Em razão de não ter conseguido acessar e salvar as fotos que tirei de dois eventos escolares, do ano passado (2024) e só, recentemente, obtive como, estou as compartilhando com atraso (não é pouco) - ao menos - para servir de sugestões de atividades extracurriculares.
A primeira foi a Feira Cultural e de Tecnologia,
realizada no 14
de novembro, que envolveu todos os alunos dos dois turnos
(manhã e tarde) e, obviamente, os professores que ficaram responsáveis pelas
turmas
e, também, quanto à:
- Formação dos Grupos (feita de acordo com as escolhas
dos próprios alunos);
- Orientações específicas dos tópicos a serem abordados (sorteio
dos mesmos aos grupos);
- Disposição dos trabalhos na sala (distribuição
e arrumação dos trabalhos na sala de acordo com a ordem da disposição dos
grupos);
- A Explanação dos alunos (deixei aberto – a todos – a decisão final: todos os membros do Grupo explanando o conteúdo ou a nomeação de alguns, os mais extrovertidos).
Eu fiquei responsável pela Turma 1802 e o tema sorteado para ser trabalhado foi a República de Angola.
Realizei uma reunião geral com a referida turma, para definir os grupos de alunos; o líder de cada grupo (escolha entre os próprios alunos) e os temas a serem desenvolvidos por eles.
Além da pesquisa e da confecção de cartazes, os grupos poderiam apresentar outros recursos (sugestões), tais como:
- Maquetes;
- Resumo do tópico (para entregar aos visitantes);
- Quiz de conhecimento (jogo de múltipla escolha sobre o tema e com premiação para o vencedor: bala e/ou pirulito);
- Apresentação de Capoeira (participantes livres);
- Canto de música contextualizada;
- Brindes,
entre outros.
Levei sugestões de músicas das seguintes músicas:
. Morena de Angola (Clara Nunes): Esta
faz
menção de várias questões relacionadas ao país (Guerra Civil, o Movimento
Popular de Libertação de Angola (MPLA) e a culinária típica, como a receita de
galinha à cabidela. Vejam o vídeo...
. Dança Kuduro (Daddy Kall e Latino): A dança Kuduro surgiu na capital de Angola (Luanda), nos anos de 1990. O seu nome significa "bumbum duro", fazendo uma associação aos movimentos corporais da dança. A música é vibrante, mista qual mistura ritmos tradicionais de Angola com música eletrônica. Vejam o vídeo...
Mas, de uma forma geral, os alunos não gostaram de nenhuma delas e preferiram optar só pela capoeira.
Depois, por meio de sorteio, os temas foram definidos para cada grupo, assim como o líder foi escolhido pelos próprios membros do mesmo.
Pessoalmente, eu não gosto de grupos com número elevado de alunos, no máximo quatro (04), pois assim o entrosamento e o planejamento entre eles ficam melhores e mais otimizados. Mas, com relação a esta Feira, isso não houve como e eu tive que aceitar até 06 (seis) alunos em alguns Grupos.
O líder é essencial em qualquer trabalho em Grupo, pois é ele que vai exercer o papel principal de comunicação entre os seus membros (alunos) e o professor: tirando dúvidas, solicitando recomendações, avisando sobre a participação e o desempenho de cada elemento do Grupo, os avaliando, os ajudando no dia da apresentação, entre outros aspectos.
Após a Reunião, o resultado foi o seguinte...
. GRUPO 1: DADOS GERAIS E LOCALIZAÇÃO DE ANGOLA
ALUNOS (06): Davi
Amaral; Davi Conceição; Douglas de Araújo; Hugo de Carvalho; José Vinícius da
Silva e Thiago
Samuel Mesquita (Líder escolhido).
TÓPICOS a serem apresentados e explicados:
- Localização
do continente africano no mapa-múndi e de Angola no mapa da África;
- Dados
Políticos e Socioeconômicos de Angola;
- Bandeira:
Significado;
- Tabela dos Aspectos Políticos e Socioeconômicos.
. GRUPO 2: ASPECTOS HISTÓRICOS DE ANGOLA
ALUNOS (05): Allan da Silva (Líder escolhido); Breno
Barboza; Caio Larroque; Marllon Alves e Miguel Souza
TÓPICOS a serem apresentados e explicados:
- A colonização portuguesa na África e os 5
países africanos que falam o português;
- O Movimento de Independência de Angola;
- Guerra Civil e os três grupos nacionalistas (MPLA –FNLA –UNITA);
- O vencedor da Guerra Civil que permanece, até
hoje, no poder.
. GRUPO 3: ASPECTOS GEOGRÁFICOS DE ANGOLA
ALUNOS (06): Davi Lucas; Isaac Cândido (Líder escolhido); Jhemilly
Rodrigues; Luiza do Nascimento; Maria Luiza da Costa e Sophia Sabino.
TÓPICOS a serem apresentados e explicados:
- Principais aspectos da Paisagem Física:
. Clima;
. Hidrografia;
. Relevo;
. Vegetação;
. Fauna.
. GRUPO 4: A ECONOMIA DE ANGOLA
ALUNOS (06): Isabella Ramiro; Isadora de Oliveira; Lívia Horrana (Líder escolhido); Miguel Machado; Stella Rabelo e Stephany de Oliveira.
TÓPICOS a serem apresentados e explicados:
- Principais recursos econômicos (petróleo,
diamantes etc.);
- Outros produtos do Setor Primário;
- Principais indústrias.
. GRUPO 5: A RELAÇÃO ANGOLA-BRASIL
ALUNOS (06): Davi Augusto; João Cândido (Líder escolhido); Miguel da Silva; Nathan Aquiles; Pedro Henrique da Silva e Samuel Angelo da Silva.
TÓPICOS a serem apresentados e explicados:
- Tráfico de escravos no período colonial (mapa);
- Independência de Angola: Brasil foi o primeiro
país do mundo a reconhecer a sua independência;
- A influência africana na cultura brasileira;
- Fluxos migratórios de angolanos para o Brasil;
. 1531 a 1810: Migração forçada (tráfico de
escravos);
. 1957 a 1970: Processo migratório com a
independência de colônias portuguesas na África e o conflito armado em Angola;
. A partir de 1980: a migração de refugiados das
guerras no país.
. GRUPO 6: A INFLUÊNCIA DA CULTURA ANGOLANA NO BRASIL
ALUNOS (06): Christian Bernardo; Davy da Silva; Jenifer Paraizo; Júlia Alves; Kemillym de Souza (Líder) e Leandra Vitória.
TÓPICOS a serem apresentados e explicados:
. A influência angolana na Música, no Vocabulário; na Culinária,
na Dança,
na Capoeira
e na Religião.
Infelizmente, alguns alunos apresentaram comportamento
inadequado (indisciplina) para um evento deste tipo, por isso, tive
que chamar a
atenção dos mesmos. Afinal, a nota final de cada Grupo seria pontuada – igualmente -
em todas as áreas
de conhecimento (disciplinas curriculares) e, com a perda de pontos,
todos os
membros do Grupo seriam prejudicados.
Organização da Sala


Exposição:
Exposição:

Apresentação Expositiva-Explicativa dos Alunos
Nenhum comentário:
Postar um comentário