quarta-feira, 1 de abril de 2009

Quadro diagnóstico do Ensino Público Municipal


68% dos Alunos da Rede Municipal precisam de Reforço Escolar
 
A prefeitura do Rio através da Secretaria de Educação divulgou nesta terça-feira o resultado da avaliação feita com alunos da rede municipal neste mês. Segundo o prefeito Eduardo Paes e a secretária Claudia Costin, dos 460 mil alunos avaliados, 315 mil precisam de algum reforço escolar, o que representa 68% do total.
 
Em seu discurso durante a cerimônia, o Prefeito informou que na primeira prova, aplicada no dia 10 de março a 211 mil alunos do 4º, 5º e 6º anos do Ensino Fundamental, ficou constatado que 28 mil alunos são analfabetos funcionais, e terão que ser realfabetizados. Já a segunda prova, aplicada no dia 19 também a 211 mil estudantes, identificou que 109 mil desse total precisam de reforço escolar em Português e 205 mil, de reforço em Matemática.
 
"Se é tudo culpa da aprovação automática, não posso afirmar. O que eu sei é que contribuiu muito para o desânimo na rede municipal, e seria o caminho para que tais números aumentassem. A realidade que nós vivemos durante dois anos foi essa, em que mesmo os bons alunos deixaram de estudar porque iriam passar de ano do mesmo jeito. Isso fez muito mal à nossa rede de ensino", declarou o Prefeito. Ele considerou “apavorante” a constatação do número de alunos da Rede de Ensino que precisam de reforço, mas lembrou que, a partir de agora, serão aplicadas as medidas necessárias para reverter esse quadro.
 
Uma dessas medidas é justamente a contratação dos professores aprovados em concurso público. Com a convocação dos novos aprovados, além dos 645 chamados em janeiro, a Prefeitura do Rio contratou ao todo quase dois mil educadores somente nos três primeiros meses deste ano, reduzindo em 25% o déficit da rede. Neste segundo grupo, serão 230 professores de Língua Portuguesa, 200 de Matemática, 100 de Geografia, 100 de História, 200 de Ciências e ainda 315 professores II (para turmas de Educação Infantil).
 
Fonte: O Dia OnLine

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