terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Início do Ano Letivo na Rede Estadual de Ensino do Rio

 

C.E. Prof.ª Sonia Regina Scudese (Pátio interno)

Foto do meu acervo particular

O ano letivo de 2021 da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, também, teve início no dia 08 de fevereiro (2ª feira passada). E, sob o mesmo esquema de “home office”, foi realizada Reunião Geral (Orientações Gerais), na primeira semana deste mês.  

A Rede Estadual de Ensino oferece o Ensino Médio e, também, o Ensino Fundamental II em algumas Unidades Escolares. E, em razão da nossa conjuntura pandêmica, a Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC/RJ) manterá o ensino de forma remota e/ou híbrida 

Neste mês (de 08 a 26 de fevereiro), o corpo discente (alunos) será submetido a uma avaliação diagnóstica, a fim de verificar os aspectos positivos e negativos acerca do seu processo de aprendizagem no ano passado (2020).  

A equipe gestora realizará, neste mesmo período, junto à Comunidade Escolar, um levantamento acerca dos alunos que não possuem dispositivo móvel para acesso à Internet (Smartphone, Celular, Tablet, Notebook etc.). Esse levantamento consta, justamente, para organizar esses alunos em grupos a fim de que os mesmos possam ter a mediação presencial no colégio, com professor sem comorbidades, a partir do mês de março, nos dias escalonados. Não esquecendo que essa mediação presencial dependerá da disponibilidade de haver professor sem comorbidade no estabelecimento de Ensino e, também, da cor da bandeira do seu município, conforme o grau de risco que este apresenta em termos de casos diagnosticados e óbitos por Covid-19.  

Sendo assim, só voltarão ao sistema presencial, os alunos que não possuírem condições de fazer aulas on-line (remotas).  

De acordo com o Secretário de Educação, Comte Bittencourt,

A partir de março, 

estaremos preparados para receber de forma híbrida,

no presencial, estes 10% dos alunos de vulnerabilidade social.

Estes alunos serão divididos em cinco grupos,

um grupo cada dia da semana, para manter o

distanciamento social mais seguro possível.

Vamos dar alimentação e resolver, desta maneira,

a conexão pela escola mediando estes 10% da rede

que ficaram no processo desta quarentena alongada

quase que à margem do processo da educação”.

 

No entanto, a Secretaria faz uma ressalva que, havendo possibilidades de retomada das aulas presenciais, em acordo com o quadro referente à pandemia no município, esta poderá dar por encerradas as atividades remotas em prol do retorno às aulas regulares.  

Tal como a rede municipal, a SEEDUC/RJ também avaliou o forte impacto no processo ensino-aprendizagem causado, no ano passado, mediante ao fechamento das escolas, as aulas remotas e alunos fora da plataforma por não ter acesso à Internet. Com isso, os alunos não foram reprovados e, o ano letivo de 2021 também passará por reajustes a fim de que sejam revistos os conteúdos essenciais de 2020 e de 2021, no âmbito do planejamento anual.  

Diferentemente do tempo compreendido no Calendário da Rede Municipal (vide a postagem do dia 12/02), a proposta da SEEDUC se resume da seguinte forma para o ensino remoto neste início de ano:

- Março: 1º e 2º Bimestres de 2020;

- Abril: 3º e 4º Bimestres de 2020.  

O que torna uma atividade bastante difícil... 

Sendo assim, somente a partir do mês de maio, o aluno terá o início dos conteúdos referentes ao período letivo de 2021.  

Para este ano letivo, a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC) desenvolveu também um aplicativo educacional, o Applique-se”, o qual possibilitará – ao aluno - o acesso gratuito aos conteúdos e salas de aula virtuais do Google Classroom (Plataforma utilizada em 2020), assim como outros recursos didáticos disponibilizados neste, como: Orientações de Estudos, Podcast e Videoaulas 

As Orientações de Estudos (OE) consistem em um material autoinstrucional desenvolvido, revisado e analisado por professores da SEEDUC, possuindo cada uma delas cinco aulas (20 páginas), com atividades, sugestões de outras fontes e, ao final, uma atividade avaliativa.  

Como cada Orientações de Estudos possui cinco aulas foram produzidos cinco Podcasts referentes aos respectivos conteúdos, só que em formato de áudio.  

 As Videoaulas, com duração de 15 minutos, também foram planejadas e gravadas por professores da SEEDUC e se encontram associadas aos conteúdos das OE. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário