sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Atividade de Leitura Imagética na Aula de Geografia

Eu costumo comentar com os alunos que eles começam a vivenciar a Geografia desde o momento que abrem os olhos, ao acordar.

E é pela própria relevância da Geografia na compreensão da dinâmica do mundo contemporâneo que grande parte de suas aulas deveria ser dada na parte externa do muro da escola, isto é, promovendo trabalho de campo e/ou excursões pelas redondezas da Unidade Escolar.

Por isso, o ideal seria não ficarmos presos aos limites de uma sala ou do estabelecimento de ensino. Contudo, principalmente, nas grandes cidades, a violência urbana surge como um dos obstáculos a esta iniciativa. Por incrível que pareça, até mesmo para registro fotográfico. Se para tirar uma fotografia é arriscado, o que dizer quanto à segurança e integridade física do aluno e do próprio professor?

Daí ficar só no chamado “Cuspe e caneta preta de quadro branco” não dá. A grande maioria dos professores faz uso de desenhos no quadro, a exibição de filmes e documentários, pesquisas na Internet, entre outros recursos metodológicos.

Eu gosto muito de trabalhar, também, com outro tipo de recurso visual: as imagens. Imagens contextualizadas ao tópico da matéria dada, fazendo jus à antiga frase de Confúcio, “Uma imagem vale mais que mil palavras”. Isso sob a forma de atividade Leitura Imagética.

Em geral, os alunos gostam muito, pois a imagem facilita a aprendizagem.







Atualmente, estou usando e abusando desta estratégica nas Atividades das Aulas Remotas (on line). 




Nenhum comentário:

Postar um comentário