Ao se falar dos recursos minerais deve-se, antes de tudo, recordar os conceitos de recursos naturais, assim como da estrutura geológica da Terra (reveja a postagem anterior, AQUI).
. RECURSOS NATURAIS
São todos os elementos (bióticos e abióticos) encontrados na natureza, os quais têm utilidade para o homem.
Os recursos naturais podem ser classificados em:
. Recursos Renováveis: são aqueles que podem ser renovados naturalmente ou sob a intervenção do homem. Por isso são recursos inesgotáveis. Exemplo: a água, espécies da fauna (animais) e da flora (vegetação).
. Recursos Não-Renováveis: são aqueles que não não podem ser renovados (regenerados) ou que demoram muito tempo (milhares de ano) para serem reproduzidos. Exemplo: as rochas, o petróleo, os minerais etc.
. RECURSOS MINERAIS (MINÉRIOS)
Definição: Substâncias inorgânicas, formadas por processos geológicos, extraídos da crosta terrestre e que são explorados do ponto de vista econômico (comercial), pois possuem grande utilidade como matéria-prima para as indústrias e para outros setores da economia.
São utilizados como matéria-prima
no campo, seja no cultivo das terras seja em atividades agropecuárias, assim como na construção civil e nos mais variados tipos de indústrias.
CLASSIFICAÇÃO DOS RECURSOS MINERAIS
- Minerais Metálicos: São aqueles que contêm em sua composição algum elemento metálico, capaz de conduzir calor e eletricidade. Estes são muito utilizados, como matérias-primas, nas indústrias siderúrgicas e metalúrgicas. Exemplos: Ferro (principal e o mais comum entre os minerais metálicos), o chumbo, o Ouro, a Prata e o cobre.
Observação: Em sua maioria, a consistência dos minerais metálicos é sólida, à exceção do mercúrio que é encontrado em estado líquido.
- Minerais não metálicos: São aqueles que não contêm em sua composição propriedades de metal ou que possuam quantidade pequena. São encontrados em grande quantidade na natureza, com exceção das pedras preciosas e semipreciosas. A maioria deles é usada, como matéria-prima, na construção civil. Exemplos: Granito, o mármore, o calcário, o cascalho, o quartzo e ardósia.
- Recursos energéticos: São empregados como fontes de energia, podendo ser de origem orgânica ou inorgânica. Exemplos: petróleo, gás natural, carvão mineral e urânio.
Observação: O urânio ocorre em diversos
tipos de depósitos, de ambientes
geológicos distintos. Ele pode ser encontrado nas rochas mais
antigas do planeta (rochas cristalinas), da Era Pré-Cambriana até nas areias de
bacias sedimentares recentes.
Fontes
. GUERRA, Antônio Teixeira. Dicionário Geológico – Geomorfológico – 7ª Edição – Rio de Janeiro, IBGE, 1987
. Material Didático particular
Nenhum comentário:
Postar um comentário