Texto modificado no dia 31/12/2022 às 9h00
Final de ano e uma notícia associada às fontes de energia limpas surpreendeu o mundo, revolucionando o setor de combustíveis automotivos, além de seu papel no desenvolvimento econômico, como também em relação ao meio ambiente em termos de energia sustentável, com a redução das emissões de CO2 para a atmosfera.
No dia 20 de dezembro foi inaugurada, em Punta Arenas, no extremo sul do Chile (América do Sul), a primeira Usina de Combustíveis Ecológicos ou Usina de "e-combustível", capaz de produzir gasolina sintética a partir de água e dióxido de carbono com o emprego da energia eólica (ventos).
“O novo combustível, é feito sem utilizar o petróleo,
tendo como matéria-prima apenas a água e o ar.
O processo de fabricação em larga escala
é por meio da eletrólise,
que
separa a água em oxigênio e hidrogênio.
Em seguida sintetizam os componentes com
dióxido de carbono,
para a geração de metanol sintético, refinam
e o conteúdo é transformado no “E-fuel.”
(Portal Petróleo & Energia)
Diante da necessidade de se encontrar alternativas para os combustíveis fósseis, sobretudo, entre estes, o petróleo, a produção de gasolina sintética, em larga escala, adquire grande importância no mundo atual, despontando o Chile como atual protagonista em políticas de combustíveis automotivos voltadas para redução e/ou substituição da dependência direta da gasolina convencional e de sua própria matéria-prima (o petróleo), que é poluente e que se encontra, assim como os demais combustíveis fósseis, fadado a ter suas reservas esgotadas, no futuro.
Nesta sua fase piloto, a produção do combustível alcançará 750 mil litros ao ano, mas a meta do Programa é que sejam produzidos anualmente, até 2025, 55 milhões de litros de combustível verde (gasolina sintética) e, até 2027, 550 milhões de litros, o que será capaz de abastecer um milhão de carros por quase um ano.
Segundo as mídias, a gasolina sintética ou e-fuel apresenta aspecto transparente e possui cheiro semelhante ao do álcool. Ela é capaz de abastecer veículos em geral, navios e até aviões, com mínima emissão de carbono na atmosfera.
Daí ela ser considerada uma gasolina limpa, a mais limpa – na atualidade - a entrar no mercado global de automotivos.
Não existe outra usina de "e-combustível" a base de hidrogênio, no mundo. Por isso, o pioneirismo chileno. O referido programa contou com a participação das seguintes empresas, a Siemens Energy, a Highly Innovative Fuels (startup chilena), além das alemãs Audi, Bosch, a chinesa Andes Mining and Energy (AME), a italiana Enel, a chinela ENAP, a norte-americana ExxonMobil e, também, a Porsche, que comprovou o experimento com a utilização do combustível no seu modelo Porsche 911.
A Porsche é a responsável pelo nome “E-Fuel”. O investimento da empresa e das diversas doações feitas por outras instituições não serão aplicados apenas na produção de e-Fuels no Chile, serão também empregados na construção de instalações adicionais nos Estados Unidos e na Austrália.
A Alemanha também está investindo na referida tecnologia e contribuiu com 8 milhões de euros no Programa.
Muitos podem estar questionando, por que tanto interesse no desenvolvimento do Programa no Chile ao invés em um país europeu? A resposta se encontra na força dos ventos locais, pois - de acordo com os especialistas - a energia eólica disponível consecutivamente no território chileno é cerca de quatro vezes maior do que em qualquer parte da Europa continental.
Benefícios da Gasolina Sintética
- Ela não demanda adaptação do
motor e nem exige outras adaptações mecânicas dos veículos para ser empregado. Qualquer
veículo está apto a ser abastecido com o referido combustível;
- As bombas dos postos de
gasolina também não precisam passar por nenhuma adaptação;
-
Ela pode ser transportada da mesma maneira que os combustíveis
convencionais;
- Ela emite 90% menos CO2 na atmosfera se comparada aos derivados do petróleo, como a gasolina convencional, o diesel e o etanol.
Neste primeiro momento, a única
desvantagem reside no alto custo de sua produção, mas, com o passar dos anos e
a sua distribuição
em larga escala, a tendência será de redução de custos e o seu valor mais acessível
para o consumidor final.
Fontes de Pesquisa
. ALMEIDA, Marcelo. Porsche quer
produzir 550 milhões de litros de gasolina sintética ao ano até 2027 – Isto É Dinheiro
. Chile começa a operar primeira
usina de produção de gasolina sintética – Folhade Pernambuco
. MARTINS, Thais. E-fuel
produzido no Chile é gasolina sem petróleo – Portal Petróleo & Energia
. TELES, Bruno. Combustível futuro é criado no Chile e vai fornecer energia aos veículos da Porsche – Click Petróleo e Gás
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