Aproveitando as comemorações dos 20 anos da queda do Muro de Berlim, vou compartilhar dois mapas publicados na Folha OnLine, que explicitam melhor a configuração político-administrativa da Alemanha dividida, durante o período da Guerra Fria (1947-1989) e, depois, de sua reunificação, após a queda do Muro de Berlim (09 de novembro de 1989).
Para muitos, a queda do Muro de Berlim representou o fim da Guerra Fria, até mesmo porque o processo já vinha desenrolando ao longo dos anos e com o feito, o modelo foi desmantelado, fazendo com que muitas nações migrassem de regime.
No entanto, outros consideram o ano de 1991, quando houve a dissolução efetiva do Pacto de Varsóvia, ou seja, a Aliança militar entre os países do Leste Europeu e a URSS.
Assinado, em maio de 1955, o Tratado de Assistência Mútua da Europa Oriental foi firmado na capital da Polônia. Daí, o emprego do termo Pacto de Varsóvia. Seus objetivos eram: auxílio militar mútuo aos seus países-membros e consultas sobre problemas de segurança e colaboração.
Foi o principal instrumento da hegemonia militar da URSS, contrapondo-se à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), do bloco capitalista, cujos objetivos eram desenvolver uma estreita colaboração política entre os seus países-membros e fornecer auxílio militar mútuo, em caso de ataque a um deles.
Alemanha Dividida - Imagem capturada na Folha OnLine
Alemanha Reunificada - Imagem capturada na Internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário