Esse vídeo, “O Mundo sem a Mineração”, eu usei - como recurso didático - em uma das minhas aulas na Plataforma de Ensino Remoto da rede estadual (SEEDUC/RJ), este ano. Ele destaca a importância dos minerais (e dos minérios) no nosso dia a dia, isto é, o quanto eles são importantes para a humanidade.
Aplicáveis, como matéria-prima, no campo, tanto no cultivo da terra quanto em atividades agropecuárias, como nos mais variados tipos de indústrias e na construção civil, a sua utilidade, com o passar do tempo, foi sendo valorizada e explorada conforme o desenvolvimento das Ciências e das Tecnologias.
Mas, vale lembrar que, a descoberta da importância de sua aplicabilidade em favor à vida do homem e ao desenvolvimento dos países (ou em outro nível de tratamento do espaço político) não só acarretaram benefícios. No âmbito de sua descoberta, valorização e exploração, conflitos também foram travados, os quais são verificados até hoje.
Além desses conflitos, não devemos esquecer dos diversos impactos ambientais negativos que as atividades de mineração causam, sobretudo, em áreas protegidas por legislações ambientais, tais como Reservas Ambientais; Áreas de Preservação Permanente (APP); Terras Indígenas; Unidades de Conservação Ambiental; Comunidades Quilombolas; Cavidades Subterrâneas, entre outras.
A existência de legislações ambientais que as ampare, no
entanto, não assegura proteção e nem a integridade das mesmas, sendo estas,
muitas das vezes, submetidas por práticas
ilegais de exploração (crime ambiental) em todo o território
nacional. A falta ou a precariedade de uma fiscalização
efetiva e de punição rigorosa
por parte do Governo e dos Órgãos competentes faz com que estas práticas ilegais
perpetuem em nosso país.
É difícil imaginarmos um mundo
sem os benefícios que estes elementos da natureza (recursos minerais/minérios) proporcionam
à sociedade e ao desenvolvimento de uma nação.
O vídeo acima fica como dica da parte introdutória ou da parte conclusiva (final). Eu usei na finalização do conteúdo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário