segunda-feira, 26 de novembro de 2018

C.E. Profª Sonia Regina Scudese: Projeto Étnico-Racial (4° Bimestre)

Imagem do meu acervo particular


Dando prosseguimento às atividades desenvolvidas no Projeto Étnico-Racial, os grupos definidos - pelos próprios alunos - ficaram responsáveis pelos seguintes temas sequenciais, os quais foram apresentados no dia 14 de novembro, data da Culminância do referido Projeto (Apresentação dos trabalhos aos professores visitantes):
 
. GRUPO 01: Dia Nacional da Consciência Negra
                          (20 de novembro)

- Origem da escolha da Data Comemorativa; 

- Onde a data consta como feriado no Brasil (feriado municipal e estadual).
 
Alunas: Amanda Fonseca (líder), Ana Júlia Vilaça e
                 Camila Viana.
 
. GRUPO 02: A História da Escravidão Africana no Brasil

- Linha do Tempo (desde o início do tráfico para o Brasil
   até após a assinatura da Lei Áurea);

- Regiões da África de onde vieram os escravos e as
   principais áreas para onde eles foram destinados
   em nosso território (mapa);

- Situação dos escravos após a Abolição da Escravatura
   (13 de maio de 1888);

- 2018: 130 anos de assinatura da Lei Áurea.
 
Alunos: Harrison de Souza (líder) Matheus Lima e
                 Vitor Miranda.

. GRUPO 03: Zumbi dos Palmares

- Biografia (vida e morte);

- Localização Geográfica do Quilombo dos Palmares.

            Alunas: Isabella Luiza, Isabelle do Rosário (líder) e
                             Roberta Samara


. GRUPO 04: A Cultura Afro-brasileira

- Principais estados que mais tiveram influência da cultura
   africana (Mapa);

- Principais Contribuições da cultura africana no Brasil
   (danças, culinária, vocabulário, religião etc.).
 
Alunos: Anderson Ramos, Lucas Benevides (líder) e
                  Paula Capella.

. GRUPO 05: O Movimento Negro no Brasil

- Histórico;

- Hoje.
 
Alunos: Júlia Gonçalves (líder); Júlia Regina e
                  Pedro Henrique
 
. GRUPO 06: Personalidades em destaque

- Dandara (esposa de Zumbi);

- Antonieta de Barros;

- Abdias Nascimento;

- Zózimo Bulbul;

- Benedita da Silva;

- O casal Taís Araújo e Lázaro Ramos;

- Joaquim Barbosa.
 
Alunos: Gabriel de Souza, Mateus Gonçalves (líder)
                  e Pedro Gabriel da Silva

 . GRUPO 07: O Preconceito e o Racismo velado
                            no Brasil

- Classificação da população quanto à cor (IBGE);

- Constituição da População Brasileira (Censo 2010/IBGE);

- Racismo explicito x Racismo velado: Análise dos Desenhos
   dos alunos da turma sob o contexto da música “Meu Guri”,
   de Chico Buarque.
 
Alunas: Júlia Aguiar, Sabrina Santos e
                 Shellda da Rocha (líder).
 
. GRUPO 08: Ações Afirmativas:
                           Medidas compensatórias em
                           prol da Comunidade Negra

- Definição de Ações Afirmativas;

- Histórico de sua implementação no mundo e no Brasil;

- A Lei das Cotas;

- O Ensino da História e Cultura Afro Brasileira (Lei N.º 10.639,
  de 9 de janeiro de 2003);

- Quilombo e Quilombola (conceitos);

- Os três quilombos na cidade do Rio de Janeiro.
 
Alunas: Thalita de Andrade, Vitória Duarte (líder) e
                 Vitória Lima

 No fechamento das Apresentações, a aluna Paula Capella tomou à frente e explicou que todos iriam cantar a música “O Canto das Três Raças”, bem como a razão da escolha da mesma (antes dos africanos, os indígenas foram os primeiros a serem escravizados pelos colonizadores portugueses e o branco, no papel dos inconfidentes mineiros, almejando a separação do Brasil/Minas Gerais de Portugal).
 
Todos os alunos cantaram e, após o término, cada professor ganhou um imã de geladeira contextualizado ao tema trabalhado.

 
O CANTO DAS TRÊS RAÇAS
Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro

 
Ninguém ouviu
Um soluçar de dor
No canto do Brasil
 
Um lamento triste
Sempre ecoou
Desde que o índio guerreiro
Foi pro cativeiro
E de lá cantou
 
Negro entoou
Um canto de revolta pelos ares
No Quilombo dos Palmares
Onde se refugiou
 
Fora a luta dos Inconfidentes
Pela quebra das correntes
Nada adiantou
 
E de guerra em paz
De paz em guerra
Todo o povo dessa terra
Quando pode cantar
Canta de dor
 
ô, ô, ô, ô, ô, ô
ô, ô, ô, ô, ô, ô
 
ô, ô, ô, ô, ô, ô
ô, ô, ô, ô, ô, ô
 
E ecoa noite e dia
É ensurdecedor
Ai, mas que agonia
O canto do trabalhador
 
Esse canto que devia
Ser um canto de alegria
Soa apenas
Como um soluçar de dor

Um comentário:

  1. Hodiernamente, o Racismo, não só no Brasil, mas também no mundo, ainda é um assunto delicado, porém existem alguns benefícios desnecessários que o estado os dá. As cotas.
    Não há nada que impeça algum negro de conseguir passar em medicina, por exemplo, assim como não há nada que impeça um branco de tentar a mesma.
    A cota gera desigualdade, pois da ideia de inferioridade, enquanto o estado prega igualdade.
    Abraços, seu aluno, Gabriel Costa.
    ;)

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