Imagem capturada na Internet (Fonte: Como Tudo Funciona)
Sendo assim, a Filândia passou a ser o primeiro país do mundo a assegurar a conexão gratuida, a uma velocidade mínima de 1 megabit por segundo, obrigando as empresas de telecomunicação do país a oferecer o serviço à população.
Atualmente, estima-se que 96% da população finlandesa tenha acesso à Internet e o governo espera - até 2015 - conectar toda a população a uma velocidade de 100 megabits por segundo.
De acordo com as declarações de Suvi Linden, Ministra das Comunicações da Finlândia, em entrevista à BBC, o estabelecimento da lei se fez necessária, pois o papel e a função da Internet na vida dos finlandeses nãose restringe apenas ao entretenimento.
Localização da Finlândia (Europa Setentrional) - Imagem capturada na Internet (Google)
Iniciativa ótima por parte do governo finlandês, mas a situação sócio-econômica do país é, também, de dar inveja, não? O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) está entre os mais elevados - 0, 959 - que o coloca em 12º lugar no ranking dos países (2009). E tem mais... 99% de sua população é alfabetizada.
Infelizmente, o mundo é desigual e o acesso a um PC doméstico e/ou aos serviços da Internet é restrito a um número muito reduzido de pessoas.
Isso é bastante visível no âmbito escolar, quando a maioria dos alunos alega que não possui e que, quando há possibilidade, o acesso se dá por meio de Lan House.
Será que um dia chegaremos a ter estes serviços gratuitamente em todo o território nacional?
Fonte: PC Magazine
Nenhum comentário:
Postar um comentário