sexta-feira, 27 de maio de 2022

Blocos Econômicos no Mundo Globalizado

 

Imagens capturadas na Internet e
manipuladas no Adobe Photoshop

A formação de blocos econômicos adquire maior amplitude e importância, sob o contexto do mundo globalizado, a partir da integração dos Estados-Nacionais, capaz de promover uma grande rede de trocas econômicas, comerciais, políticas, sociais, culturais, entre outras. 

Sob esta perspectiva, os Blocos econômicos são entidades supranacionais constituídas por países-membros que firmam integração a partir de acordos político, comercial e econômico, objetivando, sobretudo, ampliar as trocas comerciais entre eles e com outros mercados.  

Os Blocos Econômicos se apresentam em diferentes estágios ou níveis de integração, em ordem sequencial (que podem se suceder no tempo), a saber:  

1. ZONA DE LIVRE COMÉRCIO: É o estágio que predomina na atualidade. Os países-membros firmam acordos para reduzir gradativamente as tarifas alfandegárias (ou aduaneiras). Com isso, os produtos podem circular livremente entre os países-membros do respectivo bloco econômico.  

EXEMPLO: O antigo Acordo Norte-americano de Livre Comércio (NAFTA) é um exemplo. Hoje, o Nafta é denominado USMCA ou Nafta 2.0. Este novo acordo foi assinado em 2018, depois de uma negociação iniciada em 2017, a pedido do ex-presidente estadunidense Donald Trump.


Imagem capturada na Internet
Fonte: Brasil Escola


OBSERVAÇÃO: Tarifas alfandegárias (ou aduaneiras): nome dos impostos cobrados para que os produtos importados (estrangeiros) atravessem as fronteiras e entrem no país.  

2. UNIÃO ADUANEIRA: Além do livre comércio (sem cobrança de impostos dos produtos entre os seus países membros), há uma tarifa externa comum (TEC), que se refere à uma taxa sobre a importação de produtos de outras nações, a qual vai ser padronizada para todos os países-membros (pagamento do mesmo imposto de importação). 

EXEMPLO: Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), cujos países-membros são: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela.

Imagem capturada na Internet
Fonte: Wikipedia

 

OBSERVAÇÃO:  A Venezuela, cujo ingresso ao bloco passou a vigorar em 12 de agosto de 2012, se encontra – atualmente - suspensa do bloco desde dezembro de 2016. 

O Mercosul possui, ainda, sete países associados: Chile (1996), Bolívia (1996), Peru (2003), Colômbia (2004), Equador (2004), Guiana (2013) e Suriname (2013).  

3. MERCADO COMUM: Neste estágio ocorre a livre circulação de mercadorias (livre comércio), há a tarifa externa comum (TEC), a livre circulação de capitais (transações financeiras, compra e venda de ações de empresas, títulos e moedas), serviços e pessoas e, ainda, há uma padronização dos impostos pagos pela população e pelas empresas, assim como leis civis, trabalhistas, sociais e ambientais.  

EXEMPLO: A UNIÃO EUROPEIA, sendo apenas oito (08) países-membros do respectivo bloco econômico, que possui – ao todo - 27 Estados-membros. 

Os oito (08) países-membros da UNIÃO EUROPEIA se encontram neste estágio são: Bulgária, Croácia, Dinamarca, Hungria, Polônia, República Tcheca, Romênia e Suécia.

Imagem capturada da Internet
Fonte: Brasil Escola 

s4. UNIÃO ECONÔMICA E MONETÁRIA: Este estágio corresponde ao mais abrangente de integração, pois além de incorporar todas as características dos estágios anteriores (Zona de Livre Comércio, União Aduaneira e Mercado Comum), ele introduz uma moeda única e padroniza políticas macroeconômicas (taxas de câmbio, juros, nível de endividamento público, etc.), exigindo, para isso, a criação de um Banco Central 

EXEMPLO: O único exemplo nesse estágio é a UNIÃO EUROPEIA, isto é, os 19 países-membros que adotaram o Euro, como moeda única, correspondendo à chamada Zona do Euro 

OBSERVAÇÕES: Com isso, a União Europeia - maior bloco econômico do mundo - se encontra sob dois estágios, pois dos seus 27 países-membros, apenas 19 adotaram o Euro, como moeda única. Por isso, estes se encontram no estágio União Econômica e Monetária, enquanto os 8 países que não substituíram as suas respectivas moedas nacionais pelo Euro se enquadram no estágio anterior (Mercado Comum).  

Todos os 27 Estados-membros da UNIÃO EUROPEIA são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia, Suécia. Os países em NEGRITO são aqueles que não aderiram à moeda única da União Europeia (Euro).  

O Reino Unido, por votação em um plebiscito realizado, em 23 de junho de 2016, decidiu sair da União Europeia (BREXIT), em uma votação apertada, tendo 51,9% dos votos favoráveis à sua saída do bloco e 48,1% a favor de sua permanência no mesmo. Sua saída definitiva da União Europeia ocorreu em 31 de dezembro de 2020. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário