Estive ausente, desde a semana passada, por conta do fechamento do ano letivo da rede municipal e estadual de Ensino do Rio de Janeiro. Além das últimas correções das Atividades Pedagógicas, tive que terminar de preencher os Diários de Classe, tal como o andamento das Aulas Remotas, sobretudo, com os respectivos conteúdos ministrados.
Por falar em Plataformas de Aulas Remotas... Esta situação é bem desconfortante, na minha concepção, tendo em vista que esta modalidade de ensino não contemplou a todos os alunos, pois muitos não tiveram acesso às respectivas Plataformas (Google Classroom e Microsoft Teams) pelo fato de não terem conexão (Internet) ou por seu aparelho móvel não suportar vídeos e outros recursos midiáticos utilizados nas aulas.
Com base nesta situação, eu sei que alguns alunos acordaram em não acessar a Plataforma, como medida de oposição ao sistema adotado.
Daí ser uma situação bem desconfortante pra mim e, até frustrante... Pois, jamais queríamos estar passando por tudo isso e estar sem alternativa mais objetiva e democrática, capaz de atender a todos os alunos.
Mas, em termos positivos, não resta dúvida que as ferramentas oferecidas são bem diversificadas e de uma riqueza de informação que facilita o processo tanto de ensino quanto de aprendizagem, tais como vídeos, PowerPoint, Aula Vídeo, emprego de imagens etc. E, na área de abrangência de Geografia, o uso destas ferramentas é imprescindível.
Aproveitando as últimas postagens, cuja temática foi recursos minerais, vou aproveitar para compartilhar uma Atividade que apliquei em minhas aulas, com pontuação quanto ao acerto.
Eu já havia comentado neste espaço que adotei e utilizei três modelos
de Atividades pontuadas: Pergunta-Chave; Leitura Imagética e Enigma Geográfico.
Ao final, somei todos os pontos, de acordo com as respectivas Categorias, e tirei
a média.
Exemplo de uma delas que apliquei às turmas da 2ª Série...
ENIGMA GEOGRÁFICO N° 05
Pense e
Acerte...
Qual é a relação do OURO (metal precioso)
com os materiais eletrônicos abaixo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário