sexta-feira, 17 de março de 2023

Atividade Dirigida com Letra de Música Contextualizada: África Brasileira

Imagem capturada na Internet
Fonte: Colorindo.org

Dando prosseguimento à Atividade Dirigida do Samba-Enredo África Brasileira (Mocidade Independente de Ilhabela, 2014).

 

ATIVIDADE DIRIGIDA (N° 01)

Samba-enredo “África Brasileira

 

01. O samba-enredo “África Brasileira” enfatiza em seus versos:

(a)  A questão do preconceito racial, hoje em dia, em nossa sociedade.

(b) O tráfico de negros africanos no período do Brasil-colônia.

(c) A grande influência dos escravos africanos em nossa cultura.

(d) A grande diversidade étnica e cultural do continente africano.

 

02. A letra da música relaciona alguns instrumentos de origem africana. Assinalem aquele que é considerado o mais importante, inclusive, sob a forma de comunicação entre comunidades distantes, devido a sua forte potência sonora:

(    ) Agogô

(    ) Tambor                                    

(    ) Berimbau   

(    ) Reco-Reco                                            

(    ) Chocalho


 03. Citem as expressões de tratamento empregadas a rapazes e senhores, bem como a moças e senhoras, muito utilizadas na época pelos escravos.

 

04. Savana é um bioma africano caracterizado por uma vegetação composta, predominantemente, por gramíneas, com árvores dispersas e arbustos isolados. No Brasil há um bioma - de mesmas características - conhecido como:

(    ) Caatinga                              

(    ) Mata Atlântica                                    

(    ) Campos   

(    ) Cerrado                                             

(    ) Pantanal

 

05. O trecho da letra “Ó Mãe África/Berço da existência humana ...” se refere:

(a) Às altas taxas de natalidade que o continente ainda apresenta.

(b) Ao fato do continente ter sofrido a partilha de sua área territorial entre as potências europeias.

(c) À existência de vários grupos étnicos em seu território.

(d) À origem da espécie humana, ou seja, de sua descendência dos Homo sapiens originados na África.

 

06. O negro africano foi traficado para a América para trabalhar como mão-de-obra escrava nas lavouras e nas minas. Sendo assim, ele contribuiu economicamente na história do Brasil. Cite o trecho da música que deixa em evidência essa sua participação e importância.

 

07. Identifique o principal e último líder do maior dos quilombos do período colonial, localizado na serra da Barriga, região que, hoje, pertence ao município de União dos Palmares, no estado de Alagoas (região Nordeste).

 

08. Cite o trecho da música que relaciona a origem do samba aos escravos africanos.

 

09. “Valeu, valeu Zumbi/Hoje a luta continua pela igualdade”. De qual (s) igualdade (s), este trecho da música não faz referência?

(    ) Social

(    ) Cor

(    ) Gênero

(    ) Salarial

(    ) Intelectual


10. Berimbau é um instrumento de origem africana muito usado na seguinte manifestação cultural afro-brasileira:

(    ) Garrafinha                                    

(    ) Festa de Iemanjá                         

(    ) Capoeira 

(    ) Bumba-meu-boi                                             

(    ) Folia de Reis

                                         

Ninguém nasce odiando outra pessoa 

pela cor de sua pele,

 por sua origem ou ainda por sua religião.

Para odiar, as pessoas precisam aprender,

e se podem aprender a odiar, 

elas podem ser ensinadas a amar. ”

                                                                                                                 Nelson Mandela

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