Imagem capturada na Internet Fonte: Portal da Câmara Municipal de Ibirité |
Hoje, 19 de abril, se comemora o Dia dos Povos
Indígenas. Antes, a data era reportada como o Dia do Índio (Decreto-Lei nº
5.540, de 2 de junho de 1943). A mudança ocorreu no ano passado (2022), após a aprovação e a
promulgação da Lei 14.402/22, que teve como base o Projeto de Lei 5466/19 da deputada Joenia
Wapichana (Rede-RR).
Deputada Joenia Wapichana Imagem capturada na Internet Fonte: Portal da Câmara dos Deputados |
Esta nova terminologia oferece mais elementos que valorizam as diversidades culturais dos nossos povos originários. Em todo o território nacional, segundo dados do IBGE (2010), entre os grupos indígenas do Brasil, são mais de 300 etnias, tendo cada qual os seus costumes, língua e culturas próprias. Daí a escolha desta nova nomenclatura, pois esta valoriza os povos indígenas, em geral, e não apenas o indivíduo estigmatizado “índio”, que não traz implícito as características, valores, culturas e diversidades de seus povos, originários de nossa terra.
O Coordenador Executivo da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), Dinamam Tuxá, em entrevista à Agência Brasil, afirmou que o preconceito existente é reforçado com este estereótipo atribuído ao índio, o qual persiste ainda nas escolas, seja por ocasião das comemorações do dia 19 de abril seja nos livros didáticos.
"Várias escolas fantasiando crianças; querem colocar os indígenas em um formato, dentro de uma caixinha. Indígena é aquele que mora dentro da floresta, que anda, tem vestimentas. Isso cria um cenário de um racismo porque essas crianças crescem na ideologia de um indígena do cabelo liso, dos olhos puxados, uma pele avermelhada”, disse Tuxá.
E, nós não devemos esquecer que há povos indígenas vivendo em áreas urbanas, nas cidades.
O referido líder indígena ainda mencionou o processo de miscigenação forçada e de violência que as mulheres indígenas sofreram ao longo dos anos, sobretudo, quanto aos abusos sexuais.
Muitas pessoas tratam os indígenas como se estes não fizessem parte do povo brasileiro, mas eles fazem parte e, na verdade, como foi dito no início, eles são os povos originários do nosso país. São brasileiros, sim! E merecem todo o nosso respeito!
A ministra Sônia Guajajara que comanda o Ministério dos Povos Originários, pasta recém-criada pelo atual governo, reforça a importância dos povos indígenas e de sua diversidade étnica-cultural (Portal da Câmara Municipal de Ibirité):
“Nós
existimos de muitas e diferentes formas.
Estamos
nas cidades, nas aldeias, nas florestas,
exercendo os mais diversos ofícios
que vocês possam imaginar.
Vivemos no mesmo tempo e espaço
que qualquer um de vocês.
Somos
contemporâneos desse presente
e vamos
construir o Brasil do futuro,
porque o
futuro do planeta é ancestral. ”
Sônia Guajajara Imagem capturada na internet Fonte: JOTA |
. Dia dos Povos Indígenas: nova nomenclatura resgata respeito à população originária (2023) – Sindicato dos Bancários
Nenhum comentário:
Postar um comentário