segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Atividades da Semana de Acolhimento dos Alunos da Rede Municipal

 
Imagem capturada na Internet
Fonte: Pixabay

Como atividade motivacional a ser aplicada na Semana de Acolhimento dos alunos da rede municipal, como fora sugerido à cada professor da minha escola, sem ser específica de conteúdo da disciplina, eu criei uma apresentação em PowerPoint, envolvendo uma série de 20 (vinte) animais, dos quais pesquisei sobre suas características principais e comportamentos.  

Para efeito da dinâmica, tive que criar não apenas uma, mas duas apresentações, sendo a primeira para análise e escolha da imagem (animal), enquanto a segunda com os resultados desta minha pesquisa.  

Ambas as apresentações em PowerPoint foram publicadas no Facebook da escola, mas sob efeito apenas de projeção de imagens. Também houve o cuidado de publicá-las seguindo um intervalo de tempo razoável, entre a primeira e a segunda apresentação, a fim de que os alunos não tomassem conhecimento – logo, de imediato – quanto as características e os comportamentos dos animais.  

Sendo assim, o aluno deve escolher o “bicho”, que ele mais se identifique e, posteriormente, com a segunda apresentação (com dados dos mesmos animais), ele poderá ver se alguma característica deste coincide com a sua personalidade e comportamento.  

O título da Dinâmica é “EU SOU O BICHO!”. As vinte imagens selecionadas foram capturadas do Pixabay, site que oferece imagens gratuitas, visando não ter problemas de direitos autorais (nem todas são gratuitas).  

Encaminhei a sugestão também de um vídeo para reflexão, mas esta foi extraída do YouTube e, por isso, não é de minha autoria, mas que considero pertinente a trabalhar na atual conjuntura pandêmica e de ensino remoto, quando estamos vivendo uma realidade de isolamento social, mas os amigos são fundamentais para nos dar forças:  

- O Farol da Responsabilidade

Eu sugeri indicar apenas o link de acesso ao YouTube por causa de possíveis problemas quanto aos Direitos Autorais, no caso de publicação do vídeo.  

ATENÇÃO: Os alunos que ainda NÃO responderam a Atividade “Eu sou o Bicho!”, poderão fazer, neste espaço, pois disponibilizarei a mesma na postagem a seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário