quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Escolas Públicas da Rede Estadual e Municipal do Rio de janeiro: Reinício das aulas confirmado para o dia 17 de agosto



Imagem capturada na Internet


Eu acreditava que o reinício das aulas iria ser adiado mais uma vez, mas tanto a rede pública estadual quanto a municipal do Rio de Janeiro decidiu manter a data da próxima 2ª feira, dia 17 de agosto.

Contudo, diferentemente da decisão das Secretarias de Estado de Educação e de Saúde, os Secretários Municipais de Educação, de Saúde e de Defesa Civil, Claudia Costin e Hans Dohmann, respectivamente, anunciaram que somente os alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental é que terão aula à partir da próxima 2ª feira.

Sendo assim, as aulas permanecem suspensas para as turmas de Educação Infantil e para os alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental.

Tais medidas se justificam em razão da grande incidência de crianças com a gripe suína nas faixas etárias correspondente aos referidos anos do Ensino Fundamental.

Como todos devem estar acompanhando a evolução do quadro da doença no país, bem como as orientações médicas e as medidas preventivas, devemos seguir alguns procedimentos básicos:

- suspeitas de gripe H1N1, evitem ir à escola e procurem um Posto de Saúde ou Hospital mais próximo de casa;

- alunos com os mesmos sintomas da Nova Gripe, em sala de aula, o professor deve conduzi-los à Secretaria da Unidade Escolar, notificar aos seus responsáveis e solicitar o comparecimento deles a fim de que os estudantes sejam encaminhados ao Hospital ou Posto de Saúde;

- ao tossir ou espirrar, evitem se direcionar para cima das pessoas;

- evitem colocar o dedo na boca e/ou roerem as unhas;

- não peçam e nem compartilhem copos, talheres, batom, brilho labial etc. com os (as) colegas;

- prefiram lenços de papel ao invés dos lenços tradicionais de tecido;

- tragam garrafinhas de água de casa, mas tenham o cuidado de não compartilhar a mesma, com o colega, através do contato direto da boca no gargalo;

- lavem as mãos constantemente (ao entrar na escola, nos intervalos e na saída);

- para o seu próprio uso e segurança, providenciem a compra de um recipiente plástico, pequeno (à venda em lojas artesanais de perfumarias) e preencha-o com álcool gel.

Dizem que as escolas vão estar equipadas com álcool gel, copos descartáveis e, inclusive, com bebedouro de coluna com garrafão.

Bom, eu não sei se todas as Unidades Escolares, principalmente, as da rede de ensino público vão ter verbas para adquirirem – através de compra – estes itens.

4 comentários:

  1. Professora é bem capaz de nem em todas as escolas terem copos, álcool gel e filtro. Minha mãe ta arrumando alguma garrafinha pequena para mim e minha irmã levar álcoon para escola :)

    ResponderExcluir
  2. É bom se prevenir, Tamiris! Se cada um providenciasse uma garrafa de água para beber e, se possível, um frasco (pequeno) com álccol em gel seria ótimo! Não custa nada!
    Segunda feira começam as aulas, viu?! Beijos.

    ResponderExcluir
  3. É, Jheniffer, eu vi sua alegria em voltar à escola, às aulas. Espero que você mantenha esta alegria até o final do ano. Só não me levante mais no ar, tá?

    Os riscos são grandes...

    beijos

    ResponderExcluir