Campanha Outubro Rosa Imagem capturada na Internet Fonte: Esportes & Notícias |
Que o passo inicial deve partir de nós mesmos, por meio do autoexame...
Todos nós sabemos!
Que a doença afeta a todos, mulheres e homens...
Todos nós
sabemos!
Que o mês de outubro e a cor rosa foram escolhidos para acolher a campanha de conscientização quanto à importância do diagnóstico precoce...
Todos nós sabemos!
Que os objetivos da Campanha não devem ser pontuais, restritos apenas ao referido mês, devendo valer – sim - para os 12 meses do ano...
Todos nós
sabemos!
Por tudo isso, faça o autoexame!
Não esquecendo que, quanto mais cedo, o câncer for descoberto (seja o tipo que for), maior será a probabilidade de o tratamento dar certo.
A origem da Campanha Outubro Rosa se deu em 1990, em Nova York (EUA), com a 1ª Corrida pela Cura. Seus objetivos principais se basearam na conscientização da população feminina acerca da importância do autoexame e dos exames médicos para a devida prevenção e, também, para o diagnóstico precoce do câncer de mama.
Embora, saibamos que o câncer de mama atinge a todos, tanto mulheres quanto homens, não restam dúvidas que a sua incidência é mais alta no sexo feminino. No caso específico dos homens, ela também ocorre, porém mais raramente.
Dados mais recentes ressaltam a importância da Campanha em razão do período da Pandemia do Novo Coronavírus, tendo em vista que toda a rotina de autocuidado com a saúde foi afetada, comprometendo o diagnóstico precoce e a ida às consultas regulares aos médicos especialistas (mastologistas e/ou ginecologistas).
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, os casos confirmados da doença são mais elevados nas regiões Sul e Sudeste, enquanto a região Norte é a de menor incidência.
Segundo dados divulgados pelo referido Instituto, para este ano (2022), são estimados 66.280 novos casos de câncer de mama em nosso país.
No mundo inteiro, o câncer de mama também é mais incidente nas mulheres, sendo ainda a causa mais frequente de morte por câncer nesse grupo.
Devemos ficar atentos aos principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama,
os quais são:
- Nódulo (s), geralmente endurecido (s), fixo (s)
e indolor (es);
- Pele da mama avermelhada ou parecida com casca
de laranja;
- Alterações no bico do peito (mamilo);
- Saída espontânea de líquido de um dos mamilos.
Outras áreas que também devem ser observadas são o pescoço e as axilas, pois podem surgir - nestes locais - pequenos nódulos associados ao câncer.
Mas, como falei, o autoexame é muito importante, mas – em nenhum momento – substitui o exame de mamografia, que é fundamental e que deve ser prescrito pelo médico.
E outra coisa... O autoexame e as consultas ao médico devem ser regulares, isto é, durante o ano e a qualquer época que se faça necessário.
Fontes de Consulta
. Blog
Geografia em Foco (diversos artigos publicados a este respeito)
. Conceito e Magnitude – Instituto Nacional do Câncer - INCA
. Qualivida dá início aos atendimentos da campanha “Outubro Rosa” – Esportes & Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário