segunda-feira, 3 de março de 2025

Recordando a Feira Cultural e de Tecnologia de 2024

 

Cartaz fixado na porta da sala
Imagem do meu acervo particular


Em razão de não ter conseguido acessar e salvar as fotos que tirei de dois eventos escolares, do ano passado (2024) e só, recentemente, obtive como, estou as compartilhando com atraso (não é pouco) - ao menos - para servir de sugestões de atividades extracurriculares.  

A primeira foi a Feira Cultural e de Tecnologia, realizada no 14 de novembro, que envolveu todos os alunos dos dois turnos (manhã e tarde) e, obviamente, os professores que ficaram responsáveis pelas turmas e, também, quanto à:

- Formação dos Grupos (feita de acordo com as escolhas dos próprios alunos);

- Orientações específicas dos tópicos a serem abordados (sorteio dos mesmos aos grupos);

- Disposição dos trabalhos na sala (distribuição e arrumação dos trabalhos na sala de acordo com a ordem da disposição dos grupos);

- A Explanação dos alunos (deixei aberto – a todos – a decisão final: todos os membros do Grupo explanando o conteúdo ou a nomeação de alguns, os mais extrovertidos).      

Eu fiquei responsável pela Turma 1802 e o tema sorteado para ser trabalhado foi a República de Angola.  

Realizei uma reunião geral com a referida turma, para definir os grupos de alunos; o líder de cada grupo (escolha entre os próprios alunos) e os temas a serem desenvolvidos por eles. 

Além da pesquisa e da confecção de cartazes, os grupos poderiam apresentar outros recursos (sugestões), tais como: 

- Maquetes;  

- Resumo do tópico (para entregar aos visitantes); 

- Quiz de conhecimento (jogo de múltipla escolha sobre o tema e com premiação para o vencedor: bala e/ou pirulito); 

- Apresentação de Capoeira (participantes livres); 

- Canto de música contextualizada;

- Brindes, entre outros.

Levei sugestões de músicas das seguintes músicas:

. Morena de Angola (Clara Nunes): Esta faz menção de várias questões relacionadas ao país (Guerra Civil, o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) e a culinária típica, como a receita de galinha à cabidela. Vejam o vídeo...

. Dança Kuduro (Daddy Kall e Latino): A dança Kuduro surgiu na capital de Angola (Luanda), nos anos de 1990. O seu nome significa "bumbum duro", fazendo uma associação aos movimentos corporais da dança. A música é vibrante, mista qual mistura ritmos tradicionais de Angola com música eletrônica. Vejam o vídeo...

Mas, de uma forma geral, os alunos não gostaram de nenhuma delas e preferiram optar só pela capoeira. 

Depois, por meio de sorteio, os temas foram definidos para cada grupo, assim como o líder foi escolhido pelos próprios membros do mesmo. 

Pessoalmente, eu não gosto de grupos com número elevado de alunos, no máximo quatro (04), pois assim o entrosamento e o planejamento entre eles ficam melhores e mais otimizados. Mas, com relação a esta Feira, isso não houve como e eu tive que aceitar até 06 (seis) alunos em alguns Grupos. 

O líder é essencial em qualquer trabalho em Grupo, pois é ele que vai exercer o papel principal de comunicação entre os seus membros (alunos) e o professor: tirando dúvidas, solicitando recomendações, avisando sobre a participação e o desempenho de cada elemento do Grupo, os avaliando, os ajudando no dia da apresentação, entre outros aspectos. 

Após a Reunião, o resultado foi o seguinte... 

. GRUPO 1: DADOS GERAIS E LOCALIZAÇÃO DE ANGOLA

ALUNOS (06): Davi Amaral; Davi Conceição; Douglas de Araújo; Hugo de Carvalho; José Vinícius da Silva e Thiago Samuel Mesquita (Líder escolhido). 

TÓPICOS a serem apresentados e explicados:

- Localização do continente africano no mapa-múndi e de Angola no mapa da África;

- Dados Políticos e Socioeconômicos de Angola;

- Bandeira: Significado;

- Tabela dos Aspectos Políticos e Socioeconômicos.

  Em pé, o aluno Thiago Samuel (líder),
sentados - da esquerda para direita -
Davi Amaral, Davi Conceição, Hugo de Carvalho,
José Vinícius e Douglas de Araújo

. GRUPO 2: ASPECTOS HISTÓRICOS DE ANGOLA

ALUNOS (05): Allan da Silva (Líder escolhido); Breno Barboza; Caio Larroque; Marllon Alves e Miguel Souza 

TÓPICOS a serem apresentados e explicados:

- A colonização portuguesa na África e os 5 países africanos que falam o português;

- O Movimento de Independência de Angola;

- Guerra Civil e os três grupos nacionalistas (MPLA –FNLA –UNITA);

- O vencedor da Guerra Civil que permanece, até hoje, no poder.

  Em pé, o aluno Alan da Silva (líder),
sentados - da esquerda para direita -
Breno Souza, Caio Larroque e Marllon Alves
(um aluno faltou)


. GRUPO 3: ASPECTOS GEOGRÁFICOS DE ANGOLA

ALUNOS (06): Davi Lucas; Isaac Cândido (Líder escolhido); Jhemilly Rodrigues; Luiza do Nascimento; Maria Luiza da Costa e Sophia Sabino.

TÓPICOS a serem apresentados e explicados:

- Principais aspectos da Paisagem Física:

. Clima;

. Hidrografia;

. Relevo;

. Vegetação;

. Fauna.

 

  Em pé, o aluno Isaac Cândido (líder),
sentados - da esquerda para direita -
Davi Lucas, Jhemilly Rodrigues, Maria Luiza,
Luiza do Nascimento e Sophia Sabino


. GRUPO 4: A ECONOMIA DE ANGOLA

ALUNOS (06): Isabella Ramiro; Isadora de Oliveira; Lívia Horrana (Líder escolhido); Miguel Machado; Stella Rabelo e Stephany de Oliveira. 

TÓPICOS a serem apresentados e explicados:

- Principais recursos econômicos (petróleo, diamantes etc.);

- Outros produtos do Setor Primário;

- Principais indústrias.


 Em pé, a aluna Lívia Horrana (líder),
sentados - da esquerda para direita -
Isadora de Oliveira, Stephafany de Oliveira, 
Isabella Ramiro, Miguel Machado e Stella Rabelo


. GRUPO 5: A RELAÇÃO ANGOLA-BRASIL

ALUNOS (06): Davi Augusto; João Cândido (Líder escolhido); Miguel da Silva; Nathan Aquiles; Pedro Henrique da Silva e Samuel Angelo da Silva. 

TÓPICOS a serem apresentados e explicados:

- Tráfico de escravos no período colonial (mapa);

- Independência de Angola: Brasil foi o primeiro país do mundo a reconhecer a sua independência;

- A influência africana na cultura brasileira;

- Fluxos migratórios de angolanos para o Brasil;

. 1531 a 1810: Migração forçada (tráfico de escravos);

. 1957 a 1970: Processo migratório com a independência de colônias portuguesas na África e o conflito armado em Angola;

. A partir de 1980: a migração de refugiados das guerras no país.



  Em pé, o aluno João Cândido (líder),
sentados - da esquerda para direita -
Samuel Angelo, Miguel da Silva, Pedro Henrique, 
Davi Augusto e Nathan Aquiles


. GRUPO 6: A INFLUÊNCIA DA CULTURA ANGOLANA NO BRASIL

ALUNOS (06): Christian Bernardo; Davy da Silva; Jenifer Paraizo; Júlia Alves; Kemillym de Souza (Líder) e Leandra Vitória. 

TÓPICOS a serem apresentados e explicados:

. A influência angolana na Música, no Vocabulário; na Culinária, na Dança, na Capoeira e na Religião.


Em pé, a aluna Kemillym de Souza (líder),
sentados - da esquerda para direita - 
Júlia Alves, Leandra Vitória, Jenifer Paraizo
e Christian Bernardo


Infelizmente, alguns alunos apresentaram comportamento inadequado (indisciplina) para um evento deste tipo, por isso, tive que chamar a atenção dos mesmos. Afinal, a nota final de cada Grupo seria pontuadaigualmente - em todas as áreas de conhecimento (disciplinas curriculares) e, com a perda de pontos, todos os membros do Grupo seriam prejudicados.


Organização da Sala















Materiais confeccionados e distribuídos aos visitantes


Bloco de Receitas de Angola



Exposição:

Maquete do interior de um navio negreiro



Exposição:

Bandeira da República de Angola


Exposição:
Maquete dos Principais Recursos Econômicos 
de Angola


Distribuição de Tabela: 
Dados Políticos e Socioeconômicos de Angola

Cartaz e Distribuição do Conto da Galinha de Angola



Apresentação Expositiva-Explicativa dos Alunos
















Apresentação da Capoeira pelos Alunos












Nenhum comentário:

Postar um comentário