terça-feira, 15 de outubro de 2024

Origem do Dia do Professor no Brasil

Imagem capturada na Internet
Fonte: Pixabay


De acordo com fontes bibliográficas, o Dia do Professor que é comemorado em 15 de outubro, no Brasil, foi uma iniciativa do Prof. Salomão Becker, paulista, em 1947.

Prof. Salomão Becker
Imagem capturada na Internet
Fonte: Wikipedia
Foto: Sérgio 1836 - Wikimedia

Cento e vinte (120) anos antes, em dia 15 de outubro de 1827, D. Pedro I, Imperador do Brasil, baixou um Decreto Imperial, criando o Ensino Elementar no Brasil.  

De acordo com o referido Decreto, todas as cidades, vilas e lugarejos do Brasil teriam escolas de primeiras letras, ou seja, hoje, Unidades Escolares do Ensino Fundamental I.  

O Decreto tratava ainda da descentralização do ensino, do salário dos professores, acerca das matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como deveria ser contratação dos professores 

Segundo o artigo do Governo de São Paulo, as escolas deveriam ensinar,

para os meninos, 

a leitura, a escrita, as quatro operações de cálculo

e as noções mais gerais de geometria prática.

Às meninas, sem qualquer embasamento pedagógico,

estavam excluídas as noções de geometria.

Aprenderiam, sim, as prendas (costurar, bordar, 

cozinhar etc.) para a economia doméstica”.

 

Mas, a primeira homenagem e comemoração do Dia do Professor em uma data específica só passou a ser cogitada e realizada no ano de 1947 (120 anos após o referido Decreto).  

Tudo começou no antigo Ginásio Caetano de Campos, conhecido como "Caetaninho", localizado na Rua Augusta, n° 1520, bairro da Consolação, em São Paulo, ainda no 1° Semestre de 1947 

Como o 2° Semestre era muito extenso, compreendendo o período de 01 de junho a 15 de dezembro, quatro professores - Salomão Becker, Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko - se reuniram e tiveram a ideia de estabelecer um dia sem aula, justamente para ser evitada a estafa e, também, poder conciliar e trocar ideias com os responsáveis dos alunos. O objetivo mesmo era realizar uma análise conjunta do conteúdo do aprendizado e dos rumos no ensino para o restante do ano.  

Ainda no 1° Semestre do ano, em questão, o Prof. Salomão Becker sugeriu que o Encontro, no dia 15 de outubro, fosse chamado "Dia do Professor". E a ideia de que os professores e alunos levassem doces de casa para uma pequena confraternização, neste dia, se baseou em uma prática que era comum em Piracicaba, cidade natal do Prof. Salomão Becker. Sua proposta foi aceita e a comemoração teve presença maciça de todos os segmentos convocados, inclusive, dos pais.  

Em seu discurso, o Prof. Salomão, além de aprovar a ideia de se manter um Encontro anual, na respectiva data, mencionou a essência do mesmo. Disse ele:

"Professor é profissão. Educador é missão",

"Em Educação, não avançar já é retroceder".

"Professor, a profissão que dá origem a todas as outras".  

A ideia foi lançada...  

A comemoração, que teve grande sucesso, se espalhou pela cidade de São Paulo e, também, pelo país.  

No ano seguinte (1948), na capital de São Paulo, dezenas de escolascelebravam a o Dia do Professor em 15 de outubro 

 São Paulo e Santa Catarina foram os primeiros estados brasileiros a oficializar a data como feriado escolar, seguidos - posteriormente - por vários outros.  

A data de 15 de outubro só se tornou, oficialmente, feriado escolar com a publicação do Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963, definindo a essência e razão do feriado, como fora idealizado há 16 anos (1947) antes:

"Para comemorar condignamente o Dia do Professor,

os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades,

em que se enalteça a função do mestre 

na sociedade moderna,

fazendo participar os alunos e as famílias".

 

Fontes de Pesquisa

. Dia do Professor - Wikipedia

. Você sabe a origem do Dia do Professor? Conheça a história por trás do 15 de outubro – Governo do Estado de São Paulo

Professor é Profissão. Educador é Missão

 

                        Imagem capturada na Internet
                                         Fonte: Facebook
 

segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Os Efeitos das Mudanças Climáticas na Antártida

 

Imagem capturada na Internet
Fonte: Diário do Nordeste


Desde antes, mas, sobretudo, a partir do meu curso de Graduação em Geografia, as notícias de mudanças climáticas no mundo ocupavam espaços predefinidos nas discussões acadêmicas, principalmente, naquelas no âmbito de Congressos, Simpósios e outros eventos deste gênero 

No entanto, a atenção atribuída a estes alertas de inúmeros pesquisadores e de várias publicações de artigos científicos, nunca foi levada muito a sério, ao menos, a nível de preocupação coletiva e de alterações comportamentais antrópicas (humanas) capazes de frear e/ou mitigar suas reais consequências.  

Infelizmente, estamos observando e sentindo os efeitos do fenômeno do Aquecimento Global, tais como: aumento das temperaturas média da Terra; eventos climáticos extremos (chuvas em excesso e estiagens prolongadas, com longos períodos de secas, sem chuvas ); baixo nível dos cursos fluviais (rios) e outros corpos de água (lagos, lagoas etc.), comprometendo tanto as atividades pesqueiras quanto as de transportes fluviais; prejuízos nos sistemas de produção agrícola (menor produção de alimentos e/ou perda das lavouras), afetando o abastecimento comercial, entre outros fatores intrínsecos a este cenário.  

Um estudo divulgado, no início deste mês (04/10) pela revista Nature Geoscience chamou a atenção acerca desta questão e, principalmente, da velocidade dos impactos do Aquecimento Global em uma determinada região do planeta, que já foi considerada o “freezer da Terra”.  

Trata-se do continente antártico, que vem sofrendo degelo de forma mais acelerada, nas últimas décadas, apresentando sua superfície – em muitas localidades – com larga cobertura de líquens (vegetação com a associação simbiótica entre fungos e algas).

Imagem capturada na Internet
Fonte: Diário do Nordeste
Foto: Reprodução/Nature Geoscience


Imagem capturada na Internet
Fonte: Diário do Nordeste
Foto: Reprodução/Nature Geoscience


Tal estudo foi conduzido por pesquisadores das Universidades de Exeter e Hertfordshire, e do British Antarctic Survey, todos localizados na Inglaterra.  

Nas imagens divulgadas no referido artigo pode-se comprovar tais impactos ambientais relacionados ao aumento da temperatura, a partir da redução do gelo e a expansão da vegetação no referido continente. 

Imagem capturada na Internet
Fonte: Diário do Nordeste
Foto: Reprodução/Nature Geoscience

O estudo analisou a cobertura vegetal da Península Antártica, localizada na porção norte do continente, que se encontra mais próxima da América do Sul, durante o período de 1986 a 2021. Segundo os pesquisadores, a área coberta pela vegetação teve um aumento de 0,9 km² (1986) para aproximadamente 12 km² (2021). E, de acordo com os cientistas, a velocidade dessas mudanças fica maior a cada década.  

Embora, a paisagem na Antártica se apresente ainda, predominantemente, coberta por neve, gelo e rochas, a área esverdeada (com vegetação) - segundo Thomas Roland, autor do estudo e cientista ambiental da Exeter - cresceu significamente desde meados dos anos 1980.  

“Essa tendência reflete um padrão mais amplo de aumento da vegetação em ecossistemas de clima frio em resposta ao aquecimento recente, sugerindo mudanças generalizadas futuras nos ecossistemas terrestres da Península Antártica e seu funcionamento a longo prazo”, concluem os pesquisadores.  

Ainda, no âmbito deste estudo, o prognóstico é de que a temperatura no continente antártico suba 0,34 °C por década até 2100. 

Por meio deste estudo e de seus efeitos visíveis do espaço, os pesquisadores puderam confirmar que as mudanças climáticas já chegaram a nível planetário, alcançando distâncias remotas e inabitadas. 

Recentemente, em meados de agosto deste ano, a Antártida enfrentou eventos extremos de temperaturas mais altas. Partes do continente registraram uma onda de calor extrema, se levarmos em conta as características com temperaturas regulares da região, subindo até 27°C acima do normal.

Em outra reportagem, publicada também no Diário do Nordeste, um grupo de pesquisadores da Universidade de Dartmouth, nos EUA, com base em 16 modelos diferentes de previsões do degelo total da Antártica, previram que o colapso total do gelo no continente acontecerá até 2300 

Tal estudo foi publicado na revista Earth’s Future e, segundo os pesquisadores, a taxa de derretimento do gelo a partir do ano de 2100 ainda é "incerta". Mas, em todos os casos,

“as emissões de carbono são consideradas,

tendo em vista que o aumento está relacionado

com a perda de gelo nos próximos três séculos”.

 

Eles dizem que mesmo que haja a estabilização das emissões de carbono, ou seja, que estas sigam constantes e sem aumentos, o derretimento do continente antártico prosseguirá.  

partir de 2100, as previsões são de haver mudanças drásticas na região, com o recuo acelerado do gelo em bacias da Antártida Ocidental e, até 2200, em razão do degelo, deverá ocorrer uma elevação do nível marinho de 1,6 metro 

O que é preciso para que o homem possa acreditar que precisamos repensar o nosso modo de pensar, as nossas atitudes, se conscientizar e agir como mais responsabilidade em relação ao planeta Terra e a própria humanidade?

 

Fonte de Consulta

 . ‘Antártida está ficando verde’: imagens mostram avanço da vegetação e redução do gelo no continente – Diário do Nordeste  

. Cientistas afirmam que derretimento total do gelo da Antártida já tem data para acontecer; entenda – Diário do Nordeste

segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Início, Meio e Fim da I Campanha da Solidariedade 2024

 
Logotipo da Campanha da Solidariedade
da E.M. Dilermando Cruz

Tendo os alunos da Turma 1805 (8° Ano) da Escola Municipal Dilermando Cruz à frente deste trabalho, a I Campanha de Solidariedade, deste ano, teve início no final do mês de junho e o seu término ocorreu na última semana de agosto.

Vale ressaltar, ainda, que a mesma sofreu uma interrupção de duas semanas por conta do período do Recesso Escolar, de 15 a 28 de julho.

As metas definidas pelos alunos, em reunião, ficaram estabelecidas em 250 unidades de Gelatina em pó e 50 sacos ou latas de Leite em Pó Integral.   

A entrega dos donativos às duas Instituições beneficiadas pelo projeto foi realizada no início do mês de setembro 

Infelizmente, não conseguimos alcançar totalmente as metas estipuladas pela turma. Mas, apesar disso, consideramos o resultado satisfatório mediante as dificuldades enfrentadas.  

É notório a queda, que vem ocorrendo com o passar dos anos, do número de pessoas comprometidas a esta causa. E, também, o fato da nossa Unidade Escolar não oferecer mais o Ensino Fundamental I, o envolvimento dos alunos na Campanha caiu muito.  

Instituições beneficiadas:

. Casa de Apoio à Criança com Câncer São Vicente de Paulo

Estrada do Colégio, nº. 1185, Colégio, Rio de Janeiro (RJ).

. Associação Brasileira de Assistência aos Cancerosos - Hospital Mário Kröeff

Rua Magé, nº. 326, Penha, Rio de Janeiro (RJ).

Após a triagem e o descarte dos produtos fora da validade e/ou com embalagem violadas, o total arrecadado foi: 

. 300 unidades de Gelatinas em Pó;

. 32 Sacos e/ou Latas de Leite em Pó (400 gr.);

. 01 Saco de Composto Lácteo;

. Sobras de Medicamentos na validade;

. Gibis (HQ) e Livros de Histórias Infanto-Juvenil;

. Copos e Canecas de plásticos;

. Talheres diversos;

. Frutas de Isopor (enfeites);

. Brinquedos novos e usados (meninos e meninas).

 

Observação: A distribuição dos donativos às duas Instituições não foi proporcional devido aos seguintes fatores:

- A Casa de Apoio à Criança com Câncer São Vicente de Paulo acolhe, em seu estabelecimento, tanto a criança quanto ao seu respectivo responsável;

- O Hospital Mário Kröeff possui uma dinâmica diferente e muitos dos donativos que recebemos não são adequados a uma Unidade Hospitalar e, como este consiste em um estabelecimento de grande porte, a arrecadação de donativos é, em geral, bastante significativa (grande quantidade).

 

ETAPAS DA CAMPANHA DA SOLIDARIEDADE

1. DIVULGAÇÃO DA CAMPANHA NAS SALAS

Grupos de alunos da Turma 1805 foram formados na intenção de divulgar – tanto no Turno da Manhã quanto no da Tarde - a respectiva Campanha da Solidariedade e de sua importância mediante a participação da Comunidade Escolar.

Os alunos, da direita para a esquerda, 
Maria Eduarda Alves, Kauan Oliveira, Alice da Silva, 
Lohan Victor e André Marcos Anthero











Os alunos, da direita para a esquerda, 
Lohan Victor, Maria Eduarda Alves, 
Júlia Rodrigues, Kauan Oliveira, 
e André Marcos Anthero


2. TRIAGEM  

Etapa que consiste na contagem, na verificação da data de validade dos donativos e da integridade de suas embalagens.

Os alunos Júlia Rodrigues e Kauan Oliveira, 



Os alunos, da direita para a esquerda, 
André Marcos Anthero e  Lohan Victor








3.  ACONDICIONAMENTO EM CAIXAS 

Foi realizada a separação dos donativos de acordo com as duas Instituições beneficiadas. Em razão de caixas de papelão insuficientes, algumas sacolas foram utilizadas para o mesmo fim, sendo – posteriormente - substituídas por caixas.



Hospital Mário Kröeff


Casa de Apoio à Criança com Câncer 
S. Vicente de Paulo

Caixas e Sacola devidamente rotuladas


4. ENTREGA DOS DONATIVOS 

A entrega dos donativos foi feita no dia 03 de setembro e a única que teve a autorização assinada pelo responsável – para realizar esta tarefa – foi a aluna Alice da Silva Gomes. 

Vale ressaltar, aqui, que a responsável pela captação de recursos do Hospital Mário Kröeff datou, equivocadamente. o ofício, como sendo dia 04/09. Fato que eu só fui observar na chegada à escola, uma vez que o mesmo foi devolvido dentro de um envelope.


Hospital Mário Kröeff

Hospital Mário Kröeff



Casa de Apoio à Criança com Câncer 
S. Vicente de Paulo







Uma Blogueira Ausente

Imagem capturada na Internet
Fonte: Pixabay

 

Como blogueira, eu só tenho que pedir desculpas por não fazer jus ao meu papel como produtora (autora) e divulgadora de conteúdo online sobre diferentes temas pertinentes à minha área de conhecimento e de outros, neste espaço. 

Em situações anteriores, sob este mesmo contexto, eu também reconheci e admiti o meu erro. Infelizmente, quando o nosso corpo e mente não conseguem driblar tanto o estado físico quanto o da saúde mental, nossos esforços e todas as tentativas acabam sendo em vão. Por mais que a gente tente inverter a situação... 

E a vida prossegue, a dinâmica do mundo continua sendo ordenada por movimentos controversos, muitas das vezes (e por que não dizer, em grande parte?) por grandes instabilidades políticas, econômicas e sociais a nível mundial, nacional, regional e local.

O mês de setembro chegou e já se encerrou. Outubro está aí e, vamos que vamos!  

Mês de Outubro: Datas Comemorativas

 

23/10: Dia da Aviação e do Aviador
Imagem capturada na Internet
Fonte: Pixabay




OUTUBRO 


 1º. Dia Internacional da Terceira Idade (Dia do Idoso)

       Dia do Vendedor

       Dia Nacional do Vereador

 

02. Dia do Anjo da Guarda

       Dia Internacional da Não Violência

 

03. Dia Mundial do Dentista

       Dia do Petróleo Brasileiro

       Dia Nacional das Abelhas

 

04. Dia da Natureza

        Dia do Barman

        Dia do Cão

        Dia do Poeta

        Dia Mundial dos Animais

 

05. Dia das Aves

        Dia Mundial do Professor

        Dia da Micro e da Pequena Empresa

 

06. Dia do Prefeito

        Dia das Eleições Municipais (Brasil)

        Dia Nacional do Doador de Medula Óssea

        Dia do Tecnólogo

        Dia Nacional do Circulista

 

07. Dia do Compositor

       Dia Mundial do Habitat

 

08. Dia do Nordestino

       Dia do Direito à Vida

       Dia do Asfaltador

 

09. Dia do Analista de Suporte

       Dia do Atletismo

       Dia Mundial dos Correios

       Dia do Açougueiro

 

10. Dia Mundial do Lions Clube

       Dia Mundial Contra Pena de Morte

       Dia do Empresário Brasileiro

       Dia Mundial da Saúde Mental 

       Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher


11. Dia do Deficiente Físico

      Dia Internacional da Menina

      Dia do Teatro Municipal

 

12. Dia de Nossa Senhora da Aparecida do Norte

      (Padroeira do Brasil)

      Dia da Criança

      Dia do Engenheiro Agrônomo

      Dia do Mar

      Dia do Descobrimento da América (1492)

      Dia do Corretor de Seguros

      Dia Nacional da Leitura

 

13. Dia do Terapeuta Ocupacional

       Dia do Fisioterapeuta

       Dia Internacional para Redução de Desastres Naturais

 

14. Dia Nacional da Pecuária

 

15. Dia do Professor

      Dia do Normalista

      Dia Internacional da Mulher Rural

 

16. Dia Mundial da Alimentação

       Dia da Ciência e Tecnologia

       Dia do Anestesiologista

       Dia da Ciência e da Tecnologia

 

17. Dia Internacional para Erradicação da Pobreza

       Dia da Indústria Aeronáutica Brasileira

       Dia do Eletricista

       Dia do Profissional de Propaganda

 

18. Dia do Médico

       Dia do Estivador

       Dia do Securitário

       Dia do Pintor

 

19. Dia do Profissional da Informática

 

20. Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo

       Dia do Arquivista

       Dia Internacional do Bicho Preguiça

       Dia Mundial da Estatística

       Dia do Poeta

 

21. Dia do Contato

       Dia Nacional do Economista Doméstico

 

22. Dia do Enólogo

       Dia do Paraquedista

       Dia do Protesto Mundial contra o Uso de Eletrochoque

       Dia Internacional da Atenção à Cegueira

       Dia Internacional do Radioamador

 

23. Dia da Aviação e do Aviador

       Dia da Força Aérea Brasileira

 

24. Dia da Organização das Nações Unidas (ONU)

 

25. Dia Internacional Contra a Exploração da Mulher

        Dia da Democracia

        Dia do Dentista Brasileiro

        Dia do Sapateiro

        Dia Mundial da Pasta (Macarrão)

       Dia da Revolução Russa (1917)

       Dia Internacional das Artistas

 

26. Dia da Cruz Vermelha

        Dia do Trabalhador da Construção Civil

 

27. Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual

 

28. Dia do Funcionário Público

 

29. Dia Nacional do Livro

        Dia do Cerimonialista

 

30. Dia do Balconista

        Dia do Comerciário

        Dia do Fisiculturista

 

31. Dia Mundial do Comissário de Voo

       Dia das Bruxas (Halloween)

       Dia da Reforma Luterana

       Dia Mundial das Cidades