sexta-feira, 24 de junho de 2022

Atualizando os Números da Pandemia do Novo Coronavírus

 

Imagem capturada na Internet
Fonte: Pixabay

Há tempo estou para atualizar os registros oficiais dos casos confirmados de Covid-19, bem como dos óbitos, tanto a nível nacional quanto estadual (Rio de Janeiro) e municipal (capital do estado).  

O que temos percebido, aqui na cidade do Rio de Janeiro, que a contaminação pelo Novo Coronavírus (SARS-CoV-2) aumentou. Nas unidades escolares em que leciono (três ao todo) há vários casos, entre alunos e profissionais.  

Também é visível a conscientização de algumas famílias e seus respectivos filhos (nossos alunos), pois o uso de máscara também aumentou entre eles.  

Eu conversei com todas as turmas a respeito do aumento dos casos e da importância do uso das máscaras, bem como de outros cuidados. Aproveitei para elogiar aqueles que estavam de máscara, mas com certa ressalva, pois é nítido quando tal decisão (uso de máscara) é imposta pelo responsável e quando o aluno tem consciência da importância do seu uso, na conjuntura atual.  

Quando a medida é imposta pelo responsável e o aluno não compactua com tal ordem, ele pode até sair de casa com a proteção facial, mas – quando chega na escola – a mesma vai para a mochila ou fica no queixo, menos no rosto, de forma preventiva adequada.  

E, por isso, temos de orientá-los sempre! Vejamos os números... 

. BRASIL

De acordo com o site do Ministério da Saúde, o número de casos confirmados da Covid-19, desde o início da Pandemia até ontem (23/06), totalizava em 31.962.782 pessoas, enquanto o número de óbitos no país somava 669.895 pessoas.  

Entre as regiões brasileiras, os registros oficiais são:

 

REGIÕES

CASOS

CONFIRMADOS

 

ÓBITOS

. Norte

2.529.411  

273

. Nordeste

6.359.786

227

. Sul

6.903.608   

352

. Sudeste

12.624.677

363

. Centro-Oeste

3.545.300

392

  

Como pode ser observado acerca deste triste ranking, enquanto a região Sudeste lidera em termos de casos confirmados, inclusive, apresentando aumento de novos casos, a região Centro-Oeste desponta em 1° lugar nos registros de óbitos decorrentes da doença 

No entanto, embora, o Centro-Oeste apresentem estes registros elevados em termos de mortes, o número de óbitos novos – atualmente - incide sobre a região Sudeste, mais especificamente, sobre o estado de São Paulo

 

. ESTADO DO RIO DE JANEIRO E CAPITAL

Desde o início da Pandemia até ontem (23/06), os casos confirmados da Covid-19 no estado do Rio de Janeiro já somam 2.308.917 pessoas, enquanto que o número de mortes está na ordem de 74.037 

Quanto aos números na capital do estado, isto é, no município do Rio de Janeiro, os respectivos registros são 1.063.466 casos confirmados e 36.955 óbitos.  

Infelizmente, as estatísticas não mentem! Esses números vêm aumentando e, por isso, devemos orientar e conscientizar os nossos alunos, familiares e amigos, que devemos continuar praticando medidas preventivas, a fim de que este cenário não piore, quer seja em termos de contágios, de internações e de mortes.  

Nesta expectativa, vale ressaltar – ainda – a importância da imunização, seguindo o calendário por idade das Campanhas de Vacinação, não deixando de cumprir este dever!

Fontes de Consulta:

. Covid-19 no Brasil. Ministérioda Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário