Imagem capturada na Internet
(Fonte: Revista Nova Escola)
Entre as atividades desenvolvidas no âmbito da E.M. Dilermando
Cruz, no 2˚ Bimestre de 2015, vale destacar o subprojeto elencado para o período,
o qual foi pertinente à temática “Contribuição do Negro na Construção da Cidade
do Rio de Janeiro”.
O evento foi realizado no dia 22 de maio, muito embora -
durante o bimestre todo - alguns professores da Unidade Escolar tenham dado
continuidade aos trabalhos sob o mesmo foco.
Neste dia, a solenidade de Abertura foi no pátio interno da
escola, com a execução do Hino Nacional, cantado por todos os alunos do turno da
manhã e, também, do 2˚ Turno, presentes na cerimônia.
A Programação contava com diversas atividades, tanto no pátio
interno e em outros recintos, próximos a este, quanto no Auditório.
No pátio interno e arredores foram expostos os trabalhos dos
alunos (cartazes), assim como a exposição de alguns pratos da culinária
africana, apresentação de dança (Maculelê) etc. Infelizmente, o grupo que iria jogar capoeira não compareceu.
No Auditório, além da realização de peças teatrais sob a mesma
temática, contracenada pelos alunos do 9˚ Ano (Turmas 1901, 1902 e 1903) houve Roda
de Conversa com o Diretor do Grupo Panela de Barro, Haroldo Mário Rosa, cujo
tema, entre outros, versou sobre a Lei 10.639/03, a qual estabelece a obrigatoriedade do
ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira na Grade Curricular tanto
nas escolas de Ensino Fundamental quanto de Ensino Médio, públicas e privadas.
Vale ressaltar aqui, ainda, que a referida Lei foi alterada pela
Lei 11.645/08, com a inclusão da importância dos povos indígenas, também, na
formação da sociedade brasileira (ver a referida Lei, AQUI).
Infelizmente, diante do adiantado da hora e do meu exercício
em outra Unidade Escolar, à tarde, não pude participar da Roda de Conversa, que
contou com a participação do Diretor da nossa escola, o Prof. Harold Hobbes
Silva, outros professores, alunos e até ex-alunos.
Exposição dos Trabalhos dos Alunos
Nenhum comentário:
Postar um comentário