terça-feira, 2 de março de 2010

1° de março: Aniversário de 445 anos da cidade do Rio de Janeiro



Imagem capturada na Internet (Google)


Hoje, 1° de março, se comemora o aniversário da cidade do Rio de Janeiro. Ela completa 445 anos de fundação e, diferentemente, do seu habitual - ou melhor – de temperaturas elevadas e céu claro, nesta segunda feira, o tempo não está ensolarado. Pelo contrário, o dia está chuvoso, com temperatura baixa, fazendo com que muitos cariocas utilizem casacos ou jaquetas.

Apesar de ser carioca, na minha opinião, a temperatura está ótima (eu sofro muito com o calor), apenas não gosto da chuva constante. Segundo o Climatempo, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou - na madrugada e na tarde de hoje – a temperatura mínima de 17,2ºC no Alto da Boa Vista e a máxima de 24,6º C na Praça Mauá. Não é à toa que muitos estejam agasalhados...

Mas, hoje é aniversário da Cidade do Rio de Janeiro e o dia estaria perfeito se o céu estivesse bem azul. "E o Sol a brilhar, brilhar/ Calçada cheia de gente/A passar e a me ver passar..." (Valsa de uma cidade)

Motivos para comemorar temos muitos... “Cidade mais feliz do mundo”; uma das cidades-sede dos jogos da Copa do Mundo de 2014; “Cidade-sede dos Jogos Olímpicos 2016”; melhor destino gay do mundo; 38° lugar no ranking das cidades com o melhor Índice de Qualidade de Vida, entre outros títulos.

A cordialidade, a simpatia e a acolhida do povo carioca, ninguém pode contestar. A sua geografia física é de uma beleza singular. Mesmo já estando descaracterizada pela paisagem cultural, o mar e as montanhas lhe confere atributos atrativos, os quais – fundidos emum mesmo plano - fascinam qualquer um.

Como qualquer outro centro urbano, o caos existe e persiste, sem solução aparente. “O Rio é uma cidade/De cidades misturadas/O Rio é uma cidade/De cidades camufladas/Com governos misturados/Camuflados, paralelos/Sorrateiros/Ocultando comandos...” (Rio 40 Graus)

Daí, o jogo de forças antagônicas, mas ao mesmo tempo, complementares, de beleza e medo; de atração e repulsão; de dúvidas quanto ao seu destino e a fé na remissão dos pecados dos homens... “Terra que a todos seduz/Que Deus te cubra de felicidade...” (Cidade Maravilhosa).

Saiba um pouco mais de sua história...


Imagens capturadas na Internet (Google)













Imagens do Rio Antigo (Vídeos)






Nenhum comentário:

Postar um comentário