou povos), tendo um governo e leis próprias. 

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), no mundo há 193 países, ou seja, todos eles têm reconhecimento internacional. Porém, muitos possuem apenas reconhecimento parcial, ou seja, são aceitos como países por algumas Instituições, como o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e outros, mas não são reconhecidos pela ONU. 

Para ingressar e fazer parte dos seus países-membros, a ONU - em sua carta de fundação - estabelece que podem ser membros quaisquer "Estados amantes da paz que aceitem as obrigações desta Carta e, no julgamento da Organização, consigam realizar estas obrigações" (G1/Globo, 2019).

Na prática, um Estado só se torna membro da ONU, quando o Conselho de Segurança recomenda a sua entrada na Assembleia Geral e esta seja aprovada por, ao menos, nove dos quinze membros do Conselho. E, ainda, que não tenha o veto de um dos cinco membros permanentes do mesmo (China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia). 

último país a ingressar na ONU foi o Sudão do Sul, também chamado de Novo Sudão, que se emancipou do Sudão, tornando-se independente em 09 de julho de 2011. Seu ingresso como país-membro na ONU ocorreu em 14 de julho do mesmo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário