sexta-feira, 23 de julho de 2021

O Recorde de Frio de 2021 caberá ao Estado do Rio de Janeiro? Será?

 
Parque Nacional do Itatiaia
Imagem capturada na Internet
Fonte: CNN Brasil
Foto: Divulgação/Parque Nacional do Itatiaia 

Dando prosseguimento ao “assunto congelante” sobre o inverno rigoroso, por qual estamos passando... Não restam dúvidas que a população urupemense (gentílico de quem nasce na cidade de Urupema), assim como a de outras cidades da região Sul do nosso país estão sofrendo muito com as baixas e, sobretudo, com as temperaturas negativas registradas nesta época do ano. Com certeza!  

Mas, nós – cariocas – nascidos na cidade do Rio de Janeiro (capital do estado) também estamos sentindo muito com o tempo frio, já que estamos acostumados com o calor e, com invernos, secos e menos quentes. Este ano, verdadeiramente, está diferente e o frio muito intenso.  

Só para se ter uma ideia, na madrugada carioca, as temperaturas chegaram aos 8,4 ºC na última 3ª feira (20/07) e, ontem, os termômetros registraram 8,6ºC. Realmente, um frio bastante intenso e fora do nosso padrão de inverno.  

Por outro lado, nesta época do ano, eu gosto muito de buscar informações a respeito de uma determinada localidade no estado do Rio de Janeiro, para comentar com as minhas turmas. O assunto que permeia tal localidade sempre gera desconfiança e, ao mesmo tempo, surpresa e curiosidade nos alunos.  

Trata-se do Parque Nacional do Itatiaia, localizado na Serra da Mantiqueira, cuja área compreende os municípios de Itatiaia e Resende, ambos no estado do Rio de Janeiro e, também, Bocaina de Minas e Itamonte no estado de Minas Gerais. Seu ponto culminante é o Pico das Agulhas Negras, o mais alto do estado fluminense (RJ), com 2.790,94 m de altitude 

Digo “desconfiança”, porque a mesma se encontra localizada em nosso estado e, no inverno, os termômetros marcam temperaturas baixas e até negativas. Com registro de geadas e até de neve (1985), como já publiquei neste espaço.  

Geada e neve no Rio de Janeiro? Impossível, assim a maioria dos alunos reage!  

A “Surpresa” vem após a explicação quanto ao outro importante fator climático, que interfere e caracteriza as condições da atmosfera, a ALTITUDE, que é responsável por esses fenômenos meteorológicos (baixas temperaturas, precipitação de neve e formação de geada) 

Altitude... Serra da Mantiqueira... Pico das Agulhas Negras...  

 A “Curiosidade” é natural, ainda mais por ser algo desconhecido, diferente e, tão próximo de nós! Em geral, os alunos demonstram vontade de conhecer, afinal, o clima do Rio de Janeiro é tipicamente quente e o nosso inverno não é tão rígido assim. Quem não adoraria ver neve ou geada bem de pertinho?  

Agora, pasmem!  

Se a temperatura registrada na cidade de Urupema, -8,1°C, foi a menor do ano, até então, em todo o estado de Santa Catarina, o que dizer sobre as temperaturas alcançadas no Parque Nacional do Itatiaia, no Rio de Janeiro, cujos registros foram bem menores?    

Isso, mesmo! É para ficar pasmo, mesmo!  

De acordo com reportagem de SALLES, da CNN Brasil e, também, do G1/ Sul do Rio e Costa Verde, no dia 01 de julho (2021), nas duas estações localizadas dentro do referido Parque Nacional, as temperaturas foram bem mais baixas que de Urupema.  

Na Estação do Campo Belo, cuja a altitude é de 2.440 metros, a temperatura registrada foi de -14,8° C, às 5:00 da manhã. Ao passo que na Estação oficial do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizado a cerca de 2.450 metros de altitude, a temperatura mais baixa registrada foi de -9,9ºC 

Imagem capturada na Internet
Fonte: G1/Sul do Rio e Costa Verde
Foto: Divulgação/Parque Nacional do Itatiaia 

Embora, ambas, as estações, se encontrem posicionadas em altitudes semelhantes, as condições ambientais distintas dos dois pontos de registro, podem justificar esta diferença entre as temperaturas, tendo em vista que o local da Estação do Campo Belo se caracteriza por apresentar maior umidade, sendo assim, mais frio que a estação oficial (Inmet).  

Segundo a reportagem, não chegou a nevar no Parque Nacional do Itatiaia, mas houve geada.  

Geada no Parque Nacional do Itatiaia
Imagem capturada na Internet
Fonte: CNN Brasil
Foto: Divulgação/Parque Nacional do Itatiaia 

Com estes registros, pode-se afirmar que, no Brasil, o recorde de frio, até então, compete ao Rio de Janeiro. Alguém tem dúvida? 

 

Fontes:  

. Com temperatura de -9,9°C, Parque Nacional do Itatiaia registra madrugada mais fria desde 2017 – G1/Sul do Rio e Costa Verde  

. SALLES, Stéfano. Temperatura chega a -14,8° C no Parque Nacional do Itatiaia, no Rio de Janeiro – CNN Brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário