sábado, 3 de dezembro de 2022

Dica de Vídeo: Ciclo do Trabalho Escravo (Contemporâneo)

Imagem capturada na Internet
Fonte: 
CESTEH(Fiocruz)

Sob o mesmo contexto da Data Comemorativa de ontem, Dia Internacional para a Abolição da Escravatura, encontrei a sugestão de um vídeo acerca da mesma temática no site do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana- CESTEH (Fiocruz) 

O vídeo, cujo título é "Ciclo do Trabalho Escravo", faz parte do Programa Escravo, nem pensar! Ele é muito claro, objetivo e esclarecedor, relatando todas as etapas quem envolvem o trabalho escravo contemporâneo, desde o aliciamento do trabalhador pelo gato até às duras condições de vida e de trabalho neste tipo de trabalho, não deixando de mencionar as formas de combater o trabalho escravo.  

Este último, ou seja, a reação à escravidão contemporânea é o principal foco da criação da data comemorativa (Dia Internacional para a Abolição da Escravatura), conscientizando a todos sobre a importância de denunciar os que cometem este crime e/ou aqueles que são submetidos a este tipo de trabalho análogo à escravidão.  

Vale apenas ressaltar que, devido a data de publicação antiga, os dados não estão atualizados. Mas, se a pretensão é exibir para os alunos, vale a pena, assim mesmo, tendo o cuidado de chamar a atenção dos mesmos quanto a este detalhe dos dados não estarem atualizados. Neste caso, é só recorrer ao meu artigo (dados mais recentes).   


Nenhum comentário:

Postar um comentário