![]() |
Imagem capturada na Internet Fonte: MST Foto: Edgar Kanaykõ/Cobertura Colaborativa-Apib |
Ontem, 07 de fevereiro, comemorou-se o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas.
Esta data foi instituída pela Lei 11.696 (2008), a qual ressalta a resistência dos povos indígenas por seus direitos e, também, por dar uma maior visibilidade acerca da importância da presença destes na constituição de políticas públicas.
A data faz referência à morte de cerca de 1,5 mil indígenas guaranis, sob a liderança de Sepé Tiaraju, durante um levante contra os colonizadores espanhóis e portugueses na região das Missões (atual Rio Grande do Sul), ocorrida em 07 de fevereiro de 1756.
Os indígenas resistiram e lutaram pela preservação de seu território e pela manutenção do modo de vida do seu grupo. O líder guarani Sepé Tiaraju se tornou um símbolo da luta e da resistência indígena. Seu corpo, no entanto, nunca foi encontrado.
A referida data traz, em seu cerne, a trajetória de vida dos povos originários do nosso país, marcada por diversas formas de violência e por violações dos seus direitos básicos, como à própria cultura deles ao longo dos séculos.
Ao aprofundarmos o debate sobre este contexto, a data visa, justamente, sensibilizar e conscientizar sobre o processo histórico dos indígenas na formação do povo brasileiro, suas contribuições culturais e a importância da manutenção da vida, sobretudo, de suas terras, mediante aos diversos interesses (políticos e econômicos), invasões e incessantes disputas por suas áreas territoriais.
Fontes:
. Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas é celebrado nesta sexta-feira (7) – Tribunal Regional Eleitoral – PR
. Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas: Funai destaca importância da resistência indígena para a conquista de direitos – Fundação Nacional dos Povos Indígenas – gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário