sábado, 25 de junho de 2022

Transmissão Comunitária de Varíola dos Macacos no Brasil

 

Vírus Monkypox
Imagem capturada na Internet
Fonte: G1 - Rio Grande do Norte

Texto atualizado em 25/06/2022 às 9h10

E, por falar em atualização dos registros, os números oficiais, até a presente da data, acerca da varíola dos macacos, no Brasil, já contabiliza dezessete (17) casos

São Paulo lidera o ranking com onze (11) casos, seguido pelo Rio de Janeiro, com quatro (04) e Rio Grande do Sul com dois (02). Havendo, ainda, dez (10) casos sob suspeita, sendo monitorados.  

Para piorar esse quadro, desses dezessete casos em nosso país, cinco deles - três em São Paulo e dois no Rio de Janeiro - são “autóctones”, isto é, a contaminação pelo vírus monkeypox foi em território nacional (transmissão comunitária do vírus em nosso país). Diferentemente, dos casos anteriores, cujos pacientes haviam retornados de viagens do continente africano ou de países com registro da doença, assim como aqueles que se contaminaram por contato direto com pessoa que tenha viajado.  

Com o surgimento desses casos de transmissão local, a preocupação se torna bem maior, mesmo os especialistas afirmando que a doença apresenta um "risco moderado" para o homem e que os riscos de sua transmissão são menores que a da Covid-19.   

Em geral, os sintomas surgem, de 5 a 21 dias, após a infecção, podendo durar de duas a quatro semanas.   

Relembrando os principais sintomas da varíola dos macacos: dor de cabeça, calafrios, dores musculares e nas costas, febre, erupções cutâneas (manchas, lesões ou bolhas) e linfonodos (inchados).  


Imagem capturada na Internet
Fonte: BBC (publicado no G1 - Rio de Janeiro)


As medidas de prevenção são: isolamento dos infectados, manter o distanciamento, o uso de máscara facial e lavar as mãos com água e sabão ou com álcool em gel.

 

Fontes de Consulta

. BOEHM, Camila. Brasil tem 17 casos confirmados para a varíola dos macacos – Agência Brasil 

. Ministério da Saúde confirma três casos em SP de transmissão local de varíola dos macacos – G1 

. MÕES, Malu. Brasil confirma transmissão comunitária de varíola dos macacos. Poder 360

Nenhum comentário:

Postar um comentário