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Estamos em pleno mês de novembro
e, como eu não poderia deixar de mencionar, também, estamos em plena campanha
de conscientização quanto à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de
próstata. Como se pode ver, ao contrário do Outubro Rosa que foi dirigida,
sobretudo, às mulheres em relação ao câncer de mama, desta vez, a campanha Novembro
Azul é
voltada para o sexo masculino.
De acordo com os especialistas, no Brasil, o câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens, ficando
atrás apenas do câncer de pele (não-melanoma).
Em sua fase inicial, o câncer de
próstata não tem sintomas. No entanto, em 95% dos casos, ele é diagnosticado já
em estágio avançado, cujos sintomas mais comuns são: dor óssea, sangramento na
urina e dificuldades para urinar. Sendo assim, a ida ao médico, periodicamente,
torna-se imprescindível.
A Campanha Novembro Azul surgiu, em 2003, na Austrália, aproveitando
o ensejo das comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, que
é realizado no mesmo mês (17/11). Foi assim que surgiu a Campanha Internacional,
“Movember”, conhecida – posteriormente - como “Novembro Azul”.
A referida Campanha vai muito além da importância da prevenção
e diagnóstico precoce do câncer de próstata, pois a conscientização também tem –
por objetivo – quebrar velhos tabus quanto ao exame médico, cujos procedimentos
– muitas das vezes – são temidos pelos homens por mero preconceito (o exame de
toque retal).
Esse exame específico avalia o volume e a consistência da próstata,
assim como se há presença ou não de nódulos na glândula.
No Brasil, a realização de campanha dirigida ao problema do
câncer de próstata partiu do Instituto Lado a Lado pela Vida, em 2008. Intitulada
“Um Toque”, a referida campanha tinha como foco à importância da consulta ao
médico para realização do exame de toque retal (preventivo), fundamental, para este tipo de câncer.
Em 2012, o Instituto Lado a Lado pela Vida passou a integrar
tal projeto no âmbito da Campanha Internacional, passando a promove-la durante
o mês de novembro (Novembro Azul).
De acordo com o referido Instituto,
“O
câncer de próstata atinge grande parte da população masculina
e, mesmo
assim, ainda é um tema que enfrenta barreiras.
Quase 50% dos brasileiros
nunca foram ao urologista,
e muitos descobrem a doença em
estágio avançado”.
A orientação é que, mesmo na ausência de sintomas da doença,
homens – na faixa de 45 anos - com histórico familiar e, aqueles com 50 anos ou mais idade, mas sem histórico de câncer da próstata entre os familiares devem
ir anualmente ao urologista.
Tal como a Campanha Outubro Rosa, durante o mês de Novembro,
vários monumentos turísticos são iluminados com a cor símbolo da Campanha, ou
seja, com a cor azul. Muitos, a exemplo do Instituto Lado a Lado pela Vida,
ainda exibem o bigode
E, igualmente, eu ratifico, Outubro Rosa e Novembro Azul não
devem ficar restringidos aos respectivos meses. Ambos casos de câncer, assim
como outros, devem fazer parte da preocupação constante de toda a sociedade,
entre mulheres e homens, pois só assim poderão ser prevenidas e até curadas,
quando descobertos no início de seu desenvolvimento.
Nota: No
site do Instituto Lado a Lado pela Vida,
eles disponibilizam orientações, informações e serviços acerca da Campanha e do
câncer da próstata. Inclusive há material de divulgação para Download, assim
como a Cartilha “Diálogo da Próstata” em pdf (Guia de Orientação do Diagnóstico
ao Tratamento). Para acessá-la, clique AQUI!
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