sábado, 5 de junho de 2021

Os Vencedores da BigPicture Natural World Photography Competição (2021)

 

Imagem Vencedora da 
Competição de Fotografia Natural World
Imagem capturada na Internet

Sob o contexto da rica diversidade da vida na Terra, visando inspirar – através do poder das imagens - ações voltadas para proteção e conservação das mesmas, é assim que a BigPicture incentiva fotógrafos do mundo inteiro a participar da Competição de Fotografia Natural World.  

A relação das Fotografias e seus respectivos autores da 8ª Edição da Competição deste ano (2021) foi divulgado e, como adoro fotografia, eu não iria deixar de postá-las neste espaço.  

A BigPicture é presidida pelo premiado fotógrafo de conservação Suzi Eszterhas, acolhendo imagens da natureza, vida selvagem e conservação, distribuídas em 7 Categorias. Além de ganhar prêmios em dinheiro, as fotografias vencedoras são exibidas na California Academy of Sciences, não havendo restrições quanto à nacionalidade do fotógrafo e nem da paisagem em foco. A competição é aberta a todos os fotógrafos do mundo.  

O vencedor do Grande Prêmio, ou seja, o autor da melhor imagem de toda a Competição receberá US $ 5.000 e esta será apresentada na exposição anual na California Academy of Sciences. Os primeiros colocados das sete categorias oficiais receberão o prêmio em dinheiro no valor de $ 1.000, cada um, e também terão suas imagens apresentadas na exibição anual na referida Academia.  

Vencedores da Competição de Fotografia Natural World de 2021:

. O Grande Prêmio (US $ 5.000) – escolhida como a melhor imagem da BigPicture Natural World Photography Competição (2021)

Título: Esperança em uma plantação queimada - Mallacoota, Austrália

Fotógrafa/Autora: Jo-Anne McArthur (Toronto, Canadá)


Descrição traduzida: “A icônica Austrália é capturada neste momento particular, quando um canguru resiliente faz uma pausa em uma plantação de eucalipto queimada. Quase três bilhões de animais morreram ou foram deslocados nas cataclísmicas queimadas australianas de 2019 e 2020. Este canguru cinza oriental e seu joey representam os sobreviventes sortudos, escapando de uma área que foi transformada por humanos para a agricultura e, em seguida, devastada pelo fogo”.


1. Categoria: Vida Aquática

Título: Barracuda - Koror, Palau

Fotógrafo/Autor: Yung-Sen Wu (Cidade de Ho Chi Minh, Vietnã)


Descrição traduzida: “O fotógrafo nadou com essa bateria de barracuda no Blue Corner por quatro dias, procurando o ângulo perfeito. Ao final de um mergulho de 50 minutos em seu quinto dia, os peixes permitiram que ele nadasse entre eles como parte do cardume e ele capturou esta visão fisheye. No sexto dia, ele se juntou ao peixe sem sua câmera”.


2. Categoria: Vida Selvagem Terrestre

Título: Chefe - Great Bear Rainforest, Canadá

Fotógrafa/Autora: Michelle Valberg (Gloucester, Canadá)

 

Descrição traduzida: “Este urso-espírito, uma das poucas centenas de ursos brancos nesta subespécie de ursos negros nas florestas tropicais costeiras da Colúmbia Britânica, é conhecido pelo nome de ‘Boss’. Depois de abaixar a cabeça no rio em busca de ovas de salmão, ele puxou a cabeça para cima e balançou as gotas girando em volta de sua cabeça, olhou para o fotógrafo por uma fração de segundo e então voltou a mergulhar na água para comer”.

 

3. Categoria: Vida Alada

Título: Bico com Bico - Mount Seymour Provincial Park, Canadá

Fotógrafo/Autor: Shane Kalyn (Vancouver, Canadá)

Descrição traduzida: “Depois de alisar as penas uns dos outros, os corvos se revezaram inspecionando cada canto e fenda nos bicos uns dos outros - conversando entre si durante todo o processo. Em três invernos observando os comportamentos de compartilhamento de presentes, cuidados pessoais e canto dos corvos na montanha, o fotógrafo nunca havia testemunhado nada parecido com isso”.


4. Categoria: Paisagens, Paisagens Aquáticas e Flora

Título: Outro planeta - Reserva Natural Fjallabak, Islândia

Fotógrafo/Autor: Fran Rubia (Roquetas de Mar, Espanha)

 


Descrição traduzida: “O que pareciam ser montanhas do solo acabou por ser vulcões extintos, conforme capturado por este drone tirado em um dia nublado de junho, na hora do sol da meia-noite. A perspectiva incomum de uma paisagem inóspita manchada por traços de óxido de ferro cria uma atmosfera de outro mundo”.

 

5. Categoria: Arte da Natureza

Título: O Cálice de Fogo - Toplepada, Índia

Fotógrafo/Autor: Sarang Naik (Mumbai, Índia)

 


Descrição traduzida: “Este cogumelo, iluminado por uma simples lanterna, era um dos muitos fungos que cresciam ao redor da casa do fotógrafo no campo. Durante a estação das monções, os cogumelos liberavam esporos grossos e marrom-amarelados ao longo do dia por quase um mês - um fenômeno comum, mas frequentemente ignorado”.

 

6. Categoria: Natureza Humana

Título: Sinal das Marés - Monterey, EUA

Fotógrafo/Autor: Ralph Pace (Pacific Grove, EUA)

 


Descrição traduzida: “Nesta fotografia perfeitamente composta, uma máscara facial descartada no formato de uma tartaruga marinha atrai um notoriamente curioso leão-marinho da Califórnia. Filmado em novembro de 2020, esta foi a primeira vez que o fotógrafo viu uma máscara debaixo d'água, mas infelizmente ele viu muitas desde então. Os efeitos da pandemia provavelmente permanecerão em nossos oceanos por muitos anos”.

  

7. Categoria: História da foto: Fora do comum

Título: Ursos de gelo Klukshu - Território Yukon, Canadá

Fotógrafo/Autor: Peter Mather (Whitehorse, Canadá)

 


Descrição traduzida: “A cada inverno, ursos pardos vão pescar perto de Klukshu e de outras aldeias das Primeiras Nações de Yukon, atrasando sua hibernação para pegar algumas das últimas corridas de salmão. Pescando em temperaturas abaixo de zero, quando a água do riacho congela, os ursos são cobertos por pingentes de gelo que balançam enquanto caminham, tilintando como lustres. Mas com o inverno chegando mais tarde a cada ano, e os rios - que carregam o salmão - desaparecendo devido ao recuo das geleiras, esse fenômeno extraordinário do urso do gelo pode derreter”.

 

Fonte: BigPicture Competition 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário