sábado, 25 de novembro de 2023

O Cessar-Fogo entre Israel X Hamas e a Troca de Reféns Israelenses com Prisioneiros Palestinos

 

Cessar-fogo na guerra entre Israel e Hamas
Imagem capturada na Internet
Fonte: Folha de Pernambuco
Foto: Mahmud Hams/AFP

Texto atualizado em 25/11/2023 às 21:45

No âmbito do conflito entre Israel e Hamas, que teve início, em 7 de outubro do ano em curso, após o ataque surpresa do grupo terrorista ao território israelense, pela primeira vez, os combates tiveram uma pausa a contar a partir de ontem, 6ª feira (24/11), às 7h no horário local (2h em Brasília).  

O “mérito” deste cessar-fogo coube ao Qatar, que se destacou como mediador principal do acordo estabelecido entre as referidas partes, incluindo também o grupo islâmico xiita Hezbollah.   

O Egito e os Estados Unidos também atuaram como mediadores, mas sem a notoriedade alcançada pelas autoridades catarianas. 

Este cessar-fogo é temporário, a princípio, de apenas 4 dias, em concordância por ambas as partes principais (Israel e Hamas). Infelizmente, a guerra está longe de acabar ou de ter um desfecho positivo. E nós sabemos, por meio das notícias que nos chegam que este confronto armado já causou a morte de mais 15.900 pessoas, segundo dados de 22/11, publicados no CNN Brasil.

Imagem capturada na Internet
Fonte: CNN Brasil
Foto: Ahmed Zakot/Reuters

No acordo de cessar-fogo ficou estabelecido, como contrapartida, que tanto Israel quanto o Hamas libertariam os reféns de cada lado, ou melhor dizendo, seria uma troca de reféns e prisioneiros, respectivamente.

Foi acordado, inicialmente, a libertação de 150 palestinos em poder de Israel e 50 reféns israelenses capturados pelo Hamas. 

Há, ainda, a expectativa do prazo de cessar-fogo ser estendido, tendo em vista que o governo israelense garantiu que daria um dia de acréscimo à esta trégua a cada 10 reféns adicionais que o Hamas libertasse, além do número inicial de 50 pessoas. 

Estima-se que existam cerca de 240 pessoas são mantidas como reféns, sendo a maioria israelense. 

Além da libertação dos reféns, Israel também consentiu a entrada de caminhões de ajuda humanitária e de combustível, por dia, na região Sul do território palestino, por meio da passagem de Rafah, na fronteira entre Gaza e o Egito. 

E assim foi feito, ontem, no primeiro dia do cessar-fogo... 

Como foi acordado, durante os quatro dias do cessar-fogo, 300 caminhões de ajuda humanitária e 4 de combustível seriam enviados, por dia, à Gaza. 

Segundo a Al Jazeeza (canal estatal da monarquia do Qatar), na primeira hora de vigência da trégua, três caminhões carregados de suprimentos entraram na Faixa de Gaza, sendo dois transportando combustível e o terceiro levando gás. 

Os primeiros grupos de reféns a serem libertados, tanto por Israel quanto pelo Hamas, eram constituídos, majoritariamente, por mulheres e crianças. As de origem palestina – libertadas por Israel - foram levadas à Cisjordânia, enquanto que as liberadas pelo Hamas foram conduzidas às unidades hospitalares em Israel. 

Incialmente, o Hamas libertou 24 reféns, sendo 13 mulheres e crianças israelenses, 10 tailandeses e 1 filipino. Tanto os tailandeses quanto o filipino não foram identificados, até aonde eu li. 

Grupo de 10 trabalhadores tailandeses
Imagem capturada na Internet
Fonte: G1/Globo
Foto: Reuters 

Dos 13 reféns israelenses liberados, o de menor idade era a Aviv Katz (2 anos), enquanto que do grupo de idosos, a mais velha era Yaffa Adar (85 anos). Todos os eles já ingressaram em território israelense. 

Aviv Katz
Imagem capturada na Internet
Fonte: G1/Globo
Foto: Reuters 


Yaffa Adar
Imagem capturada na Internet
Fonte: G1/Globo
Foto: Reuters 


No mesmo dia, o grupo de palestinos liberados por Israel, era constituído por 22 mulheres (sendo duas meninas) e 15 adolescentes de até 18 anos, sendo o mais novo, de 14 anos de idade. 

O acordo fechado por ambas as partes prediz que 150 prisioneiros palestinos serão libertados, neste período de quatro dias, em quatro etapas desde que, pelo menos, 10 israelenses raptados pelo Hamas sejam entregues às forças de segurança de Israel todos os dias. 

Em suma, segundo LIMA, António Saraiva (PÚBLICO), os principais pontos estabelecidos no acordo entre Israel e o Hamas foram e já se encontram em vigência:

- A implementação de uma trégua (cessar-fogo) nos combates com duração de quatro dias; 

- A libertação de 50 reféns (sobretudo mulheres e crianças) por parte do Hamas; 

- A libertação de 150 palestinos (sobretudo mulheres e menores de idade), detidos em Israel, por parte das autoridades israelitas; 

- A extensão da trégua por mais um dia para cada dez reféns israelitas libertados; 

- A possibilidade de libertação de mais 150 palestinos detidos em Israel, se o Hamas libertar mais 50 reféns de Gaza; 

- A entrada de mais ajuda humanitária na Faixa de Gaza, através do posto fronteiriço de Rafah, junto ao Egito.

Esse primeiro cessar-fogo não é o ideal, mas foi o primeiro passo para tranquilizar – em parte -  os reféns, seus familiares, aos que estavam aguardando a abertura do posto de fronteira em Rafah para pedir refúgio no Egito ou em outro país e, ao mesmo tempo, foi capaz de acender a esperança – por menor que seja – de haver diálogo entre as autoridades de Israel e da Palestina e, assim, encontrar um desfecho mais feliz tanto para o povo israelense quanto para o povo palestino. 

Assim, também, pensa o presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib), Claudio Lottenberg, que declarou a este respeito na 4ª feira passada (22/11): 

É um começo. Mas tem que fazer uma diferenciação.

O Hamas está devolvendo reféns.

Israel está devolvendo prisioneiros.

Mas eu vejo de maneira otimista,

porque pode representar uma oportunidade de diálogo.

Com o Hamas não, mas com os palestinos

para a existência de 2 Estados 

que se respeitem mutuamente”.

(Poder 360)


Contudo, neste sábado (25/11), o grupo terrorista Hamas adiou a soltura do segundo grupo de reféns, após acusar Israel de não respeitar os pontos do acordo firmado entre eles, impedindo a entrada de ajuda humanitária na região Norte da Faixa de Gaza.   

A intenção do grupo – ao adiar a liberação dos reféns – era justamente forçar Tel Aviv a permitir a entrada dos caminhões de ajuda humanitária na referida região palestina. 

Só que o Primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, disse ter permitido a entrada de 200 caminhões no território palestino, conforme determinado pelo acordo, sendo que 50 desses teriam chegado à porção Norte, mais castigada pela guerra.

O impasse criado pelo Hamas, neste segundo dia de trégua (25/11), acabou adiando a libertação da segunda leva de reféns israelenses. Embora com certo atraso, a situação foi resolvida e acredita-se que este deverá libertar, ao menos, de 20 reféns, sendo 13 israelenses (5 mulheres e oito crianças) e 7 estrangeiros, cujas nacionalidades não foram divulgadas.   

Em troca, pelo lado israelense, serão libertados 39 prisioneiros palestinos, tal como estava previsto no acordo. 

O cessar-fogo, além de permitir a troca de reféns israelenses com prisioneiros palestinos, ele possibilitou que a ajuda humanitária entrasse em Gaza, como ocorreu ontem e hoje, quando mais de 70 caminhões carregados de alimentos, água e medicamentos conseguiram entrar no território tomado. 

Que esses quatro dias de trégua e suas respectivas fases sejam cumpridas e respeitadas por ambos os lados, pois só assim a esperança será mantida viva entre os povos israelense e palestino a um desfecho positivo quanto à criação e ao futuro de seus respectivos Estados.


Fontes de Consulta 

. Guerra entre Israel e Palestinos já deixou mais de 15.900 Mortos, Mostra LevantamentoCNN Brasil 

. Hamas Adia Libertação de Reféns e Acusa Israel de Impedir que Ajuda Humanitária entre na Faixa de Gaza CNN Brasil 

. Hamas Recua e Confirma Soltura de Reféns após Dia de Impasses com Israel Acessa.com 

. LIMA, António Saraiva: Trégua, Libertação de Reféns e Ajuda Humanitária. O que é que Israel e o Hamas acordaram? - PÚBLICO

. Jornal de Israel Publica Lista com Nomes de Reféns Israelenses Libertados pelo Hamas; ACOMPANHE G1/Globo 

. Palestinos e Israelenses comemoram a volta de libertados; assista Poder 360 

. Reféns israelenses e prisioneiros palestinos soltos são recebidos com comemorações CNN Brasil 

. Retorno de Reféns a Israel dá Esperança às Famílias – Folha de Pernambuco 

. Veja quem são os 24 reféns libertados por Hamas no 1º dia de trégua na guerra – G1/Globo 

. WALTENBERG, Guilherme e PAOLA, Evellyn: Libertação de Reféns é Otunidade de Diálogo, diz Presidente da Conib Poder 360

Nenhum comentário:

Postar um comentário