terça-feira, 24 de junho de 2008

Novos horários para o Acre, parte do Amazonas e Pará


Hoje, entrou em vigor, a medida sancionada pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, em abril deste ano, a qual altera o quadro de fusos horários do Brasil.

Ao invés de quatro, o país passa a ter três horários diferentes. A medida acaba com o quarto horário (Acre e parte do Amazonas ocidental), alterando ainda o fuso horário do Pará, que passará a ter, em todo o estado, horário igual ao de Brasília, ou seja, ele passa a pertencer ao segundo fuso do país (3 horas atrasado em relação a Londres).

Observem as mudanças realizadas na ilustração abaixo (imagens capturadas na rede).



Imagem capturada na Internet

Até então, a divisão do Brasil em 4 fusos horários obedeciam a seguinte ordem, no sentido leste-oeste:

. O primeiro deles, localizado no oceano Atlântico, apresenta a hora mais adiantada. Este não foi alterado, abrangendo as ilhas de Fernando de Noronha, Trindade, Martim Vaz e Penedos de São Pedro e São Paulo. Esse fuso está 2 horas atrasados em relação ao horário de Londres (por onde passa o meridiano de Greenwich).

. O segundo fuso horário é o mais importante, pois representa a hora oficial do país (a hora de Brasília). Abrange o maior número de estados, todos os litorâneos, além de Goiás, Tocantins, Minas Gerais e parte do estado do Pará. Em relação à hora de Londres, este fuso está atrasado 3 horas.

A alteração neste fuso horário se deu com a incorporação de todo o estado do Pará, que anteriormente só era uma porção.

.O terceiro fuso horário abrange parte do estado do Pará, os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima, Rondônia e a maior parte do estado do Amazonas. Encontra-se a 4 horas atrasados em relação ao meridiano de Greenwich e 1 h hora de Brasília.

Este fuso horário passou a abranger o Acre e a parte ocidental do estado Amazonas, que integravam o quarto horário do Brasil e perdeu, a porção ocidental do Pará, que passou a integrar - por completo a sua área territorial - no segundo fuso horário.

. O quarto fuso horário que compreendia a parte ocidental do Amazonas e o Acre, estando a 5 horas atrasados em relação a Londres e 2 horas em relação à Brasília, foi extinto.
Sendo assim, o Brasil de 4 horários diferentes, passou a ter 3 fusos horários.
Enquanto os livros didáticos de Geografia não providenciam a devida mudança, os alunos precisam estar a par da nova medida e do quadro atual do país em relação à questão dos fusos horários.

Nenhum comentário: