terça-feira, 2 de março de 2010

Dinâmica do 9° Ano: Palavra Chave Oculta

Como eu havia prometido, aos alunos do 9° Ano, estou postando os textos da Dinâmica realizada na sala de aula, na semana passada. Eu, ainda, não avaliei o percentual de acertos por turmas e os textos que tiveram o maior número de acertos.

Um fato pude constatar na hora, em cada turma... O texto n° 2 não teve nenhum acerto, mas tudo bem, pois este faz parte da matéria do 9° Ano. Vejamos...

TEXTO 1: Com o desenvolvimento das ciências e da tecnologia, o homem fez valer mais ainda o seu conceito de “senhor absoluto e de direito aos recursos e recantos naturais”, a partir do qual intensificou a sua idéia de dominar a natureza.

No entanto, ao longo da história, os revezes de sua atitude e ações impensadas o colocou em situações de alto risco mediante os fenômenos da natureza e, até mesmo, aqueles induzidos direto e/ou indiretamente por ele mesmo.

Por mais que o conhecimento científico tenha se aprimorado e as tecnologias sejam utilizadas para resguardar a sociedade, estes fenômenos continuam imprevisíveis e, por isso, os eventos são marcados por um número elevado de mortos.

Em junho de 2009, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou a necessidade de se criar medidas de prevenção a desastres naturais. A ajuda não caberia apenas para a ocasião do desastre, mas também como medida para previnir o impacto deste, reduzindo - a longo prazo - o número de vítimas fatais.

Mas, dificilmente, este avisa previamente o horário exato de sua ocorrência, pegando a maioria dos habitantes de surpresa. Seus efeitos na terra emersa ou no mar são, igualmente, trágicos. Sua origem pode estar ligada aos movimentos de placas tectônicas, de atividades vulcânicas ou, ainda, em decorrência da própria ação do homem.

Estes dois últimos, no entanto, apresentam magnitudes inferiores aos associados a falhamentos geológicos (origem tectônica). Daí, este tipo ser denominado de fenômeno mortal da natureza.

Resposta: Terremoto




TEXTO 2: Há dois anos surgia o mais novo país do mundo. Foi exatamente no dia 17 de fevereiro de 2008, às 15h00min do horário local de sua capital, através de pleito eleitoral, cujo resultado final foi de 109 votos a favor, enquanto 11 deputados estiveram ausentes por pertencerem ao grupo de oposição à criação deste novo Estado.

Marcada por guerras e conflitos étnicos, sendo controlada e administrada pela ONU (Organização das Nações Unidas), sua pretensão em se tornar um Estado independente era antigo, remontando desde 1991, com o fim da antiga Iugoslávia. Apesar de ter enfrentado muitas barreiras e oposições, vários países apoiaram e o reconheceram, enquanto outros manifestaram o seu não reconhecimento.

Resposta: Kosovo





TEXTO 3: Já se passaram mais de 20 anos, mas apesar de todo o seu processo histórico de queda e o desmantelamento de outras nações européias, os seus resquícios ainda revigoram as lembranças de muitos, enquanto outros viajam em seus pensamentos sobre os seus longos anos de sua ostentação na divisão de um país sob dois regimes político-ideológicos antagônicos e contraditórios.

Mais que uma obra humana, sua construção e extensão de cerca de 150 km materializou a Ordem Mundial no pós-Guerra (II Guerra Mundial), que se caracterizava pela bipolarização do mundo.

Resposta: Muro de Berlim



TEXTO 4: Se já não bastasse a pobreza por qual perpassa cerca de 80% de sua população, vivendo menos de US$ 2 por dia, a natureza contribuiu de forma bastante negativa para piorar as condições sócio-econômicas do país.

Ex-colônia de exploração da França e primeira República negra do mundo a se declarar independente, a história deste país responde por estas mazelas.

Durante décadas, o país viveu sob o poder dos governos brutais, marcados pelo terror imposto, até que, de forma democrática, em 1990, as expectativas quanto a um futuro melhor brotaram nos corações do povo, com novo governante.

Mas, tal como as fases de um ciclo vicioso, um golpe militar encerrou as esperanças da população. O retorno do presidente deposto e a sua sucessão por outro governante, não conseguiu trazer a paz e a estabilidade política e econômica no país.

Com a intervenção do Conselho de Segurança da ONU, as Forças de Paz foram enviadas para o seu território, sob o comando das tropas brasileiras, para restaurar a ordem.
Fome, miséria, violência, gangues, entre outros... Além destes, a sua localização geográfica se apresenta contrária à segurança e à ordem mediante o Círculo do Fogo e aos fenômenos atmosféricos, cujas forças naturais agrava, mais ainda, a situação de sua gente e causando danos ao setor produtivo

Resposta: Haiti



TEXTO 5: Suas diversas facetas estão associadas à dinâmica do capitalismo, englobando grandes transformações econômicas, políticas, social e cultural entre os países da superfície terrestre, nos quais se verificam a integração dos mercados mundiais com a exploração e a expansão de grandes empresas multinacionais, bem como a uniformização de hábitos em todo o planeta. As pessoas cada vez mais frequentam as mesmas cadeias de fast food, bebem as mesmas bebidas, se vestem iguais ou semelhantes e ouvem as mesmas músicas.

Junta-se a isso, o desenvolvimento dos meios de transporte e principalmente das comunicações, marcado pela grande revolução tecnológica com o uso cada vez maior de telefones, computadores, Internet e de televisão fechada (por assinatura).
Mas, este processo não está fadado apenas a resultados positivos, mas também a negativos, pois os problemas vêm sob o efeito dominó na economia, bem como a uniformização de hábitos põem em risco as culturas dos povos e sua identidade singular e histórica, bem como as redes virtuais passam a ser o principal foco de invasão de hackers e de vírus.

Resposta: Globalização


Nenhum comentário:

Postar um comentário