Eu (jan/2018)
Como mencionei em algumas turmas, estive ausente do Blog, mas
estou retornando aos poucos. Estive envolvida com outras atividades, inclusive,
durante o período do carnaval, o que me impossibilitou de mantê-lo atualizado.
E o interessante e engrandecedor é observar que muitos alunos
estão conseguindo perceber os conteúdos -
trabalhados em sala de aula - em situações reais do nosso cotidiano, assim
como outros a nível nacional e internacional.
Um exemplo, entre outros, foi o caso do bloqueio da fronteira entre Venezuela e Brasil, por ordem do presidente venezuelano, Nicolás Maduro.
Ou, como foi também mencionado a partir dos mesmos, a proposta polêmica do presidente Donald Trump de construir um muro ao longo da fronteira entre os EUA e o México (fronteira Geopolítica), cujo objetivo é de impedir a entrada de imigrantes ilegais ao território estadunidense, assim como de drogas.
Temas bastante levantados pelos alunos do 7° Ano, o que demonstra que eles estão acompanhando os noticiários.
No Ensino Médio, os alunos puderam observar muitos tópicos ligados às condições atmosféricas, seja em termos de Tempo seja em termos de Clima, com a estação mais quente e chuvosa em que estamos (Verão). Tivemos e sofremos com as precipitações pluviais e a de granizo, também.
Aproveitei e levei – para a aula - um granito (rocha magmática), a fim de esclarecer uma dúvida que ocorre muito acerca do termo certo... granito ou granizo (há uma publicação sobre essa ocorrência, datada de 28/02).
Uma aluna ainda questionou se eu havia levado a rocha dentro da bolsa (ela ficou espantada, pelo jeito). Eu confirmei que sim e respondi que vendo a rocha, os alunos iriam apreender mais facilmente, assim como qualquer tópico, o qual de forma abstrata não teria o mesmo efeito (vendo algo concreto ou vivenciando alguma situação).
Outros tópicos foram questionados e trabalhados em sala de aula. Espero poder atualizar as publicações no Blog, em breve.
Um exemplo, entre outros, foi o caso do bloqueio da fronteira entre Venezuela e Brasil, por ordem do presidente venezuelano, Nicolás Maduro.
Ou, como foi também mencionado a partir dos mesmos, a proposta polêmica do presidente Donald Trump de construir um muro ao longo da fronteira entre os EUA e o México (fronteira Geopolítica), cujo objetivo é de impedir a entrada de imigrantes ilegais ao território estadunidense, assim como de drogas.
Temas bastante levantados pelos alunos do 7° Ano, o que demonstra que eles estão acompanhando os noticiários.
No Ensino Médio, os alunos puderam observar muitos tópicos ligados às condições atmosféricas, seja em termos de Tempo seja em termos de Clima, com a estação mais quente e chuvosa em que estamos (Verão). Tivemos e sofremos com as precipitações pluviais e a de granizo, também.
Aproveitei e levei – para a aula - um granito (rocha magmática), a fim de esclarecer uma dúvida que ocorre muito acerca do termo certo... granito ou granizo (há uma publicação sobre essa ocorrência, datada de 28/02).
Uma aluna ainda questionou se eu havia levado a rocha dentro da bolsa (ela ficou espantada, pelo jeito). Eu confirmei que sim e respondi que vendo a rocha, os alunos iriam apreender mais facilmente, assim como qualquer tópico, o qual de forma abstrata não teria o mesmo efeito (vendo algo concreto ou vivenciando alguma situação).
Outros tópicos foram questionados e trabalhados em sala de aula. Espero poder atualizar as publicações no Blog, em breve.
Parabéns pelo blog, espero novidades. Abraços.
ResponderExcluir