quinta-feira, 2 de novembro de 2023

Atualizando os Dados sobre o Conflito entre Israel e o Hamas

Palestinos nos destroços de bombardeios israelenses
Imagem capturada na Internet
Fonte: Carta Capital
Foto: Bashar TALEB/AFP

 

Atualizando as informações acerca do conflito no Oriente Médio, entre Israel e o grupo terrorista Hamas, iniciado no dia 7 de outubro, após os ataques do respectivo grupo extremista em território israelense, o número de mortos – abrangendo palestinos e israelensesultrapassa 10 mil vítimas 

Ao todo, de acordo com os registros até a presente data, foram 8.924 palestinos, sendo a maioria (8.796) na Faixa de Gaza e 1.405 israelenses 

Desde o início do confronto entre ambas as partes, segundo o Ministério da Saúde do movimento islamita palestino Hamas, 3.648 crianças morreram (Carta Capital).

Com divergências nas mídias, quanto aos números de feridos de ambos os lados, estes somam mais de 25.000 pessoas, sendo o maior número de palestinos. 

Na 3ª feira passada (31/10), Israel bombardeou o Campo de Jabalia, o maior campo de refugiados de Gazalocalizado na região Nortecausando dezenas de mortes. Estimam-se – ao menos - 50 pessoas morreram, incluindo reféns do Hamas que estavam aprisionadas no respectivo local, no qual havia um complexo de comando e controle do Hamas. 

Campo de Jabalia
Imagem capturada na Internet
Fonte: CBN

O Egito condenou tal ataque e, mediante um acordo firmado entre ele, Israel e Hamas, mediado por Qatardecidiu abrir pela primeira vez, sua fronteira com a Faixa de Gaza – em Rafah - para a passagem de um grupo de cerca de 335 estrangeiros e 76 palestinos feridos. No grupo dos estrangeiros não haviam brasileiros. Os feridos acolhidos deverão passar por procedimentos médicos. 

O grupo extremista Hamas, mesmo estando em combate com as tropas israelenses, em Gaza, anunciou que libertará – em breve - alguns dos reféns estrangeiros. Estima-se que mais de 200 reféns estejam em seu poder. 

Conforme comunicado das Forças de Segurança de Israel, eles também mataram – em um ataque - Muhammad A'sar, chefe da unidade antitanques do grupo extremista, que supervisionava todas as operações com mísseis antitanque, comandava as unidades regularmente e apoiava-as durante emergências. 

Muhammad A'sar
Imagem capturada na Internet
Fonte: X (Twitter)

A morte de Muhammad A'sar constituiu uma perda muito significativa para o Hamas, mas, de acordo com o Ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, as ações vão continuar, 

"Não vamos parar até alcançarmos todos eles,

todos os terroristas em todos os níveis.

Estamos determinados a vencer.

O inimigo tem apenas duas opções –

render-se incondicionalmente ou morrer.

Não existe uma terceira opção."

(Ynet News)


O fim desta guerra e a paz estão longe de acontecer no Oriente Médio!


Fontes de Consulta 

. Fronteira de Rafah com Egito é aberta para saída de estrangeiros de Gaza (2023) – UOL Internacional 

. Guerra entre Israel e Hamas causou mais de 10 mil mortes (2023) – Carta Capital 

. ZITUN, Yoav: Assistir: Comandante das unidades de mísseis antitanque do Hamas morto em ataque aéreo das FDI (2023) -  YnetNews (traduzido) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário