Imagem do meu acervo particular
Dando prosseguimento às atividades desenvolvidas
no Projeto Étnico-Racial, os grupos definidos - pelos próprios alunos - ficaram
responsáveis pelos seguintes temas sequenciais, os quais foram apresentados no dia 14 de novembro, data da
Culminância do referido Projeto (Apresentação dos trabalhos aos professores
visitantes):
.
GRUPO 01: Dia Nacional
da Consciência Negra
(20 de novembro)
- Origem da escolha da Data
Comemorativa;
- Onde a data consta como feriado
no Brasil (feriado municipal e estadual).
Alunas: Amanda
Fonseca (líder), Ana Júlia Vilaça e
Camila Viana.
. GRUPO 02:
A História da Escravidão Africana no Brasil
- Linha do Tempo (desde o início
do tráfico para o Brasil
até após a assinatura da Lei Áurea);
- Regiões da África de onde vieram
os escravos e as
principais áreas para onde eles foram destinados
em nosso
território (mapa);
- Situação dos escravos após a
Abolição da Escravatura
(13 de maio de 1888);
- 2018: 130 anos de assinatura da
Lei Áurea.
Alunos: Harrison de
Souza (líder) Matheus Lima e
Vitor
Miranda.
.
GRUPO 03: Zumbi dos
Palmares
- Biografia (vida e morte);
- Localização Geográfica do
Quilombo dos Palmares.
Roberta Samara
. GRUPO 04: A Cultura Afro-brasileira
- Principais estados que mais
tiveram influência da cultura
africana (Mapa);
- Principais Contribuições da
cultura africana no Brasil
(danças, culinária, vocabulário, religião etc.).
Alunos: Anderson
Ramos, Lucas Benevides (líder) e
Paula Capella.
. GRUPO 05:
O Movimento Negro no Brasil
- Histórico;
- Hoje.
Alunos: Júlia
Gonçalves (líder); Júlia Regina e
Pedro Henrique
. GRUPO 06:
Personalidades em destaque
- Dandara (esposa de Zumbi);
- Antonieta de Barros;
- Abdias Nascimento;
- Zózimo Bulbul;
- Benedita da Silva;
- O casal Taís Araújo e Lázaro
Ramos;
- Joaquim Barbosa.
Alunos: Gabriel
de Souza, Mateus Gonçalves (líder)
e Pedro Gabriel da Silva
no Brasil
- Classificação da população quanto
à cor (IBGE);
- Constituição da População Brasileira
(Censo 2010/IBGE);
- Racismo explicito x Racismo
velado: Análise dos Desenhos
dos alunos da turma sob o contexto da música “Meu
Guri”,
de Chico Buarque.
Shellda da Rocha (líder).
. GRUPO 08: Ações Afirmativas:
Medidas compensatórias em
prol da Comunidade Negra
- Definição de Ações Afirmativas;
- Histórico de sua implementação
no mundo e no Brasil;
- A Lei das Cotas;
- O Ensino da História e Cultura
Afro Brasileira (Lei N.º 10.639,
de 9 de janeiro de 2003);
- Quilombo e Quilombola
(conceitos);
- Os três quilombos na cidade do
Rio de Janeiro.
Alunas: Thalita
de Andrade, Vitória Duarte (líder) e
Vitória Lima
Todos os alunos cantaram e, após o término, cada professor
ganhou um imã de geladeira contextualizado ao tema trabalhado.
O CANTO
DAS TRÊS RAÇAS
Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro
Ninguém ouviu
Um soluçar de dor
No canto do Brasil
Um lamento triste
Sempre ecoou
Desde que o índio guerreiro
Foi pro cativeiro
E de lá cantou
Negro entoou
Um canto de revolta pelos ares
No Quilombo dos Palmares
Onde se refugiou
Fora a luta dos Inconfidentes
Pela quebra das correntes
Nada adiantou
E de guerra em paz
De paz em guerra
Todo o povo dessa terra
Quando pode cantar
Canta de dor
ô, ô, ô, ô, ô, ô
ô, ô, ô, ô, ô, ô
ô, ô, ô, ô, ô, ô
ô, ô, ô, ô, ô, ô
E ecoa noite e dia
É ensurdecedor
Ai, mas que agonia
O canto do trabalhador
Esse canto que devia
Ser um canto de alegria
Soa apenas
Como um soluçar de dor
Hodiernamente, o Racismo, não só no Brasil, mas também no mundo, ainda é um assunto delicado, porém existem alguns benefícios desnecessários que o estado os dá. As cotas.
ResponderExcluirNão há nada que impeça algum negro de conseguir passar em medicina, por exemplo, assim como não há nada que impeça um branco de tentar a mesma.
A cota gera desigualdade, pois da ideia de inferioridade, enquanto o estado prega igualdade.
Abraços, seu aluno, Gabriel Costa.
;)