domingo, 31 de março de 2019

Ciclone Tropical Idai: Passagem e Devastação

 
Moçambique após a passagem do Ciclone Idai
Imagem capturada na Internet
Fonte: CEIRI NEWS


No dia 14 deste mês, uma tempestade tropical intensa (ou ciclone tropical) chegou à região Sudeste da África, atingindo fortemente Malauí e, sobretudo, Moçambique e Zimbábue, os dois mais devastados pelo fenômeno.

 

 Mapa de localização dos países
atingidos pelo Ciclone Idai
Imagem capturada na Internet
Fonte: DW
 

A formação e passagem do ciclone, denominado de Idai, foi classificada como a pior tempestade tropical a atingir a referida região africana, nas últimas décadas. Além dos ventos fortes, a população dos países atingidos pelo referido ciclone sofreu, inicialmente, com as inundações, perdas materiais e humanas. Após a sua passagem, surtos de doenças ameaçam os sobreviventes.
 
Calcula-se que cerca de 3 milhões de pessoas foram afetadas pelo Ciclone Idai nesta região, sendo quase a metade, crianças. Segundo os últimos balanços divulgados nas mídias, até o dia 24 de março, só em Moçambique, foram 446 óbitos e 1.528 feridos, em um total de 750 vítimas fatais, nestes três países.
 
Como já mencionei neste Blog, Ciclone, Furacão e Tufão são expressões diferentes para o mesmo fenômeno atmosférico, ou melhor, todos são tempestades tropicais e, dependendo da região do mundo em que se formam, a sua denominação vai variar.

Vale ressaltar que todos se caracterizam por um sistema rotativo e organizado de nuvens e tempestades, sazonais, originados em águas tropicais ou subtropicais, cuja velocidade dos ventos atinge 119 km/h ou mais.

Sendo assim, de acordo com a sua localização, os Ciclones são tempestades tropicais formadas no Pacífico Sul e no Oceano Índico. A época de sua ocorrência se dá no período de novembro a abril.

Quando essas tempestades são formadas no noroeste do Oceano Pacífico, elas são chamadas de Tufões, os quais – embora possam se formar em qualquer época do ano – são mais ocorrentes entre maio e outubro.
 
Já os Furacões são tempestades tropicais formadas no norte do oceano Atlântico e no nordeste do oceano Pacífico, com ocorrência comum no período de 1º de junho a 30 de novembro.


No caso específico do Ciclone Idai, em Moçambique, além das atividades de resgate e de salvamento, realizadas após a sua passagem, bem como do atendimento aos feridos e desabrigados, a situação da população moçambicanas se agravou mediante os alagamentos e inundações que desencadearam a proliferação de doenças como a malária, febre tifoide e o cólera, assim como pela escassez de alimentos, de água e de outros produtos essenciais.


 
Moçambique
Imagem capturada na Internet
Fonte: G1

 
 Moçambique
Imagem capturada na Internet
Fonte: G1


 
"Haverá mais [casos], porque cólera é uma pandemia. Quando há um caso, podemos temer outros. Estamos pondo em marcha medidas preventivas para limitar o impacto"
(Ussein Isse, Diretor Nacional de Saúde de Moçambique)
 

Atualmente, essa é a preocupação principal, assim como a ajuda financeira internacional para a reconstrução dos países.
 
Fontes de Consulta
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário