Mesmo estando no final do mês de junho, preste a encerrar o 2° Bimestre de 2023, a Turma 1705 irá iniciar a I Campanha de Solidariedade deste ano, na semana que vem, divulgando a mesma nas turmas. O seu encerramento ocorrerá na primeira quinzena de agosto.
Só estávamos esperando a criação da mais nova mascote da Campanha, a Letina, cujo nome traduz os principais donativos a serem arrecadados, isto é, Leite e Gelatina. E, graças ao aluno Francisco Wladimir Moura Leitão ter apresentado a nova Letina, nesta semana, já podemos fazer a sua divulgação, propriamente dita, nas salas de aula.
De todos os alunos que se prontificaram a criar a nova mascote, ele (Francisco Wladimir) foi o único a concluí-la.
Ele foi até humilde, alegando que a Letina não estava bonita,
mas eu, assim como a turma, gostei muito. Todos bateram palmas para o referido
aluno e para sua obra.
Cheguei a tirar foto da turma toda, como sempre registro, mas – infelizmente – não poderei publicar, ainda, neste espaço, pois alguns alunos não entregaram o documento de Autorização de Participação no Projeto e nem de Uso de Imagem assinado pelo responsável.
Divulgação, mesmo, os alunos já começaram desde o início do mês, quando confeccionaram e colaram cartazes pela escola. Agora, a próxima etapa consiste nas incursões em todas as salas de aula da nossa Unidade Escolar, nos dois turnos – manhã e tarde – com o objetivo de divulgar a mesma e pedir donativos.
Como muitos sabem, desde 2007, eu desenvolvo a Campanha da
Solidariedade na Escola Municipal Dilermando Cruz com alunos de
uma turma específica do Ensino Fundamental II, que acompanha o projeto desde o 6° até o 9° Ano.
Para quem não conhece a verdadeira história do surgimento desta Campanha, saiba que a ideia de arrecadação de donativos para crianças em tratamento de câncer foi de um grupo de alunas da antiga 5ª série (atual 6° Ano), em 2007.
As respectivas alunas tinham participado de uma atividade similar com a ex-professora da 4ª série (antigo Primário), no âmbito da sala de aula, isto é, entre os alunos da turma.
Elas me procuraram e disseram que queriam fazer algo similar só que a nível de mobilização da escola toda, envolvendo toda a Comunidade Escolar. E, com isso, me pediram para ajudá-las, como professora responsável.
Eu aceitei prontamente, afinal, gestos como este e na faixa etária deles não devem ser desprezados e, muito menos, desvalorizados.
Daí a Campanha ter iniciado em 2007, com uma turma de 5ª série (atual 6˚ Ano) e ter tido prosseguimento, com os mesmos alunos até chegarem ao 9˚ Ano.
Desde, então, várias turmas assumiram este compromisso ao longo dos quatro anos de escolaridade do Ensino Fundamental II, sequencialmente, do 6° ao 9° Ano, de 2011 até hoje.
Em 2015, o projeto foi interrompido por conta das divergências e conflitos internos entre os alunos da turma selecionada (situação muito séria) e, em 2020, a interrupção se deu por consequência da suspensão das aulas presenciais devido à Pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19).
No ano passado, 2022, a turma escolhida do 6° Ano foi a 1605. Tivemos alguns problemas durante a sua execução e, ao invés, de duas entregas de donativos às Instituições beneficiadas com a mesma, só conseguimos realizar uma, no final do ano.
Como, neste ano (2023), eu mudei de turno de trabalho, saindo da tarde e passando a dar aula pela manhã, a referida turma não pode acompanhar no projeto, tal como era a minha intenção. E, este ano, eu só peguei turmas do 7° Ano e, por coincidência, a turma escolhida foi a 1705.
No entanto, esta turma não é composta pelos alunos do ano passado. Devo confessar que, na Reunião de Apresentação, no início do Ano Letivo, quando soube das minhas turmas, cheguei a acreditar que eram eles (alunos da ex-turma 1605). Mero engano meu!
Mas, está tudo fluindo bem...
Como mencionei anteriormente, a Campanha da Solidariedade é
voltada para atender crianças com câncer e as duas Instituições atendidas por
este Projeto são:
. Casa de Apoio à Criança com Câncer – S. Vicente de Paulo (Irajá);
. Hospital Mário Kröeff (Penha Circular).
Voltada à arrecadação tanto de gêneros alimentícios (Leite Integral em pó e Gelatina em pó de cor vermelha ou roxa) quanto brinquedos (novos e/ou usados), necessitamos da colaboração e participação de todos os segmentos da Comunidade Escolar. Daí a importância do engajamento dos alunos da respectiva turma em sua divulgação na escola e como agentes multiplicadores de ações positivas para este propósito junto aos seus familiares, parentes e vizinhos.
Durante as reuniões deste ano, realizadas no âmbito da sala de aula, com a turma, ficou acertado que cada aluno iria contribuir, ao menos, com duas unidades de gelatinas em pó e com o valor de R$ 2,00 para a compra de brinquedos. É claro que eu contribuirei com mais valores...
Embora, oficialmente, só iniciaremos a Campanha da Solidariedade na próxima 2ª feira (26/06), nós já arrecadamos alguns donativos, como gelatinas em pó, leite integral em pó, diversos brinquedos e livros de histórias.
A nossa meta é alcançar, no mínimo, 300 (trezentas) unidades de gelatinas em pó e 100 (cem) latas e/ou sacos de leite em pó.
A nossa expectativa é grande para esta Edição da Campanha da
Solidariedade da E. M. Dilermando Cruz! Esperamos que as doações
superem os números de nossas metas.
Imagem capturada na Internet para fins ilustrativo Fonte: Pinterest/Instagram_Deborah Moro |
Nenhum comentário:
Postar um comentário