Estive ausente por uns dias em razão de semana de provas, tanto das minhas turmas quanto as da minha filha, cuidados com a minha mãe e outros problemas particulares.
Estou retornando com uma mensagem que tem a ver com várias situações conflitantes expressas através das lágrimas e, neste caso especial, o "toque" é realmente conflitante (dor, perda, humilhação, segregação, preconceito etc.).
Podemos refletir sob o aspecto da perda de uma vida pela violência urbana, como é o caso da imagem abaixo ou do preconceito sofrido por ser negra, imigrante, idoso ou uma pessoal especial (com deficiências)...
A lágrima expressa o nosso coração...
Imagem capturada na Internet (Fonte: Raimundo Rui News)
LÁGRIMA DE PRETA
António Gedeão
Encontrei uma preta
que estava a chorar
pedi-lhe uma lágrima
para a analisar.
Recolhi a lágrima
com todo o cuidado
num tubo de ensaio
bem esterilizado.
Olhai-a de um lado,
do outro e de frente:
tinha um ar de gota
muito transparente.
Mandei vir os ácidos,
as bases e os sais,
as drogas usadas
em casos que tais.
Ensaiei a frio,
experimentei ao lume,
de todas as vezes
deu-me o que é costume:
nem sinais de negro,
nem vestígios de ódio.
Água (quase tudo)
e cloreto de sódio.
gostei dessa mensagem, ela mostra de uma forma poetica que as diferença racias, religiosas, entre outras sao coisas da nossa cabeça, pois todos somos iguas.
ResponderExcluirVictória,
ResponderExcluirEu também a achei. De forma bem sutil, ela trata um tema tão polêmico, que é o preconceito racial, sob uma linguagem conotativa (poética), colocando - por fim - a igualdade entre todos os seres humanos, independente da raça, de sua composição étnica.
Adorei vê-la novamente no Blog.
Beijos